Anna Carolina
Anna Carolina

Advogada, natural de Itajaí/SC. Vereadora na terra natal e Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Anna Carolina Cristofolini Martins
Gênero
Feminino
Filiação
João José Martins e Delma Cristofolini
Nascimento
09/06/1981
Local de nascimento
Itajaí/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogada
Partido
Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Base Eleitoral
Vale do Itajaí

Anna Carolina

Anna Carolina Cristofolini Martins é natural do município de Itajaí, Santa Catarina. Formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, onde também completou a pós-graduação em Gestão de Cidades. É advogada na área cível.

É a filha primogênita da servidora pública Delma Maria Cristofolini Martins e do advogado João José Martins.

Em 2013, foi eleita vereadora de Itajaí. Assumiu sua cadeira no Legislativo aos 31 anos, sendo a mulher mais jovem a ingressar democraticamente no Parlamento municipal.

Em 2014, foi eleita vice-presidente da Câmara. Ao longo do mandato, destacou-se por sua forte postura combativa e fiscalizatória com várias ações em prol do patrimônio público, do meio ambiente e da mobilidade urbana. Deu publicidade aos gastos do Executivo e do Legislativo, contribuindo para a transparência e a moralidade, inibindo gastos excessivos e desnecessários.

Em 2016, candidatou-se à Prefeitura de Itajaí. Interrompeu um vácuo de 30 anos sem uma candidata mulher para o cargo. Conquistou 37.824 votos, não alcançando a vitória por apenas 0,75% dos votos válidos.

Em 2020 foi empossada deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) na condição de suplente da coligação PSDB-MDB nas eleições de 2018, na qual fez 32.199 votos.

Chega à ALESC como a primeira mulher filiada ao PSDB que alcança o Parlamento Estadual. Está determinada a deixar como marca um trabalho voltado à defesa do uso correto dos recursos públicos e ao combate à corrupção. Com foco em demandas para melhorar a saúde pública, viabilizar investimentos em mobilidade e fazer a defesa de políticas públicas e de ações em prol dos direitos das mulheres. “Estou aqui para mostrar para a sociedade que é possível fazer política de forma responsável, com foco em ações transformadoras para a vida das pessoas.”

Conheça as proposições apresentadas pela Deputada na Assembleia Legislativa catarinense, no endereço a seguir: https://tinyurl.com/y3je53kf

Texto enviado pela Assessoria da Deputada, em 28/02/2020.

Atualizações

A contar do dia 6 de fevereiro de 2020, Anna Carolina Cristofolini Martins foi convocada e assumiu como deputada estadual à 19ª Legislatura (2019-2023), na qualidade de segunda suplente da coligação PMDB-PSDB - por declínio à sucessão da primeira suplente -, na vaga do Deputado Doutor Vicente Caropreso, licenciado pelo período de 60 dias para tratar assuntos particulares.

Nas eleições de 2020, pelo PSDB, disputou vaga de Vereadora à Câmara de Itajaí, sendo eleita com 2.504 votos.

Imagem

Foto: Bruno Collaço/Agência AL
 
Fonte: Solon Soares/Agência AL

Mandatos

Referências

Artigo: ElesPorElas, por Anna Carolina Cristofolini Martins. Rede Catarinense de Notícias - RCN. Florianópolis, 8 mar. 2017. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY4MDg=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

BOSCHI, Upiara. Anna Carolina Martins, do PSDB, vai assumir vaga na Alesc. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3MzY=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJAÍ. Anna Carolina Cristofolini Martins. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3NDk=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

FACEBOOK. Sobre: Anna Carolina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3NjI=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

GAZETA DO POVO. Eleições 2018: Anna Carolina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3NzU=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

LINKED IN. Anna Carolina Cristofolini Martins. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3ODg=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Anna Carolina toma posse e consolida maior bancada feminina da história de SC. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY3MjM=>. Acesso em: 16 fev. 2020.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Anna Carolina. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1385-Anna_Carolina_Cristofolini_Martins>. Acesso em: 24 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina