Empresário, natural de Ponte Serrada/SC. Vereador em Chapecó/SC, Prefeito em Itajaí/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do século XXI. Autor do projeto de lei que criou o Conselho Estadual de Pesca.
Filiação Valdemiro Bellini e Elvira Toniolli Bellini |
Nascimento 11/01/1948 |
Local de nascimento Ponte Serrada/SC |
Profissão Empresário |
Partido PPR e PP |
Residência Itajaí/SC |
Nasceu em 11 de janeiro de 1948, na cidade de Ponte Serrada/SC, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Residente de Itajaí desde 1973, filho do agricultor Valdemiro Bellini e Elvira Toniolli Bellini.
Iniciou sua carreira política ainda na região Oeste do Estado, em 1970, eleito Vereador do município de Chapecó/SC, aos 22 anos. Lá também se casou com Lourdes Bellato Bellini, na época professora, com quem teve quatro filhos, Jeanine Kássia, Giovanna, Giselle e Valdemiro Neto.
Jandir, que possui ensino médio completo, sempre foi filiado ao Partido Progressista, antes PPB (Partido Progressista Brasileiro).
Em 1994, foi eleito Deputado Estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, em 1996, elegeu-se pela primeira vez Prefeito de Itajaí - antes disso havia concorrido nas eleições municipais de 1992. Reelegeu-se Prefeito em 2000 e encerrou a primeira fase de mandato à frente da Prefeitura em 2004.
Foi novamente Deputado Estadual na Assembleia catarinense, de 2006 a 2008, quando retornou para a Prefeitura, sendo reeleito em 2012, para seu quarto mandato. Sua carreira como Prefeito encerrou em dezembro de 2016.
Por ser empresário do setor agropecuário, esteve à frente de diversos Sindicatos e Associações. Foi sócio-fundador da Associação Catarinense de Avicultores e da Associação dos Criadores de Suínos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapecó e membro-fundador da Bolsa de Mercadorias de Santa Catarina. Além disso, também ocupou os cargos de Presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários e Presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.
Como Deputado, Jandir batalhou desde o início pela municipalização do Porto de Itajaí e também pela atividade da pesca. Foi ele quem propôs o Projeto de Lei no 066/96, que criou o Conselho Estadual de Pesca. A Lei foi promulgada um mês depois, com o n° 10.383. Instituiu o Dia Estadual do Vereador, cargo que o inseriu no mundo político. Jandir também viabilizou o reconhecimento de diversas instituições como Utilidade Pública, como por exemplo, a Associação Amor Próprio, na luta contra o câncer de mama e a Fundação Cultural de Itajaí, entre outros.
As proposições apresentadas pelo Deputado Jandir Bellini na Assembleia Legislativa podem ser acessadas em: https://goo.gl/1jDxzk
* Texto enviado pela assessoria do Deputado Jandir Bellini.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jandir Bellini. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/416-Jandir_Bellini>. Acesso em: 21 de novembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)