Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado

Padre, advogado provisionado, promotor público e militar, natural de Portugal/PT. Duas vezes deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado
Portugal/PT
29/04/1859
Eclesiástica
Padre, advogado provisionado, promotor público, militar

Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado

Nasceu em Portugal. Filho de José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado.

Na Província de Santa Catarina, em Desterro/SC (atual Florianópolis) desempenhou as funções de: Advogado provisionado (não formado em Direito, mas com autorização para atuar); Promotor Público interino na Comarca da Capital; e Vigário de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão (no atual bairro do Ribeirão da Ilha), de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio (hoje Santo Antônio de Lisboa) e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (atual Lagoa da Conceição).

Residia no Morro da Lagoa (também chamado de Morro do Padre Doutor, em sua homenagem). Foi Capelão do Batalhão de Caçadores da 1ª Linha e reformado como Tenente-Quartel-Mestre do 1º Corpo de Cavalaria de Desterro.

Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina com dois mandatos:

• 11ª Legislatura (1856-1857), escolhido 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa, no biênio, e
  • 12ª Legislatura (1858-1859), eleito pelo Colégio Eleitoral de Laguna, respondeu como 1º Secretário da Assembleia, no ano de 1858.

Faleceu a 29 de abril de 1859, em Desterro/SC.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/156-Caetano_de_Araujo_Figueiredo_Mendonca_Furtado>. Acesso em: 23 de abril de 2024.