Servidor público civil aposentado, natural de Palhoça/SC, Vereador e Vice-Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.
Nome completo Nazareno Setembrino Martins |
Nascimento 07/09/1950 |
Local de nascimento Palhoça/SC |
Formação Ensino médio completo |
Profissão Servidor público civil aposentado |
Partido Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Podemos (Pode) |
Base Eleitoral Grande Florianópolis |
Nasceu em Palhoça/SC no dia 7 de setembro de 1950. Foi bancário e é servidor público civil aposentado. Casado com Ana Luci Pagani Martins, com quem teve o filho Camilo Martins, o qual já exerceu o cargo de Prefeito em Palhoça.
Nazareno foi vereador no Município de Palhoça por seis mandatos, presidindo a Câmara Municipal em cinco ocasiões. Exerceu, ainda, os cargos de Secretário Municipal e Vice-Prefeito.
Nas eleições de 2018, elegeu-se deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 34.395 votos, e tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).
Na 19ª Legislatura, foi líder do PSB no Parlamento Catarinense e integrou a Frente Parlamentar da Grande Florianópolis e a Frente Parlamentar Cooperativista (FRENCOOP/SC). Foi membro das seguintes Comissões Permanentes:
Foi membro da Comissão Especial (constituída pelo Ato da Presidência-DL 23/2020, de 22/9/2020) responsável pela análise e emissão de parecer sobre a denúncia por crime de responsabilidade, contra o Governador do Estado, Carlos Moisés, nos seguintes fundamentos: irregularidades na compra dos 200 respiradores junto à Veigamed; prestação de depoimento falso à CPI dos Respiradores; destinação de crédito extraordinário e simultâneo lançamento de Edital viciado para instalação e operação de hospital de campanha em Itajaí/SC e omissão na adoção de procedimentos administrativos para responsabilizar os ex-secretários de Estado da Saúde e da Casa Civil; sigiloso e ilegal empenho de verba de equivalência aos procuradores do Estado; retirada imotivada do projeto de Reforma da Previdência; e tentativa de supressão do duodécimo pelo Executivo; e contra a Vice-Governadora, Daniela Reinehr, nos seguintes fundamentos: negligência à conservação do patrimônio público catarinense, na supervisão do planejamento e do sistema de orçamento, e à arrecadação das rendas, impostos e taxas, nos casos de acompanhamento/fiscalização do processo que resultou na compra dos 200 respiradores; e omissão quanto ao pagamento da verba de equivalência aos procuradores do Estado, na tentativa de contratação do hospital de campanha em Itajaí/SC e na retirada, pelo Executivo, da Reforma da Previdência e na supressão do duodécimo do Executivo - REP Nº 0002.6/2020 – Processo Nº 6919/2020 - segundo impeachment: tramitou de 10/8/2020 a 7/5/2021.
Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado Nazareno Martins na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://bit.ly/3o1Jt0E
Foto: Agência AL
MACIEL, Roelton. Conheça os 40 deputados estaduais eleitos em Santa Catarina. Diário Catarinense. Florianópolis, 7 out. 2018. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODM4MjI=>. Acesso em: 30 abr. 2019.
SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nazareno Martins traz experiência de 30 anos de vida pública. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODQwNTY=>. Acesso em: 30 abr. 2019.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Nazareno Martins. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1018-Nazareno_Martins>. Acesso em: 21 de novembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2024)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)