Jandir Bellini
Jandir Bellini

Empresário, natural de Ponte Serrada/SC. Vereador em Chapecó/SC, Prefeito em Itajaí/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do século XXI. Autor do projeto de lei que criou o Conselho Estadual de Pesca.

Informações Gerais

Filiação
Valdemiro Bellini e Elvira Toniolli Bellini
Nascimento
11/01/1948
Local de nascimento
Ponte Serrada/SC
Profissão
Empresário
Partido
PPR e PP
Residência
Itajaí/SC

Jandir Bellini

Nasceu em 11 de janeiro de 1948, na cidade de Ponte Serrada/SC, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Residente de Itajaí desde 1973, filho do agricultor Valdemiro Bellini e Elvira Toniolli Bellini.

Iniciou sua carreira política ainda na região Oeste do Estado, em 1970, eleito Vereador do município de Chapecó/SC, aos 22 anos. Lá também se casou com Lourdes Bellato Bellini, na época professora, com quem teve quatro filhos, Jeanine Kássia, Giovanna, Giselle e Valdemiro Neto.

Jandir, que possui ensino médio completo, sempre foi filiado ao Partido Progressista, antes PPB (Partido Progressista Brasileiro).

Em 1994, foi eleito Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, em 1996, elegeu-se pela primeira vez Prefeito de Itajaí - antes disso havia concorrido nas eleições municipais de 1992. Reelegeu-se Prefeito em 2000 e encerrou a primeira fase de mandato à frente da Prefeitura em 2004.

Foi novamente Deputado Estadual na Assembleia catarinense, de 2006 a 2008, quando retornou para a Prefeitura, sendo reeleito em 2012, para seu quarto mandato. Sua carreira como Prefeito encerrou em dezembro de 2016.

Por ser empresário do setor agropecuário, esteve à frente de diversos Sindicatos e Associações. Foi sócio-fundador da Associação Catarinense de Avicultores e da Associação dos Criadores de Suínos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapecó e membro-fundador da Bolsa de Mercadorias de Santa Catarina. Além disso, também ocupou os cargos de Presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários e Presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.

Como Deputado, Jandir batalhou desde o início pela municipalização do Porto de Itajaí e também pela atividade da pesca. Foi ele quem propôs o Projeto de Lei no 066/96, que criou o Conselho Estadual de Pesca. A Lei foi promulgada um mês depois, com o n° 10.383. Instituiu o Dia Estadual do Vereador, cargo que o inseriu no mundo político. Jandir também viabilizou o reconhecimento de diversas instituições como Utilidade Pública, como por exemplo, a Associação Amor Próprio, na luta contra o câncer de mama e a Fundação Cultural de Itajaí, entre outros.

As proposições apresentadas pelo Deputado Jandir Bellini na Assembleia Legislativa podem ser acessadas em: https://goo.gl/1jDxzk

* Texto enviado pela assessoria do Deputado Jandir Bellini.

Mandatos

Imagens
Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jandir Bellini. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/416-Jandir_Bellini>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina