Fernando Gomes Caldeira de Oliveira Fontoura

Médico, natural de Minas Gerais/MG. Três vezes Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Bonifácio de Oliveira Fontoura e Jacinta Narcisa Caldeira Brant
Itabirito/MG
08/06/1881
Rio de Janeiro/RJ
Médico

Fernando Gomes Caldeira de Oliveira Fontoura

Nasceu em Itabirito/MG, em dezembro de 1809. Seus pais, José Bonifácio de Oliveira Fontoura1 e Jacinta Narcisa Caldeira 2, tiveram nove filhos, entre eles3 José Bonifácio Caldeira de Andrada, que foi Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, entre 1842 e 1871, parlamentar por nove mandatos.

O sobrinho de Fernando, Luís Gomes Caldeira de Andrada, filho de José Bonifácio, também foi Deputado (1880-1881) na mesma Assembleia e morto na Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim/SC, em 1894.

Fernando estudou Medicina e se formou médico, essa foi sua profissão.

Casou duas vezes: a primeira, com Maria José Lesbina de Fontoura e Castro (filha de Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro e Anna Thereza de Villas Boas Fontoura), e tiveram filhos; a segunda, com Augusta Freire de Andrade.

Deputado eleito para a Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, à Legislatura (1838-1839), iniciou o mandato de Deputado em 1º de março de 1838.

Reelegeu-se para a Legislatura (1840-1841), que abriu os trabalhos em 1º de março de 1840. Ausentou-se das funções parlamentares em 1841, para ir ao Rio de Janeiro/RJ.

Retornou à Santa Catarina, candidatou-se a Deputado para vaga na Assembleia Legislativa Provincial e foi eleito com 60 votos, no dia 20 de fevereiro de 1841, integrando a Legislatura (1842-1843), que tomou posse em 1º de março de 1842. Nesta Legislatura atuou no Parlamento com seu irmão José Bonifácio.

Faleceu em 8 de junho de 1881, no Rio de Janeiro/RJ.

1 Filho de Belchior Pinheiro de Oliveira e Floriana Roza Pacheco de Andrada.

2 Filha de João Gomes da Silva e Thereza de Jesus Caldeira Brant.

3 João Floriano, Felisberto Olinto, Florianna, Jacintha, Luiz Gomes (faleceu em 1849), Joaquina e Thomaz.

DESCENDENTES DE JOÃO GOMES DA SILVA: Segunda Geração. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDg5Mg==>. Acesso em: 19 mai. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Fernando Gomes Caldeira de Oliveira Fontoura. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/272-Fernando_Gomes_Caldeira_de_Oliveira_Fontoura>. Acesso em: 28 de março de 2024.