Sargento Amauri Soares
Sargento Amauri Soares

Cientista social e policial militar, natural de Imbuia/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI. Fundador e Presidente da Associação de Praça de Santa Catarina (APRASC).

Informações Gerais

Nome completo
Amauri Soares
E-mail
contato@sargentosoares.com.br
Filiação
Santos Frederico Soares e Ernestina Bezerra Soares
Website
https://www.facebook.com/SargentoAmauriSoares/
Nascimento
13/09/1966
Local de nascimento
Imbuia/SC
Formação
Ciências Sociais
Profissão
Militar
Partido
Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Sargento Amauri Soares

Nasceu em 13 de setembro de 1966, em Imbuia/SC, no Vale do Itajaí. Filho de Santos Frederico Soares e de Ernestina Bezerra Soares.  

Com os sete irmãos trabalhou na agricultura na condição de meeiro, em terras que não eram de sua família.

Ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina e concluiu o Curso de Soldados, em Lages/SC, no ano de 1986. No ano seguinte, transferido para Florianópolis/SC, trabalhou na Operação Veraneio.

Casou com Edileuza Garcia Fortuna e é pai de Tamires e Heitor. 

Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante a graduação, atuou no movimento estudantil e foi coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na capital, fez concurso para Cabo (1987) e para Sargento (1989), aprovado em ambos realizou os cursos de formação.

Como militar trabalhou nos seguintes locais: Terminal Rita Maria (no trânsito); Antiga Companhia de Choque; Penitenciária de Florianópolis, na Companhia da Guarda, por 16 anos; COPOM da Capital, de abril a dezembro de 2002; e Colônia Penal Agrícola de Palhoça, também na Companhia de Guarda.

Um dos fundadores e primeiro Presidente da  Associação de Praça de Santa Catarina (APRASC), criada em 2001, conhecido como “Sargento Amauri Soares”.

Pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), elegeu-se Deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com 40.108 votos, e integrou a 16ª Legislatura (2007-2011). No Parlamento, defendeu os direitos sociais à educação, saúde, terra, emprego e salário dignos, em especial da categoria de praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares. Participou das Comissões Permanentes de: Segurança Pública, Constituição e Justiça e de Agricultura.

Em 2010, pelo mesmo partido foi reeleito Deputado Estadual à Assembleia catarinense, recebeu 37.745 votos e participou da 17ª Legislatura (2011-2015). Em 2014, com o Deputado Dirceu Dresch, propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o gasto milionário na recuperação da Ponte Hercílio Luz, mas não conseguiram as assinaturas suficientes para abertura do processo. 

Durante este mandato, participou das Comissões Permanentes de:

  • Segurança Pública;
  • Educação, Cultura e Desporto;
  • Saúde;
  • Transportes e Desenvolvimento Urbano;
  • Pesca e Aquicultura; e
  • Prevenção e Combate às Drogas.

Conheça todas as proposições legislativas do Deputado Amauri Soares no seguinte endereço: https://goo.gl/1zrxDa 

Em 2014, concorreu a uma das vagas ao Senado Federal por Santa Catarina, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), obteve 94.846 votos - o quarto na ordem de votação, mas não foi eleito.

Depois do parlamento, continua nas atividades sindicais e nos movimento sociais.

Confira a entrevista do Deputado Soares, no programa Perfil da TV da Assembleia Legislativa (TVAL), disponível em: https://goo.gl/VC3rZs

Imagem

Deputado Sargento Amauri Soares na Tribuna defendendo direitos das e dos policiais militares
Fonte: AL - Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

ASSESSORIA IMPRESSA DEPUTADO DRESCH. Dresch pedirá que Ministérios Públicos Federal e Estadual investiguem situação da Ponte Hercílio Luz. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA5ODE=>. Acesso em: 5 mar. 2018.

ELEIÇÕES 2014. Sargento Soares 500. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA5OTQ=>. Acesso em: 5 mar. 2018.

SANTOS, Vitor. Sindicalistas decidem criar frente ampla para defender trabalhadores. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjEwMDc=>. Acesso em: 5 mar. 2018.

TVAL - PERFIL. Quem é o Deputado Sargento Amauri Soares. 2011. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjEwMjA=>. Acesso em: 5 mar. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Sargento Amauri Soares. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1083-Sargento_Amauri_Soares>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina