Unírio Dalpiaz
Unírio Dalpiaz

Empresário, formado em Comércio Exterior, natural de Rio dos Cedros/SC, Vereador em Timbó/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Unírio Nestor Dalpiaz
Filiação
Honório e Honória Dalpiaz
Nascimento
06/11/1954
Local de nascimento
Rio dos Cedros/SC
Formação
Comércio Exterior
Profissão
Empresário
Partido
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Base Eleitoral
Vale do Itajaí

Unírio Dalpiaz

Nasceu em 6 de novembro de 1954, em Rio dos Cedros/SC. Filho de Honório e Honória Dalpiaz. Casou com Margaret Linshalm Dalpiaz, com quem teve Marco, Bruno e Unírio Nestor Dalpiaz Júnior.

Estudou no Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal e se formou em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

É empresário, sócio em empresas, e trabalha em empresa de implementos rodoviários.

Em Timbó/SC, foi Vereador no período de 1989 a 1992, filiado ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), e Presidente da Câmara no ano de 1989.

Nas eleições de 2002, concorreu a Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Com 9.406 votos, ficou na posição de quarto Suplente, foi convocado e tomou posse à 15ª Legislatura (2003-2007). Exerceu funções por sessenta dias no ano de 2006 e em 2007, pelo afastamento temporário dos Deputados Jorginho Mello e Luiz Eduardo Cherem.  

Durante o exercício parlamentar, participou da Comissão de Constituição e Justiça. 

Assumiu como Diretor-Secretário do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó/SC (SIMMMET), para a gestão 2017-2020.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://goo.gl/Pcdks7

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

CÂMARA MUNICIPAL DE TIMBÓ. Ex-Vereadores. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTg2NzI=>. Acesso em: 24 dez. 2018.

FACEBOOK. Foto: Unírio Nestor Dalpiaz. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzQ0Nzk=>. Acesso em: 9 mar. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Diário da Assembleia: Nº 5.671. 2007. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzQ0NjY=>. Acesso em: 9 mar. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Unírio Dalpiaz. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1234-Unirio_Dalpiaz>. Acesso em: 18 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina