Dado Cherem
Dado Cherem

Dentista, natural de Brusque/SC. Vereador e Vice-Prefeito em Balneário Camboriú/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa, três vezes Secretário de Estado da Saúde e Conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Informações Gerais

Nome completo
Luiz Eduardo Cherem
Filiação
Jamil Cherem e Ely Therezinha Cherem
Nascimento
06/06/1958
Local de nascimento
Brusque/SC
Formação
Odontologia
Profissão
Dentista
Partido
PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)
Base Eleitoral
Balneário Camboriú

Dado Cherem

Luiz Eduardo Cherem (Dado Cherem) nasceu em Brusque/SC, em 6 de junho de 1958. Filho do dentista Jamil Cherem e Ely Therezinha Cherem e irmão de Jorge Cherem e Janara Cherem.

Casado com a professora da UNIVALI1 Giselda da Silveira Cherem e pai de João Gabriel e Lorenza.

Graduado em Odontologia pela UFSC, possuindo pós-graduação em cirurgia e traumatologia bucofacial, pela PUC/RS.

Vida Pública

Não se pode falar da trajetória política de Dado Cherem sem fazer uma ligação estreita com o desenvolvimento sustentável de Balneário Camboriú/SC. Dado Ingressou na vida pública em 1988, com 30 anos, quando foi eleito Vereador pelo Partido Verde. Dado venceu as eleições numa época crucial para Balneário Camboriú, que clamava por organização, por desenvolvimento sustentável, por justiça social, por planejamento. Entre diversas atividades e ações que passaram para a história, Dado idealizou a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, na Câmara, atuou como relator da Lei Orgânica do Município.

1985 - Dado Cherem muda-se para Balneário Camboriú, onde instala um consultório odontológico e também trabalha nos hospitais Santa Inês e Marieta.

1988 - Eleito Vereador pelo PV (Partido Verde) em Balneário Camboriú.

1990 - Um dos fundadores do PSDB em Balneário Camboriú, presidindo e conduzindo o partido.

1992 - Eleito Vice-Prefeito de Balneário Camboriú.

1997 - Assume a Assessoria Parlamentar, a convite do então Prefeito Leonel Pavan.

1998 - Assume a Secretaria Municipal de Obras.

1999 - Assume a Secretaria Municipal da Saúde. Cria o projeto Banho de Mar, obtendo convênio com a Secretaria de Estado da Saúde e com a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. O projeto, que se transforma num ícone da luta pela balneabilidade e consegue acabar com a poluição, serve de modelo para diversos municípios brasileiros. Ainda na Saúde, Dado implanta o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e o Posto de Atenção Infantil (PAI), centros de referência e excelência no atendimento de idosos e crianças e também foi o responsável pela implantação do Programa da Saúde da Família.

2002 - Eleito Deputado Estadual com 20.647 votos.

2004 - Convidado, pelo governador, a assumir a Secretaria de Estado da Saúde, cargo que exerce com responsabilidade e respeito pelos cidadãos, ampliando a qualidade da saúde de milhões de catarinenses.

2006 - Reassume sua cadeira na Assembleia Legislativa onde luta, de forma incansável, pelos direitos da sociedade catarinense e balneocamboriuense em questões fundamentais como a saúde, o meio ambiente e o turismo. Ainda na Assembleia, ocupa a vice-liderança do Governo e a presidência da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

2006 - Reeleito Deputado Estadual com 44.232 votos.

2007 - Reassume a Secretaria de Estado da Saúde, a convite de Luiz Henrique da Silveira, que repetidas vezes afirmou, publicamente, que Cherem é o “melhor DADO do nosso Governo”. Implanta o SAMU-192 em Santa Catarina, a Telemedicina na rede de saúde pública do Estado, abre cinco novos serviços de oncologia (tratamento do câncer) e dois novos serviços de cirurgias cardíacas no estado, implanta vinte e dois CEO (Centro de Especialização Odontológica) nos estado, dos quais o de Balneário Camboriú é modelo para todo estado, implanta os dois primeiros aparelhos de ressonância magnética pública no estado e firma convênios para o repasse de demais recursos em prol da saúde nos 293 municípios catarinenses. A saúde de Balneário Camboriú recebeu R$ 12 milhões pelas mãos de Dado Cherem.

2008 - Candidato a Prefeito de Balneário Camboriú.

2009 - Em janeiro assume a Secretaria de Estado da Saúde pela 3ª vez.

2010 - Eleito pela 3ª vez Deputado Estadual com 57.684 votos, sendo o mais votado do PSDB.

2014 - Eeito Conselheiro do Tribunal de Contas de SC, onde exerce também a função de Supervisor do Instituto de Contas (ICON).

2017 - Eleito Presidente do Tribunal de Contas de SC. 


1 Universidade do Vale do Itajaí.

Mandatos

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Dado Cherem. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/975-Dado_Cherem>. Acesso em: 03 de dezembro de 2021.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2020)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2020)

Memória Política de Santa Catarina