José Maria do Vale Júnior

Advogado, juiz e desembargador, natural de Desterro/SC, três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina e Presidente Interino da Província do Espírito Santo/ES, século XIX.

José Maria do Vale e de Tomásia da Luz do Vale
29/05/1835
29/03/1914
São Paulo/SP
Advogado
Advogado, juiz e desembargador
Partido Conservador

José Maria do Vale Júnior

Nasceu em 29 de maio de 1835, em Desterro/SC (hoje Florianópolis). Filho de José Maria do Vale e de Tomásia da Luz do Vale. Seu pai foi Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, em cinco Legislaturas, entre os anos de 1846 e 1859.

Os estudos relativos ao primário e ao secundário (de humanidades) realizou no Colégio dos Jesuítas, em Desterro, ente os anos de 1846 e 1850.

Mudou-se para Olinda, Pernambuco/PE, para se matricular no curso Direito da Academia de Direito de Olinda, que frequentou por um ano. Depois foi para São Paulo/SP, onde concluiu os estudos na Faculdade de Direito de São Paulo e se bacharelou em Direito, em 1860.

Em Santa Catarina, foi Promotor Público de São José (1861).

Casou com Maria da Glória Bandeira Gouvêa e tiveram filhos, entre eles, Alzira Maria do Vale que casou com Hipólito Boiteux (Deputado no Parlamento catarinense). Sua esposa era filha de Joaquim Bandeira de Gouvêa e de Carolina Emília da Mota Gouvêa. O sogro foi Presidente da Província de Santa Catarina, de 16 de janeiro de 1871 a 7 de janeiro de 1872, e pertencia ao Partido Conservador.

José foi Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina na:

• 14ª Legislatura (1862-1863), eleito em 18 de dezembro de 1861;
  • 15ª (1864-1865), obteve 89 votos, ficou suplente e foi convocado; e
  • 16ª Legislatura (1866-1867), recebeu 68 votos nas urnas, e novamente foi suplente convocado.

Atuou como Juiz Municipal do Termo de São Miguel (hoje Biguaçu/SC) e de Tijucas/SC, em 1864.

Retornou ao Rio de Janeiro/RJ e desempenhou funções de Juiz de Direito em Maria Madalena, Rio Bonito, Cantagalo e Barra Mansa.

Na Província do Espirito Santo/ES foi Juiz de Direito S. Mateus (1867), Chefe de Polícia (1868) e 1º Vice-Presidente da Província, assumindo a Presidência.

De volta à Santa Catarina, em 1870, tomou posse como Juiz de Direito de São Francisco do Sul.

Regressou ao Rio de Janeiro para assumir como Juiz de Direito de Rio Bonito e Barra Mansa, em 1873.

Em 1888, foi indicado ao cargo de Desembargador da Relação de Cuiabá, na Província do Mato Grosso/MS, porém recusou ao cargo.

Integrou o Tribunal de Relação do Rio de Janeiro, em 1889, onde permaneceu até 1893, quando se aposentou.

Faleceu em 29 de março de 1914, em São Paulo/SP, aos 79 anos.

CONTEÚDO ABERTO. IN: WIKIPÉDIA: A ENCICLOPÉDIA LIVRE. “José Maria do Vale Júnior”. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTgyMjc=>. Acesso em: 27 mai. 2018.

VALLE JÚNIOR, José Maria do. Relatório com que o Exmo. Sr. Dr. José Maria do Vale Júnior entregou a presidência da província do Espírito Santo no dia 1 de setembro de 1868 ao Exmo. Sr. Dr. Luís Antônio Fernandes Pinheiro. Victoria: Typ. do Jornal da Victoria, 1868. 12 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTgyMTQ=>. Acesso em: 27 mai. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia José Maria do Vale Júnior. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/567-Jose_Maria_do_Vale_Junior>. Acesso em: 26 de abril de 2024.