Pedro Antônio da Gama Freitas

Militar, natural de Portugal, Governador da Capitania de Santa Catarina e de Minas Gerais, século XVIII.

Portugal
Local de falecimento
Lisboa/Portugal
Militar
Militar

Pedro Antônio da Gama Freitas

Nasceu em Portugal. Era militar (Tenente, em 1765, e Capitão efetivo, 1766).

No Brasil, foi Sargento-mor de Infantaria da Bahia, a partir de 10 de abril de 1769, nomeado pelo 2º Marquês do Lavradio, Vice-Rei sediado no Rio de Janeiro/RJ.

No ano de 1771, obteve autorização para ir a Portugal.

De volta ao Brasil, respondeu interinamente como Governador de Minas Gerais, de 13 de janeiro a 29 de maio de 1775.

Nomeado pela Coroa Portuguesa, foi Governador da Capitania de Santa Catarina, de 5 de setembro de 1775 a 23 de fevereiro de 1777. Recebeu a administração de Francisco de Souza e Menezes

Nesta Capitania, entrou em conflito com o General Antônio Carlos Furtado de Mendonça, responsável pela defesa militar, por intrometer-se nos assuntos militares e ordenar a suspensão de obras em andamento.

Em seu governo, a Ilha de Santa Catarina foi invadida pelo norte (Canasvieiras), sem resistência, tiros ou mortes, e ficou sob o domínio espanhol de 23 de fevereiro de 1777 a 12 de agosto de 1778, sendo comandada por Pedro de Zebalos. Fato que levou Gama Freitas à prisão perpétua em Lisboa, Portugal, onde faleceu.

Quando o Brasil retomou o território, a Capitania catarinense foi governada por Francisco Antônio da Veiga Cabral da Câmara, nomeado por Carta Régia do Vice-Rei do Brasil, 1º Marquês do Lavradio, em 25 de abril de 1778.

Imagem

Assinatura de Pedro Antônio da Gama Freitas
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 147.

CORRÊA, Carlos Humberto Pederneiras. Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982. Florianópolis: Editora da UFSC, 1983. 356 p.

Descripção da Provincia de Santa Catharina: Capitulo II. O Conciliador Catharinense. Desterro, 13 set. 1849. Interior, n. 38, p. 2. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTM5OTI=>. Acesso em: 1 out. 2019.

OLIVEIRA, João Rafael Moraes de. Conflito e Governo na Segunda metade do Século XVIII: A Invasão Espanhola na Capitania de Santa Catarina em 1777. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais... . Londrina: Unesp, 2005. p. 1 - 8. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzc4MzI=>. Acesso em: 1 abr. 2019.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Pedro Antônio da Gama Freitas. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1049-Pedro_Antonio_da_Gama_Freitas>. Acesso em: 19 de abril de 2024.