Silvio Dreveck
Silvio Dreveck

Administrador e empresário, natural de Campo Alegre/SC. Vereador e Prefeito em São Bento do Sul/SC. Presidente e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Filiação
João Dreveck e Maria Dreveck
Nascimento
21/04/1953
Local de nascimento
Campo Alegre/SC
Formação
Administração de Empresas
Profissão
Empresário
Partido
Partido Progressista (PP) e Progressistas (PP)
Base Eleitoral
Planalto Norte catarinense
Residência
São Bento do Sul/SC

Silvio Dreveck

Nasceu no interior do município de Campo Alegre/SC, filho de João Dreveck e Maria Dreveck, ambos agricultores. Silvio reside em São Bento do Sul e é casado com Luzia Dreveck, com quem tem dois filhos: Susana e Adriano Dreveck.

Em Campo Alegre iniciou os estudos, enquanto ajudava os pais na lavoura. Ainda jovem, mudou-se para São Bento do Sul/SC, onde concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nesta época começou a trabalhar na área de produção da Condor S/A, empresa em que atuou até 1992 chegando ao cargo de gerência.

Em 1988, formou-se em Administração de Empresas pela UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) e em 1996 concluiu a Pós-Graduação em Marketing, Recursos Humanos e Finanças.

Na carreira política, Silvio foi vereador de São Bento do Sul, de 1989 a 1996, assumindo a Secretaria Municipal de Saúde em 1993. Em 1997 foi eleito prefeito, conseguindo a reeleição para a gestão 2001-2004. Em seus dois mandatos como prefeito, revolucionou a administração do município realizando obras e serviços, melhorando a qualidade de vida do são-bentense e projetando São Bento do Sul como modelo administrativo no Estado e no país.

Seu trabalho foi reconhecido por diversos setores. Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, em 11/07/2004, destacou a administração de Silvio como uma das melhores e mais eficientes do país. O índice de qualidade de vida de São Bento do Sul passou da 49ª para a 22ª posição no Estado e a administração ganhou conceito “A” junto à Caixa Econômica quanto à capacidade financeira.

Foi eleito deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) em 2006, conquistando 42.551 votos, sendo o 2º mais votado do Partido Progressista e o 16º de toda Santa Catarina. Foi o líder da bancada do Partido Progressista na ALESC entre os anos de 2008 e 2015.

Em 2010, foi reeleito com expressiva votação em diversos municípios de Santa Catarina, permanecendo como Líder da Bancada Progressista na Casa. Nesta legislatura, Dreveck presidiu a CPI da Telefonia Móvel de Santa Catarina, que culminou na assinatura de um Termo de Compromisso garantindo melhoras na qualidade do serviço para os catarinenses.

Após conseguir a terceira reeleição em 2014, Silvio Dreveck recebeu o convite do governador Raimundo Colombo e aceitou ser Líder do Governo na ALESC.

O parlamentar presidiu a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, e foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e membro da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL e  do PARLASUL (Parlamento do Sul).

Deputado Silvio Dreveck foi Presidente da Casa Legislativa até o final da Legislatura.

Conheça todas as proposições apresentadas pelo Deputado Silvio Dreveck na Assembleia Legislativa catarinense, no seguinte endereço: https://bit.ly/317Gjzx

Trabalho reconhecido

  • Conceito “A” junto à Caixa Econômica quanto à capacidade financeira
  • Troféu Meio Ambiente.
  • Prêmio SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Prefeitura Empreendedora.
  • Troféu Performance Administrativa.
  • Troféu Barriga Verde de Administração Pública.
  • Prêmio de Gestão Eficiente em Merenda Escolar.
  • Prefeito Amigo da Criança - Fundação ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)
  • Prêmio Instituto Ambiental Biosfera.

Resumo da Vida Pública

  • Vereador do município de São Bento do Sul - 1989 a 1992
  • Vereador do município de São Bento do Sul - 1993 a 1996
  • Secretário Municipal da Saúde do município de São Bento do Sul - 1993 a 1996
  • Prefeito do município de São Bento do Sul - 1997 a 2000
  • Prefeito do município de São Bento do Sul - 2001 a 2004
  • Deputado Estadual - 2007 a 2011
  • Deputado Estadual - 2011 a 2015
  • Deputado Estadual - 2015 a 2019
  • Líder da bancada do Partido Progressista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 2008 a 2015
  • Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 2015 até o final da Legislatura
  • Presidente do Parlamento do Sul (Parlasul) - 2011 a 2015
  • Presidente da CPI da Telefonia Móvel de Santa Catarina
  • Presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia
  • Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça
  • Membro da Comissão e Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

*Texto enviado pela assessoria do Deputado Silvio Dreveck.

Atualizações

Nas eleições de 2018, Silvio Dreveck candidatou-se ao cargo de deputado estadual em Santa Catarina, pelo PP, obtendo 29.631 votos e ficando na primeira suplência da coligação PSD/PP/PSC.

Foi convocado e tomou posse à 19ª Legislatura (2019-2023), na qualidade de primeiro suplente da coligação, a partir de 5 de maio de 2019, pelo período de sessenta dias, durante a licença por motivos particulares do Deputado Altair Silva (PP) por igual período.

Em 18 de janeiro de 2021, Dreveck passou a ocupar uma cadeira no Parlamento Catarinense, na qualidade de primeiro suplente da coligação, substituindo o Deputado Altair Silva, que se afastou para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Retornou à condição de suplente em 8 de abril de 2022, devido à volta do Deputado ao parlamento catarinense.

Imagens

Foto: Luca Gebara/Agência AL

Foto: Solon Soares/Agência AL

Mandatos

Referências

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Silvio Dreveck assume cadeira na Assembleia Legislativa. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTk0Nzk=>. Acesso em: 14 mai. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. “Na Estrada” mostra o trabalho de Silvio Dreveck. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNTEx>. Acesso em: 11 abr. 2022.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Silvio Dreveck. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/986-Silvio_Dreveck>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)

Memória Política de Santa Catarina