Cipriano Francisco de Sousa

Militar, natural de Desterro/SC. Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

José Manoel de Sousa e Maria Bernarda de Almeida
Partido Conservador

Cipriano Francisco de Sousa

Nasceu em 1819 e foi batizado em 30 de julho do mesmo ano, em Desterro/SC (hoje Florianópolis). Filho de José Manoel de Sousa e Maria Bernarda de Almeida. Casou com Cristina Maria Leopoldina da Conceição de Sousa e tiveram filhos. A esposa era filha de José Rodrigues Ferreira e de Ana Joaquina da Conceição.

Militar da Guarda Nacional, passou a Alferes-Secretário do 1º Corpo de Cavalaria, em 28 de julho de 1840.

Em Desterro ocupou as funções provinciais de: Escriturário da Provedoria de Rendas da Província (nomeado em 18 de maio de 1846); Procurador Fiscal interino (nomeação de 1848); 1º Escriturário da Administração da Fazenda (1853); e Administrador-Tesoureiro da Mesa de Rendas (de 1860 a 20 de março de 1873).

Pelo Partido Conservador, candidatou-se a Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, em 1853. A eleição realizada no Colégio Eleitoral da Capital foi questionada. Consultado o Ministério do Império sobre a omissão do nome de Cipriano Francisco de Sousa na lista e de seus votos na apuração, decidiu que ele era suplente. Assim, foi convocado Deputado em 15 de abril de 1854, participou da 10ª Legislatura (1854-1855) e foi escolhido Suplente de Secretário da Mesa Diretora da Assembleia, no ano de 1855. Para a 13ª Legislatura (1860-1861) ficou suplente de Deputado, mas não foi convocado.

Faleceu em Desterro/SC, antes de 1933, pois os herdeiros venderam propriedade dele para o Estado nesse ano, conforme jornal Republica.

Recorte de jornal sob o título "Novo Quartel da Guarnição Federal"

Fonte: Reprodução / República, 1933.

O novo quartel da guarnição Federal. República. Florianópolis, 22 out. 1933. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTE0OTM=>. Acesso em: 10 jun. 2018.

SOUZA, Cipriano Francisco de. Editaes. O Argos: da província de Santa Catharina. Cidade do Desterro, 8 mai. 1858. p.3, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTE0NzA=>. Acesso em: 10 jun. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Cipriano Francisco de Sousa. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/190-Cipriano_Francisco_de_Sousa>. Acesso em: 28 de março de 2024.