Francisco Vieira da Costa

Advogado, Juiz de Direito, Chefe de Polícia e Desembargador, natural do Rio de Janeiro/RJ. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial, século XIX.

José Vieira da Costa
Rio de Janeiro/RJ
Direito
Advogado, Juiz de Direito, Chefe de Polícia e Desembargador

Francisco Vieira da Costa

Natural do Rio de Janeiro/RJ. Estudou na Academia de Direito de São Paulo entre os anos de 1834 e 1838, formando-se neste último ano.

Em 23 de agosto de 1843, foi nomeado (pelo Decreto Geral Nº 189) Juiz Municipal de Órfãos e Ausentes em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Posteriormente, começou a exercer o cargo de juiz de direito nos municípios catarinenses de Lages, São José e Laguna. Também exerceu a mesma função em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul/RS. Foi ainda nomeado Desembargador da Relação do Rio de Janeiro.

Foi Juiz de Direito da 2ª Comarca de Santa Catarina, nomeado em 1850.

Concorreu ao cargo de Deputado à Assembleia Legislativa Provincial à 9ª Legislatura (1852-1853), nas eleições de 19 de outubro de 1851, quando recebeu 36 votos e ficou como suplente.

Posteriormente, em 3 de março de 1852, foi convocado para assumir a vaga como Deputado Estadual, porém deixou de tomar posse para continuar na função de Juiz de Direito, em Lages.

Assumiu como Chefe de Polícia do Maranhão/MA e como Juiz de Direito do Pará/PA, aposentando-se em 1855.

Em fevereiro de 1865, foi nomeado Desembargador da Relação do Pará.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Francisco Vieira da Costa. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1366-Francisco_Vieira_da_Costa>. Acesso em: 20 de abril de 2024.

Memória Política de Santa Catarina (2022)

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)