João Vieira Tovar e Albuquerque

Militar, natural de Molelos/Portugal, Governador da Capitania de Santa Catarina, século XIX.

Jerônimo Vieira Tovar e Silva
24/04/1783
Molelos/Portugal
11/05/1858
Lisboa/Portugal

João Vieira Tovar e Albuquerque

Nasceu em 24 de abril de 1783, na freguesia Molelos, em Portugal. Filho de Jerônimo Vieira Tovar e Silva.

Ingressou no Exército português em 1804, integrou o Corpo de Voluntários Reais de Dom João VI, recebeu promoções e, como Coronel, participou da Guerra da Cisplatina (ocorrida de 1825-1828). Na batalha perdeu um braço.

Consta que teve uma filha, Carolina Rosa, que foi criada pelo padrinho, Francisco de Oliveira Camacho, que entre outras funções desempenhadas, foi Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense.

João foi Governador da Capitania de Santa Catarina, exerceu funções de 14 de julho de 1817 a 20 de julho de 1821. Substituiu Luís Maurício da Silveira e transmitiu o cargo para Tomás Joaquim Pereira Valente.

Durante sua administração, aconteceu a construção do Hospital das Caldas do Cubatão (hoje município de Santo Amaro da Imperatriz) e a desanexação da Vila e do território de Lages da Capitania de São Paulo, passando-os para a Capitania catarinense.

Depois seguiu para França e Itália, retornou para Portugal, onde foi reformado como Brigadeiro, no ano de 1852.

Faleceu em 11 de maio de 1858, em Lisboa/Portugal.

Condecoração

Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, a partir de 11 de maio de 1825.

Assinatura de João Vieira Tovar e Albuquerque
Fonte: CORRÊA, 1983, p. 51.

CORRÊA, Carlos Humberto. Guia dos Governantes de Santa Catarina. Florianópolis: Secretaria da Educação e Cultura, 1979. 62 p.

DUARTE, Lidiane. Guerra da Cisplatina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rODQ3NTU=>. Acesso em: 7 mai. 2019.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia João Vieira Tovar e Albuquerque. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1328-Joao_Vieira_Tovar_e_Albuquerque>. Acesso em: 29 de março de 2024.