Médico, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI. Secretário de Estado da Saúde.
Nome completo Dalmo Claro de Oliveira |
Filiação Omar Claro de Oliveira e Diahyr Moura de Oliveira |
Nascimento 07/07/1955 |
Local de nascimento Joinville/SC |
Formação Medicina |
Profissão Médico |
Partido PSD |
Filho de Omar Claro de Oliveira e Diahyr Moura de Oliveira, Dalmo Claro (PSD) nasceu em Joinville, Santa Catarina, no dia sete de julho de 1955, na Maternidade Darcy Vargas.
Viveu e cresceu nas cidades de Joinville, Florianópolis, Rio do Sul e Blumenau. Aos 17 anos foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou medicina de 1973 a 1978. Fez residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, entre 1979 e 1980. Trabalhou por dois anos na cidade de Pato Branco, Paraná, e em 1983 retornou e radicou-se em Joinville, iniciando ali uma longa trajetória profissional. Trabalhou em ambulatórios da Prefeitura e Pronto Socorros dos Hospitais da cidade, bem como médico de empresas e em clínica particular. Em 1986 fez curso de especialização em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e a partir de 1987 exerceu essa especialidade na cidade de Joinville.
Ingressou como médico cooperado na Unimed Joinville em 1983 e em 1991 foi eleito membro do Conselho de Administração daquela Cooperativa. Nesta época iniciou uma bem sucedida carreira na Administração de Cooperativas e Empresas do Sistema Unimed. Foi vice-presidente e presidente da Unimed Joinville por sete anos, presidente da Federação das Unimed’s do Estado de Santa Catarina, de 1999 a 2010, e Presidente da Seguros Unimed, de 2005 a 2010.
Em 2010 foi candidato a Deputado Federal, obtendo 48.000 votos. Convidado pelo Governador Raimundo Colombo exerceu o cargo de Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina de janeiro de 2011 a julho de 2013. Disputou a eleição para deputado estadual em 2014, conseguindo a 4ª suplência em sua coligação, assumindo o mandato em fevereiro de 2015, à 18a Legislatura (2015-2019).
Dalmo é casado com Jocely Guarienti, com quem tem dois filhos, Bruno e Diogo.
Comissões permanentes
Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o parlamentar aceitou o desafio de participar de cinco Comissões Permanentes importantes. São elas: Comissão de Saúde, Comissão de Finanças, Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Pesca e Aquicultura. O deputado também participa da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Assistência Social.
Principais ações no Legislativo Catarinense
Dalmo Claro presidiu Audiência Pública para debater a falta de leitos e infraestrutura hospitalar da região Norte.
Mais de 170 pessoas assinaram a lista de presença na Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que discutiu a organização hospitalar de Joinville e região. O deputado Dalmo Claro, que propôs a sessão, justificou a necessidade do debate sobre o assunto. “Temos uma carência muito grande de capacidade de atendimento hospitalar na região, que tende a se acentuar no futuro com o acelerado crescimento econômico e populacional de Joinville e cidades vizinhas”, analisa.
Segundo o parlamentar, a região precisa de hospitais modernos, que atendam a contento a população. Dalmo sugere medidas para otimizar o aproveitamento dos hospitais existentes, como, por exemplo, a especialização e o vocacionamento do Hospital Municipal São José, de Joinville, em hospital de emergências. “Queremos levantar as sugestões para definir as diretrizes e orientar os investimentos”, argumenta Dalmo Claro.
A falta de leitos de internação, de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de salas de cirurgia é uma realidade no Estado. Na região Norte são seis hospitais públicos que juntos somam 844 leitos de internação e 71 de UTI. Estima-se uma necessidade de 50 a 100% a mais do que a oferta atual. A audiência ocorreu durante toda à tarde de sexta-feira, sete de agosto de 2015, no Salão Nobre da Associação Empresarial de Joinville.
Insulina sintética gratuita
O deputado Dalmo Claro é co-autor do projeto de lei n° 019.2/2015 que dispõe sobre a distribuição gratuita de análogos de insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de Educação para diabéticos. Trata-se de uma insulina mais cara, sintética, que não é distribuída pelo SUS. Os futuros beneficiados serão os portadores de diabetes tipo 1 e 2, em uso de insulina do SUS de Santa Catarina para o tratamento da sua condição.
Na luta por mais investimentos na saúde
O deputado Dalmo Claro percorreu a região Norte do Estado apresentando às câmaras municipais o projeto de emenda à Constituição do Estado para aumentar o repasse na área da saúde. A proposta é de aumentar a aplicação em saúde pelo Estado de SC de 12% para 15% do orçamento estadual, na base de meio ponto percentual ao ano, até atingir o proposto. A proposta foi aprovada pelos parlamentares e encaminhada ao Governo do Estado.
Para executar o dispositivo da legislação estadual (art. 49), feito inédito na história política do Estado, é necessário que no mínimo 150 câmaras (50% do total) protocolem o projeto na Assembleia Legislativa. O parlamentar também defende mais recursos do Governo Federal aplicados no SUS.
*Texto enviado pela assessoria do Deputado Dalmo Claro.
No pleito de 2020, Dr. Dalmo disputou o cargo de Prefeito de Joinville, tendo por Vice Derian de Oliveira Campos, ambos do Partido Social Liberal (PSL). Obteve 14.113 votos e não foi para o segundo turno.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Dalmo Claro. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/964-Dalmo_Claro>. Acesso em: 23 de novembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)