Celestino Secco
Celestino Secco

Professor universitário, natural de Sertão/RS. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Secretário de Estado, Presidente da União Parlamentar das Américas (UPM) e integrante de diversos Conselhos nacionais e estaduais.

Informações Gerais

Nome completo
Celestino Roque Secco
Filiação
Hermínio Ângelo Secco e Elemínia Merenciana Barbiero Secco
Website
https://www.facebook.com/celestinoroque.secco
Nascimento
06/12/1949
Local de nascimento
Sertão/RS
Falecimento
16/11/2018
Local de falecimento
Florianópolis/SC
Formação
Mestrado
Profissão
Professor universitário
Partido
Partido Progressista (PP)

Celestino Secco

Nasceu no dia 6 de dezembro de 1949, em Sertão/RS. Filho de Hermínio Ângelo Secco e Elemínia Merenciana Barbiero Secco.

Concluiu o Científico (atual Ensino Médio) em 1967, no Colégio Poliedro de São José dos Campos/SP. Formado em Filosofia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-Graduado em Filosofia e Ética. Mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, pela Universidade Moderna de Lisboa, Portugal.

Casado com Rosemary Souza Ramos Secco e pai de  Patrícia.

Na vida pública, várias vezes exerceu o cargo de Secretário de Estado em Santa Catarina: de Governo; da Secretaria do Oeste; da Qualidade e Produtividade; da Casa Civil; da Administração; e do Conselho de Governo - no período entre 1983 a 2002.

Foi o primeiro Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), criado em 2000.

Foi Técnico de Controle Externo, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Chefe de Gabinete; Coordenador Geral; Membro do Conselho de Administração, das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (CELESC), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA), do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense; e Presidente da União Parlamentar das Américas (UPM).

Na área da Educação, foi Professor Universitário na Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e no MBA da Universidade Independente de Portugal. Integrou o Conselho Estadual de Educação, entre 1987 e 1992, o Conselho da Fundação UNIVALI, de 1999 a 2002, e a Comissão Permanente de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia da Confederação de Parlamentares das Américas.

Teve participação política como Assessor Especial do Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), no Diretório Nacional do Partido Progressista (PP), do qual foi Secretário-Geral do Diretório Estadual catarinense, e coordenador de diversas campanhas eleitorais.

Em 2002, eleito com 32.446 votos, pelo PP, tomou posse como Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e integrou a 15ª Legislatura (2003-2007). Durante o mandato, liderou a bancada de seu Partido na Casa. Presidiu a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (2005-2006), criou e executou o MBA em Auditoria Pública e o MBA em Ciência Política (ministrado pela UNIVALI, por processo licitatório) para os servidores da ALESC. Nesta Legislatura, participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Legislação Participativa (Vice-Presidente);
  • Constituição e Justiça (Vice-Presidente);
  • Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL (Presidente);
  • Educação, Cultura e Desporto;
  • Turismo e Meio Ambiente;
  • Ética e Decoro Parlamentar.

No Legislativo Estadual, Deputado Celestino Secco apresentou diversos Projetos de Lei que foram aprovados, dos quais se destacam:

  • Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Livro;
  • Política Estadual do Livro; 
  • Prêmio Virgílio Várzea de Literatura.

As proposições do Deputado Celestino Secco poderão ser verificadas no endereço a seguir: https://bit.ly/2YLRdrQ

Faleceu no dia 16 de novembro de 2018, em Florianópolis/SC.

Homenagem

Mérito em Gestão Pública (2015), reconhecido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), por sua atuação na Presidência.

Imagem

Assinatura do Deputado Celestino Secco
Fonte: Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 1945 a 2018.

Mandatos

Imagens
Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

BRASÍLIA, DF. Senado Federal. Amin anuncia parte do novo secretariado. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzODY=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO. Mérito Consad de Gestão Pública é entregue à ex-presidentes. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzMjE=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO. Presidência. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzMzQ=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

RIO DE JANEIRO. Governo do Rio de Janeiro. Planejamento e Gestão: Mérito Consad de Gestão Pública é entregue a Ex-Presidentes. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzNDc=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Galeria Parlamentar 15ª Legislatura. 2012. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzMDg=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Administração. Institucional: Secretários. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzNzM=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL (Santa Catarina). Casa Civil : 180 anos de história. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzgzNjA=>. Acesso em: 9 mar. 2018.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Celestino Secco . 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1000-Celestino_Secco>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina