Joaquim Bandeira de Gouvêa

Advogado e juiz municipal, natural do Rio de Janeiro/RJ, Deputado Provincial no Rio de Janeiro/RJ e Presidente da Província de Santa Catarina, século XIX.

João Bandeira de Gouvêa
Ano nascimento
Rio de Janeiro/RJ
Falecimento
19/10/1878
Direito
Advogado e juiz municipal
Partido
Partido Conservador

Joaquim Bandeira de Gouvêa

Nasceu no ano de 1812, no Rio de Janeiro/RJ. Filho de João Bandeira de Gouvêa.

Casou com Carolina Emília da Mota Gouvêa, com quem teve filhos, entre eles, Maria da Glória, que se casou com José Maria do Vale Júnior, que foi três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Presidente Interino da Província do Espírito Santo/ES.

Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1833.

Desempenhou as funções de: Oficial Maior da Secretaria da Câmara Municipal da Corte, em 1854; Juiz Municipal de Rio Bonito, no Rio de Janeiro; e Juiz de Bananal, na Província de São Paulo, em 1862.

Foi Procurador dos Feitos da Fazenda, Deputado Provincial na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e Oficial Maior do Ministério da Guerra.

Nomeado por Carta Imperial, assumiu como Presidente da Província de Santa Catarina e exerceu as funções de 16 de janeiro de 1871 a 7 de janeiro de 1872. Substituiu Manoel Vieira Tosta e transmitiu o cargo para Guilherme Cordeiro Coelho Cintra.

Em seu relatório de 1871, informou que: as fortalezas estavam em estado de ruínas e desartilhadas, foi criada uma comissão para realizar levantamento das necessidades de obras em todas as fortificações; e extinto o comando do Forte de São João.

Faleceu em 19 de outubro de 1878.

Imagem

Assinatura de Joaquim Bandeira de Gouvêa
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 156.

• Executivo/Estadual

Governador(a)

Partido Conservador
    Presidente da Província

RELATÓRIO COM QUE O EXM. SR. DR. JOAQUIM BANDEIRA DE GOUVEA PASSOU A ADMINISTRAÇÃO DA PROVÍNCIA DE SANTA CATHARINA AO EXM. SR. DR. GUILHERME CORDEIRO COELHO CINTRA 1º VICE-PRESIDENTE DA MESMA EM 7 DE JANEIRO DE 1872. Desterro: Typ. de J.J. Lopes, 1872. 24 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODg0MDI=>. Acesso em: 30 mai. 2019.

RELATÓRIO QUE O EXMO. SR. PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE SANTA CATHARINA DR. JOAQUIM BANDEIRA DE GOUVÊA DIRIGIO À ASSEMBLÉA LEGISLATIVA PROVINCIAL NO ACTO DA ABERTURA DE SUA SESSÃO ORDINARIA EM 26 DE MARÇO DE 1871. Desterro: Typ. do Jornal da Provincia, 1871. 24 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODgzODE=>. Acesso em: 30 mai. 2019.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Joaquim Bandeira de Gouvêa. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1318-Joaquim_Bandeira_de_Gouvea>. Acesso em: 20 de abril de 2024.