Antônio Marques da Silva

Professor público e militar, atuante em São Miguel/SC (atual Biguaçu) e Tubarão/SC. Deputado eleito à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Professor e militar
Partido Conservador

Antônio Marques da Silva

Professor público, atuante em São Miguel (atual Biguaçu), transferido para Tubarão, no ano de 1869, ambas as Freguesias localizadas em território de Santa Catarina.

Em 1870, era Tenente do quadro da 5ª Cia. do 2º Batalhão do Comando Superior da Capital Desterro/SC (atual Florianópolis) e foi colocado à disposição, como membro efetivo, em vaga disponível do mesmo Batalhão, em Laguna/SC.

Pela Secretaria da Província foi nomeado provisoriamente Tabelião do Público Judicial e Notas, escrivão de capelas e resíduos, e de execuções cíveis de Tubarão, atuando várias vezes entre os anos de 1871 e 1877.

Pelo Partido Conservador foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, para compor a 22ª Legislatura (1878-1879), recebeu 117 votos no pleito; porém, não assumiu, foi "depurado" (mesmo eleito, por algum motivo, o diploma não é validado). A responsabilidade do resultado das eleições e da expedição dos diplomas dos deputados eleitos era da Câmara Municipal do Desterro - que deixou de cumprir com rigor a decisão eleitoral e não expediu alguns diplomas. O chefe do Partido Conservador, o Cônego Joaquim Elói de Medeiros recorreu da decisão da Câmara. Por esse motivo, o Presidente da Província, José Bento de Araújo, enviou recurso ao Governo Imperial, em 29 de janeiro de 1878; contudo, a apelação acabou se perdendo nos “escaninhos da burocracia”.

Desterro, 11 de outubro de 1877: Chapa conservadora. Gazeta do Joinville: Orgam dos interesses agrícolas, mercantis e industriaes desta Provincia e especialmente da Comarca de S. Francisco. Joinville, 23 out. 1877. Correspondencias, p.3, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI0Njk=>. Acesso em: 28 jun. 2016.

Governo da Província: 1869. - N. 621. O Despertador. Desterro, 12 jun. 1869. Parte Official, p.1-2, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI0OTI=>. Acesso em: 28 jun. 2016.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Antônio Marques da Silva. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/102-Antonio_Marques_da_Silva>. Acesso em: 26 de abril de 2024.