Ana Paula Lima
Ana Paula Lima

Enfermeira, natural de Curitiba/PR. Quatro vezes Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI. A primeira deputada a ocupar a Presidência da Assembleia Legislativa catarinense.

Informações Gerais

Nome completo
Ana Paula de Souza Lima
Gênero
Feminino
Filiação
Osny Vicente de Souza e Milta da Silva Souza
Website
http://www.anapaulalima.com.br/site/
Nascimento
19/04/1964
Local de nascimento
Curitiba/PR
Formação
Enfermagem e Obstetrícia
Profissão
Enfermeira
Partido
Partido dos Trabalhadores (PT)
Base Eleitoral
Vale do Itajaí

Ana Paula Lima

A Deputada representou Blumenau e a região do Vale do Itajaí na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É casada com o deputado federal Décio Lima.

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Itajaí, profissão da qual tem muito orgulho e que pauta suas propostas, ações e projetos parlamentares. Como enfermeira, atuou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e é servidora concursada da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Construiu sua trajetória política a partir da filiação ao Partido dos Trabalhadores, em 1987, tendo o pioneirismo como marca de sua carreira. Foi a primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau, em 2002. Na legislatura seguinte, reeleita, foi a primeira mulher a presidir Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina por diversas ocasiões (ALESC), entre 2007 e 2008. Em 2012, eleita pela terceira vez, foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Tais conquistas a tornaram uma das mais respeitadas lideranças de Santa Catarina. No exercício dos mandatos esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, a qual coordenou em duas oportunidades. É autora da lei que institui o Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina e tem empreendido diversas outras lutas pelos direitos das mulheres, pelo fim da discriminação e pela humanização do parto.

Defensora da moralidade pública e da maior transparência dos atos legislativos, Ana Paula também foi autora da proposta de redução do período de recesso aos deputados de 90 para 30 dias e pela extinção do pagamento das sessões extraordinárias durante as férias. Foi favorável ao fim do pagamento de 14º e 15º salários aos deputados e ao fim do voto secreto na ALESC.

Como deputada foi também presidente da Comissão de Saúde, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia.

Integrou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, por consenso da bancada do PT, foi indicada para atuar na defesa de projetos em favor de todos os catarinenses.

Outros projetos de autoria da Deputada Ana Paula Lima podem ser encontrados no endereço seguinte: https://goo.gl/cFvp9F.

* Texto enviado pela assessoria da Deputada Ana Paula Lima, em 31/08/2018. 

Homenagens 

  • Troféu Mulher Brasil  pelo trabalho e envolvimento na comunidade blumenauense e catarinense, 2010.
  • Homenageada por seu trabalho e incentivo aos programas de Aleitamento Materno no Estado pela Câmara de Vereadores de Içara/SC, 2017.          
  • Título de Cidadã Bom-Jardinense no aniversário de Cinquenta anos da cidade de Bom Jardim da Serra/SC, 2017.

Atualizações

Nas eleições de 2018, Ana Paula Lima concorreu ao cargo de Deputada Federal por Santa Catarina, pelo PT, recebeu 76.304 votos, ficando na suplência do Partido após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diminuindo o coeficiente eleitoral do PT.

No exercício dos mandatos, esteve à frente da criação da Bancada Feminina na Alesc, sendo sua coordenadora em duas oportunidades. É autora da lei que institui o Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina, aprovado em 2015 e implementado em 2021.

Nas eleições de 2020, candidatou-se ao cargo de Prefeita de Blumenau, tendo Vanderlei de Oliveira como vice, ambos do PT, obteve 8.359 votos (5,21%), ficando na quinta posição na ordem de votação.

Em 2022, Ana Paula Lima concorreu ao cargo de Deputada Federal por Santa Catarina, pelo PT, recebeu 148.781 votos, ficando na quarta posição na ordem de votação.

Para acessar proposições e demais ações da parlamentar na Câmara dos Deputados: https://www.camara.leg.br/deputados/220556/biografia

Imagens

Foto: Agência AL

 

Foto: Carlos Kilian/Agência AL

 

Mandatos

Imagens
Referências

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Alesc implanta o Observatório Estadual da Violência Contra a Mulher. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODc1>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ana Paula defende criação do Observatório da Violência contra a Mulher em SC. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODM2>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Assembleia promove campanha para divulgar o Observatório da Mulher. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAwMzM3>. Acesso em: 13 jul. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Bancada Feminina convida para a inauguração do espaço Galeria Lilás. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNzk3>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. CCJ aprova projeto que cria Observatório da Violência contra a Mulher. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODQ5>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Criação da Procuradoria da Mulher é destaque na sessão desta terça. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkxMTU=>. Acesso em: 14 jul. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputada Ana Paula Lima assume a coordenação da bancada feminina da Alesc. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNzcx>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputada Ana Paula Lima é a nova coordenadora da Bancada Feminina da Alesc. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNzg0>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputada Ana Paula Lima é eleita presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODEw>. Acesso em: 2 jun. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputada Ana Paula Lima é homenageada pela Câmara de Vereadores de Içara. 2017. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODIz>. Acesso em: 13 mai. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputados derrubam veto e aprovam criação do Observatório da Violência contra a Mulher. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyODYy>. Acesso em: 13 mai. 2022.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Ana Paula Lima. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/991-Ana_Paula_Lima>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina