Esta seção destaca a divulgação de descobertas recentes da pesquisa científica sobre quatro momentos essenciais da história catarinense. As razões para essas escolhas e as fontes científicas para cada um dos acontecimentos são detalhadas a seguir:
- Guerra do Contestado: momento emblemático dos confrontos econômicos e sociopolíticos da Primeira República, o conflito da região de Curitibanos é menos conhecido em Santa Catarina que a Guerra de Canudos, apesar de importantes pesquisas recentes. São tomadas como referências para a produção do material didático sobre o Contestado, sobretudo as obras de Paulo Pinheiro Machado e sua equipe;
- Operação Barriga-Verde: principal ação militar de eliminação da militância de esquerda em Santa Catarina tem recebido atenção de vários pesquisadores, que elucidaram detalhes das ações das organizações clandestinas e da violência da repressão durante a Ditadura Militar. Depoimentos de militantes de esquerda recentemente colhidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina recuperaram a memória dos atingidos.
- Novembrada: Depoimentos de militantes de esquerda recentemente colhidos pelo Memorial dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP-UFSC) esclarecem aspectos do protesto ocorrido durante a Ditadura Militar e o processo de abertura política.
- Constituinte Estadual de 1988-1989: a Constituição do Estado de Santa Catarina completará 30 anos em 2019, sem que muitos catarinenses conheçam as circunstâncias particulares de produção da Carta Magna estadual. As fontes combinam depoimentos de deputados constituintes e estudos do período de Redemocratização.