Dalmo Claro
Dalmo Claro

Médico, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI. Secretário de Estado da Saúde.

Informações Gerais

Nome completo
Dalmo Claro de Oliveira
Filiação
Omar Claro de Oliveira e Diahyr Moura de Oliveira
Nascimento
07/07/1955
Local de nascimento
Joinville/SC
Formação
Medicina
Profissão
Médico
Partido
PSD

Dalmo Claro

Filho de Omar Claro de Oliveira e Diahyr Moura de Oliveira, Dalmo Claro (PSD) nasceu em Joinville, Santa Catarina, no dia sete de julho de 1955, na Maternidade Darcy Vargas.

Viveu e cresceu nas cidades de Joinville, Florianópolis, Rio do Sul e Blumenau. Aos 17 anos foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou medicina de 1973 a 1978. Fez residência em Medicina Interna no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, entre 1979 e 1980. Trabalhou por dois anos na cidade de Pato Branco, Paraná, e em 1983 retornou e radicou-se em Joinville, iniciando ali uma longa trajetória profissional. Trabalhou em ambulatórios da Prefeitura e Pronto Socorros dos Hospitais da cidade, bem como médico de empresas e em clínica particular. Em 1986 fez curso de especialização em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e a partir de 1987 exerceu essa especialidade na cidade de Joinville.

Ingressou como médico cooperado na Unimed Joinville em 1983 e em 1991 foi eleito membro do Conselho de Administração daquela Cooperativa. Nesta época iniciou uma bem sucedida carreira na Administração de Cooperativas e Empresas do Sistema Unimed. Foi vice-presidente e presidente da Unimed Joinville por sete anos, presidente da Federação das Unimed’s do Estado de Santa Catarina, de 1999 a 2010, e Presidente da Seguros Unimed, de 2005 a 2010.

Em 2010 foi candidato a Deputado Federal, obtendo 48.000 votos. Convidado pelo Governador Raimundo Colombo exerceu o cargo de Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina de janeiro de 2011 a julho de 2013. Disputou a eleição para deputado estadual em 2014, conseguindo a 4ª suplência em sua coligação, assumindo o mandato em fevereiro de 2015, à 18a Legislatura (2015-2019).

Dalmo é casado com Jocely Guarienti, com quem tem dois filhos, Bruno e Diogo.

Comissões permanentes

Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o parlamentar aceitou o desafio de participar de cinco Comissões Permanentes importantes. São elas: Comissão de Saúde, Comissão de Finanças, Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Pesca e Aquicultura. O deputado também participa da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Assistência Social.

Principais ações no Legislativo Catarinense

Dalmo Claro presidiu Audiência Pública para debater a falta de leitos e infraestrutura hospitalar da região Norte.

Mais de 170 pessoas assinaram a lista de presença na Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), que discutiu a organização hospitalar de Joinville e região. O deputado Dalmo Claro, que propôs a sessão, justificou a necessidade do debate sobre o assunto. “Temos uma carência muito grande de capacidade de atendimento hospitalar na região, que tende a se acentuar no futuro com o acelerado crescimento econômico e populacional de Joinville e cidades vizinhas”, analisa.

Segundo o parlamentar, a região precisa de hospitais modernos, que atendam a contento a população. Dalmo sugere medidas para otimizar o aproveitamento dos hospitais existentes, como, por exemplo, a especialização e o vocacionamento do Hospital Municipal São José, de Joinville, em hospital de emergências. “Queremos levantar as sugestões para definir as diretrizes e orientar os investimentos”, argumenta Dalmo Claro.

A falta de leitos de internação, de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de salas de cirurgia é uma realidade no Estado. Na região Norte são seis hospitais públicos que juntos somam 844 leitos de internação e 71 de UTI. Estima-se uma necessidade de 50 a 100% a mais do que a oferta atual. A audiência ocorreu durante toda à tarde de sexta-feira, sete de agosto de 2015, no Salão Nobre da Associação Empresarial de Joinville.

Insulina sintética gratuita

O deputado Dalmo Claro é co-autor do projeto de lei n° 019.2/2015 que dispõe sobre a distribuição gratuita de análogos de insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de Educação para diabéticos. Trata-se de uma insulina mais cara, sintética, que não é distribuída pelo SUS. Os futuros beneficiados serão os portadores de diabetes tipo 1 e 2, em uso de insulina do SUS de Santa Catarina para o tratamento da sua condição.

Na luta por mais investimentos na saúde

O deputado Dalmo Claro percorreu a região Norte do Estado apresentando às câmaras municipais o projeto de emenda à Constituição do Estado para aumentar o repasse na área da saúde. A proposta é de aumentar a aplicação em saúde pelo Estado de SC de 12% para 15% do orçamento estadual, na base de meio ponto percentual ao ano, até atingir o proposto. A proposta foi aprovada pelos parlamentares e encaminhada ao Governo do Estado.

Para executar o dispositivo da legislação estadual (art. 49), feito inédito na história política do Estado, é necessário que no mínimo 150 câmaras (50% do total) protocolem o projeto na Assembleia Legislativa. O parlamentar também defende mais recursos do Governo Federal aplicados no SUS.

*Texto enviado pela assessoria do Deputado Dalmo Claro.

Atualizações

No pleito de 2020, Dr. Dalmo disputou o cargo de Prefeito de Joinville, tendo por Vice Derian de Oliveira Campos, ambos do Partido Social Liberal (PSL). Obteve 14.113 votos e não foi para o segundo turno.

Mandatos

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Dalmo Claro. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/964-Dalmo_Claro>. Acesso em: 20 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina