Jorge Teixeira
Jorge Teixeira

Médico, natural de Rio do Sul/SC, Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Vereador, Prefeito na terra natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Filiação
Walgenor Teixeira e Lesi Werner Teixeira
Nascimento
12/06/1955
Local de nascimento
Rio do Sul/SC
Formação
Medicina
Profissão
Médico
Partido
Democratas (DEM), Partido da Frente Liberal (PFL) e Partido Social Democrático (PSD)
Base Eleitoral
Vale do Itajaí

Jorge Teixeira

Nasceu em 12 de junho de 1955, em Rio do Sul/SC. Filho de Walgenor Teixeira e de Lesi Werner Teixeira. Casado e pai de Aline e Pedro.

Concluiu o ensino básico na terra natal (Escola Reunidas João Dorigati e Colégio Dom Bosco) e o ensino médio realizou no Instituto Estadual de Educação (IEE). Formou-se em Medicina pela Universidade de Passo Fundo/RS, em 1979.

Depois de formado, transferiu-se para o Rio de Janeiro/RJ, onde trabalhou na Direção Geral do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS), foi Coordenador de Gestão do Fundo de Assistência Patronal, Coordenador de Assistência Patronal e Coordenador de Padronização de Recursos Físicos e Materiais do INAMPS. Ainda no Rio de Janeiro, especializou-se em Neurologia, pela Santa Casa de Misericórdia.

Em 1984, exerceu atividades na Superintendência Regional do INAMPS em Florianópolis/SC: Secretário de Medicina Social de Santa Catarina; Secretário de Planejamento e Superintendente Interino do Instituto no Estado.

Retornou ao Rio de Janeiro e assumiu a função de Chefe de Implantação de Assistência Médica em uma seguradora pertencente a uma organização privada, exercendo o cargo de 1987 a 1994.

De volta a Rio do Sul, foi Coordenador da 4ª Regional de Saúde; Vereador  (2001-2004); Vice-Prefeito (2005-2008) e Prefeito (24/11 a 31/12/2008), pelo Partido da Frente Liberal (PFL), após a renúncia do Prefeito Milton Hobus.

Pelo Partido dos Democratas (DEM), elegeu-se Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 34.596 votos, e tomou posse à 17ª Legislatura (2011-2015). Durante o mandato, participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia;
  • Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e Mercosul;
  • Saúde;
  • Trabalho, Administração e Serviço Público;
  • Turismo e Meio Ambiente;
  • Ética e Decoro Parlamentar.

Em 2014, a convite do Governador Raimundo Colombo, assumiu a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, já filiado ao Partido Social Democrático (PSD).

Tomou posse como Secretário de Saúde em Balneário Camboriú, a partir de 2017.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado na Assembleia Legislativa, no seguinte endereço: https://goo.gl/NKJCzw

Imagem

Foto - Deputados Jorge Teixeira e Milton Hobus na Assembleia Legislativa
Fonte: Agência AL - ALESC.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

DIÁRIO ALTO VALE. Milton Hobus é a aposta do PSD para 2014 . 2013. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzMwODY=>. Acesso em: 7 mai. 2018.

ELEIÇÕES E POLÍTICA. Eleições Gerais 2010 - Poder Legislativo - SANTA CATARINA - SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzI3NzQ=>. Acesso em: 19 mar. 2018.

Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Jorge Teixeira. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzMwNzM=>. Acesso em: 7 mai. 2018.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputado Jorge Teixeira assume Secretaria de Assistência Social. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzMwNjA=>. Acesso em: 7 mai. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jorge Teixeira. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1203-Jorge_Teixeira>. Acesso em: 20 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina