Antônio Saturnino de Sousa e Oliveira

Militar, natural do Rio de Janeiro/RJ. Vereador na Câmara de Lages/SC e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Aureliano de Souza e Oliveira e Francisca Flávia de Oliveira Coutinho
Niterói/RJ
25/02/1877
Lages/SC
Partido Conservador

Antônio Saturnino de Sousa e Oliveira

Nasceu em 1809, em Niterói/RJ. Filho do Coronel de Engenheiros Aureliano de Souza e Oliveira e de Francisca Flávia Proença Coutinho. Seu pai prestou serviços nas fortificações da costa fluminense e, em Santa Catarina, foi Governador de Armas da Província, responsável pelas fortalezas, colaborando militarmente com o governo imperial. Seus irmãos fizeram os estudos preparatórios no Rio de Janeiro/RJ, completaram formação superior em Portugal e tiveram proeminência nacional1. A suposição é de que Antônio também tenha iniciado a formação militar no Brasil.

Mudou para Lages/SC, em 1842. Casou com Clara Maria de Souza e tiveram três filhos: Aureliano, Manoel Saturnino e Antônio Saturnino, todos "de Souza e Oliveira". A esposa era filha de Anna Maria de Lima e do Tenente-Coronel Manoel Rodrigues de Souza, que trabalhou na Guarda Nacional e foi chefe do Partido Conservador em Lages.

Antônio recebeu a patente de Major do 4º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional de Lages, em 1842. Em 1843, foi responsável pela Conservação da Estrada Vacaria - Lages, e Delegado do Termo de Lages. Em 1848, encarregado pela Presidência da Província, respondeu pela Conservação da Estrada de Vacaria - Lages - São Paulo. Em 1º de janeiro de 1851 passou a 2º Tenente de 1ª Linha, e nessa divisa foi reformado. Designado 2º Suplente de Juiz Municipal de Lages (1854) e Comandante Militar da Vila de Lages (1858).

Além das funções militares e administrativas, dedicou-se à pecuária e à política.

Foi Vereador na Câmara de Lages, de 1847 a 1853, Presidente da Casa em 1849. Assumiu novamente a vereança em 1872.

Pelo Partido Conservador, foi Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina para a Legislatura (1850-1851), licenciou-se em 1851, e para a 11ª Legislatura (1856-1857), como suplente convocado, mas não compareceu às sessões legislativas.

Faleceu em 25 de fevereiro de 1877, em Lages/SC.

1 Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho (1800-1855), o Visconde de Sepetiba, foi Juiz, Ouvidor em Minas Gerais, Presidente de duas Províncias brasileiras, Deputado Geral do Império (equivalente a Deputado Federal), Juiz de Órfãos e Intendente Geral da Polícia (Rio de Janeiro), Conselheiro do Imperador, Desembargador, Ministro dos Negócios Estrangeiros e de outras pastas; e Saturnino de Souza e Oliveira (1803-1848), foi Conselheiro, membro da Sociedade de Defesa da Liberdade e Independência Nacional, redator do Jornal "A Verdade", Deputado Geral, Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Ministro e Senador do Império.

LAGÔA, Francisco Rocha. AURELIANO DE SOUZA E OLIVEIRA COUTINHO - ESTADISTA DO IMPÉRIO. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjEzNzk=>. Acesso em: 3 jun. 2018.

SCHNEIDER, Ismênia Ribeiro. Antonio Saturnino de Souza e Oliveira: Serrano Catarinense por opção. 2012. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDM2OQ==>. Acesso em: 21 mai. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Antônio Saturnino de Sousa e Oliveira. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/112-Antonio_Saturnino_de_Sousa_e_Oliveira>. Acesso em: 16 de abril de 2024.