Domingos Lídio do Livramento

Comerciante e militar, natural de Desterro/SC. Deputado eleito para a Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, porém não possuiu o diploma validado, século XIX.

Manuel Luís do Livramento e Rita Cândida da Luz Livramento
Comerciante e Militar
Partido Conservador

Domingos Lídio do Livramento

Nasceu em Desterro/SC (atual Florianópolis). Filho de Manuel Luís do Livramento e Rita Cândida da Luz Livramento. Seu pai foi deputado à Assembleia legislativa Provincial de Santa Catarina na 8ª Legislatura (1850-1851) e na 20ª legislatura (1874-1875). Domingos Lídio era bisneto dos portugueses Tomás Francisco da Costa (1729-1796) e Mariana Jacinta da Vitória, naturais do Arquipélago dos Açores.

Casou com Maria Júlia Capela, filha de Maria Joaquina da Luz.

Em 24 de novembro de 1868, obteve a patente de Alferes, atuando na 2ª Cia. do 1º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional do Desterro. Designado Tenente Quartel Mestre da mesma unidade no dia 4 de abril de 1869. Em 29 de março de 1870, passou a Capitão Comandante da 4ª Cia. do 1º Corpo da Cavalaria do Desterro, com apostila de Capitão do Batalhão da Reserva, em 5 de junho de 1872.

Exerceu o cargo de Agente Consular da França, na cidade do Desterro.

Elegeu-se Deputado à Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, para a 22ª Legislatura (1878-1879), eleito com 185 votos; porém, não assumiu, foi "depurado" (mesmo eleito, por algum motivo, o diploma não é validado). A responsabilidade do resultado das eleições e da expedição dos diplomas dos deputados eleitos era da Câmara Municipal do Desterro - que deixou de cumprir com rigor a decisão eleitoral e não expediu alguns diplomas. O chefe do Partido Conservador, o Cônego Joaquim Elói de Medeiros recorreu da decisão da Câmara. Por esse motivo, o Presidente da Província, José Bento de Araújo, enviou recurso ao Governo Imperial, em 29 de janeiro de 1878; contudo, a apelação acabou se perdendo nos “escaninhos da burocracia”.

Continuou a exercer atividades comerciais em Desterro.

GENOVEZ, Felipe. Nomes Ilustres de Chefes de Polícia, Oficiais da Guarda Nacional d Delegados de Polícia no Estado de Santa Catarina - Século XIX. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjc1MQ==>. Acesso em: 13 set. 2016.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Domingos Lídio do Livramento. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/213-Domingos_Lidio_do_Livramento>. Acesso em: 17 de abril de 2024.