Renato Pike
Renato Pike

Empresário, natural de Canoinhas/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Renato Jardel Gurtinski
Filiação
Vicente Gurtinski e Inácia Soares Gurtinski
Nascimento
22/02/1975
Local de nascimento
Canoinhas/SC
Formação
Bacharel em Direito
Profissão
Empresário
Partido
Partido da República (PR) e Partido Liberal (PL)
Base Eleitoral
Planalto Norte

Renato Pike

Renato Jardel Gurtinski, o Renato Pike, é natural de Canoinhas. Empresário respeitado em todo o Planalto Norte, Pike trabalhou desde a adolescência para conseguir abrir o próprio negócio: começou em uma olaria, vendeu consórcio e hoje é dono de sua própria revenda de automóveis. É bacharel em Direito, acadêmico de medicina, casado e pai de três filhos.

Foi presidente da Câmara de Vereadores, secretário de administração e de saúde recebendo apenas um salário: o de vice-prefeito, garantindo economia para os cofres públicos. Atualmente é o vice-prefeito de Canoinhas.

Respeitado, cultiva amizades por onde passa – seja no futebol, na política, junto ao empresariado ou à comunidade.

Para Pike, a política só tem sentido quando pode servir de instrumento de transformação na vida das pessoas. Começou a militar aos 14 anos e teve como professor o saudoso Neuzido Borba Fernandes (in memoriam). Atuou como chefe de gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Filiou-se ao Partido da República (PR - agora Partido Liberal) em 2011, concorrendo a uma vaga no legislativo canoinhense no ano seguinte sendo o vereador mais votado com 1.537 votos.

Em 2013, foi eleito presidente da Câmara e mesmo tendo amparo legal se recusou a receber o subsídio de 30% no salário de vereador por chefiar a Casa. No comando da Câmara, cumpriu todas as etapas estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público para a realização de concurso público que regularizou contratações então temporárias por admissão de pessoal para cargos efetivos. Ele também encurtou os gastos com diárias de vereadores e funcionários.

No Executivo canoinhense, também está primando pela realização de serviços de excelência com economia e respeito ao dinheiro público.

* Texto produzido pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Canoinhas, enviado, via e-mail, no dia 16/8/2021.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado na Assembleia Legislativa catarinense, no endereço a seguir: https://tinyurl.com/mrxfrsyk

Atualizações

Em 2018, Renato Pike foi candidato ao cargo de deputado estadual à Casa Legislativa, pelo Partido da República (PR), obtendo 23.407 votos e ficando na segunda suplência da coligação PTB/PTC/PRTB/DC/AVANTE/PR/PPS.

Conforme decidido em convenção partidária pelo PR e autorizado na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do dia 7/5/2019, foi alterada a denominação do Partido da República (PR) para Partido Liberal (PL). Foi, assim, que Renato Pike passou para a sigla PL.

Assumiu o cargo de deputado estadual à 19ª Legislatura (2019-2023) no Parlamento Catarinense no período de 8/12/2020 a 1º/1/2021, na qualidade de segundo suplente da coligação, na vaga do Deputado Mauricio Eskudlark, licenciado para tratar de interesse particular.

Nas eleições municipais de 2020, foi eleito vice-prefeito de Canoinhas, tendo Gilberto dos Passos (PSD) como prefeito, na coligação Canoinhas: nossa terra, nossa gente (PP / PDT / PSL / PSC / PL / PSD).

Mandatos

Referências

DIÁRIO DO RIO. Renato Pike. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAwMTAz>. Acesso em: 12 ago. 2021.

GAZETA DO POVO. Candidato: Renato Pike. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAwMDkw>. Acesso em: 12 ago. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike assume o mandato de deputado. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkwMTE=>. Acesso em: 9 dez. 2020.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Eleições municipais 2020: Canoinhas. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAwMTE2>. Acesso em: 12 ago. 2020.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Resultado de Eleições 2018 . Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkyMTk=>. Acesso em: 5 out. 2021.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Suplentes por partido/coligação - 2018. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTYzMzU=>. Acesso em: 6 ago. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Renato Pike. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1396-Renato_Pike>. Acesso em: 24 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina