José Pereira da Cunha
José Pereira da Cunha

Militar, Vereador em Desterro/SC e Membro da Junta Governativa de Santa Catarina de 1800, século XVIII.

Informações Gerais

Local de falecimento
Desterro/SC
Formação
Militar
Profissão
Militar

José Pereira da Cunha

Casou com Leonarda Eufrásia Peneda e tiveram filhos. A esposa era filha de Ana Maria Ludovina e de Lourenço José Peneda. 

Seu sogro, era Capitão do Regimento de Infantaria de Santa Catarina, Capitão Granadeiro e responsável pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa (localizada na Praia do Forte, na atual Florianópolis/SC).

José foi Sargento-mor de Ordenanças da Ilha de Santa Catarina, Vereador e Presidente da Câmara de Desterro/SC (atual Florianópolis). 

Integrou a Junta Governativa Catarinense de 1800, composta pelo Ouvidor Aleixo Maria Caetano e pelo militar José da Gama Lobo Coelho d'Eça, formada pelo afastamento súbito do Tenente-Coronel João Alberto Miranda Ribeiro, que faleceu em 19 de janeiro de 1800.  

A junta, de caráter provisório, governou a Capitania catarinense no período colonial, de 18 de janeiro a 8 de dezembro de 1800, entregando a administração para o Coronel Joaquim Xavier Curado.

Foi Ministro da Venerável Ordem 3ª de São Francisco, em Desterro, no ano de 1812.

Faleceu em Desterro/SC.

Imagem

Assinatura de José Pereira da Cunha
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 125.

Mandatos

  • Executivo/Estadual

    Governador(a)

    Junta Governativa de Santa Catarina
Referências

CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DE SANTA CATARINA EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO DE LISBOA. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzc4NTg=>. Acesso em: 3 mar. 2017.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

SOUZA, Rudney Marinho de. 082 - Dos finais do século XVIII à Independência do Brasil – Os Governadores. 2013. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzc2NjU=>. Acesso em: 29 mar. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia José Pereira da Cunha. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1292-Jose_Pereira_da_Cunha>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina