Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado
Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado

Padre, advogado provisionado, promotor público e militar, natural de Portugal/PT. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por duas vezes, no século XIX.

Informações Gerais

Filiação
José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado
Local de nascimento
Portugal/PT
Falecimento
29/04/1859
Local de falecimento
Desterro/SC
Formação
Eclesiástica
Profissão
Padre, advogado provisionado, promotor público, militar

Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado

Nasceu em Portugal. Filho de José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado.

Na Província de Santa Catarina, em Desterro/SC (atual Florianópolis) desempenhou as funções de: Advogado provisionado (não formado em Direito, mas com autorização para atuar); Promotor Público interino na Comarca da Capital; e Vigário de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão (no atual bairro do Ribeirão da Ilha), de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio (hoje Santo Antônio de Lisboa) e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (atual Lagoa da Conceição).

Residia no Morro da Lagoa (também chamado de Morro do Padre Doutor, em sua homenagem). Foi Capelão do Batalhão de Caçadores da 1ª Linha e reformado como Tenente-Quartel-Mestre do 1º Corpo de Cavalaria de Desterro.

Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina com dois mandatos: na 11ª Legislatura (1856-1857), escolhido 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa, no biênio, e na 12ª Legislatura (1858-1859), eleito pelo Colégio Eleitoral de Laguna, respondeu como 1º Secretário da Assembleia, no ano de 1858.

Faleceu a 29 de abril de 1859, em Desterro/SC.

Mandatos

Referências

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/156-Caetano_de_Araujo_Figueiredo_Mendonca_Furtado>. Acesso em: 18 de setembro de 2020.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2019)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2019)

Memória Política de Santa Catarina