Wilson Vieira (Dentinho)
Wilson Vieira (Dentinho)

Técnico mecânico, natural de Santos/SP, Vereador em Joinville/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Presidente da Escola do Legislativo de Santa Catarina, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Wilson Vieira
Filiação
Amella Luzia Vieira
Nascimento
26/10/1953
Local de nascimento
Santos/SP
Falecimento
24/08/2020
Local de falecimento
Joinville/SC
Formação
Técnico Mecânico/Técnico Construção Civil
Profissão
Técnico Mecânico
Partido
PT
Base Eleitoral
Nordeste catarinense

Wilson Vieira (Dentinho)

Nascido em Santos/SP, em 1953, Wilson Vieira, ainda pequeno, veio para o município de Penha/SC. Passou boa parte da infância e adolescência em orfanatos de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná/PR, enquanto sua mãe trabalhava.

Aos 13 anos retornou a Penha e, em 1969, fixou-se em Joinville/SC para  construir  sua vida pessoal e profissional. No início, para conseguir manter seus estudos até formar-se no ensino médio como técnico mecânico, trabalhou como vendedor de picolés e fotógrafo domiciliar. De 1972 até 1987, trabalhou em diversos setores nas empresas Cônsul, hoje Multibrás, Tigre e Embraco. Casado com Maria José Goulart Vieira. Teve quatro filhos. Dentinho tem cinco netos.

No dia a dia do trabalho, na fábrica, Dentinho percebeu que através do sindicato poderia ajudar seus companheiros, foi quando em 1986 ingressou como diretor suplente do Sindicato dos Mecânicos de Joinville. Com suas ideias inovadoras Dentinho foi eleito presidente do Sindicato em 1989, cargo que ocupou até 1995. Foi um dos fundadores da CUT1 Regional Norte, a qual presidiu. Foi diretor da CUT Santa Catarina, diretor da Federação e da Confederação dos Metalúrgicos.

Em 1986, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Em 1992, candidatou-se a Vereador, ficando 1º suplente de Carlito Merss. Quando Carlito se elegeu Deputado Estadual, em 1995, Dentinho assumiu pela 1ª vez a Câmara de Vereadores de Joinville. Candidato à reeleição em 1996, elegeu-se 1º suplente, assumindo em 1999. Nas eleições de 2000, Dentinho conquistou uma das vagas do PT para a Câmara Municipal.

Ações que se destacaram em sua atuação como parlamentar

Segurança pública

  • Escala vertical - Foi relator do projeto que garantiu aumento de mais de 90% nos salários dos policiais;
  • Buscou garantir a autonomia e recursos para os Bombeiros Voluntários.

 Educação

  • Viabilizou convênios para melhoria da infraestrutura das escolas públicas;
  • Educação afro-brasileira nas escolas - Lei Complementar 263/04.

Saúde            

  • Lei 13.552 - Inclui portadores de Mal de Parkinson no atendimento gratuito;
  • Lei Municipal que proíbe a atividade causadora do chamado “Pulmão de Pedra”;
  • Autor do Estatuto do Deficiente Físico no Estado de Santa Catarina - Lei nº 12.870 - Lei que reserva vagas em concursos públicos aos portadores de deficiência.

E ainda: Lei 12.630 - Casa Abrigo para mulheres em situação de violência.

Leis Municipais:

  • TLL - Lei que proíbe a cobrança de taxa de Renovação da Licença para Localização e Permanência das atividades estabelecidas no município de Joinville;
  • USINA CUBATÃO - Lei que vedou a implantação de atividades poluidoras ou que afetem os mananciais de água na Área de Proteção Ambiental (APA) - “Serra Dona Francisca”.

Conheça todas as proposições do Deputado Wilson Vieira (Dentinho) no seguinte endereço: https://bit.ly/33Ypnsf

Enquanto Deputado - Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa catarinense, nos anos de 2003 e 2004, viabilizou a criação do Programa Antonieta de Barros (PAB), instituiu o Curso Pré-Vestibular para servidores, funcionários e estagiários da Assembleia, instituiu o Projeto Político-Pedagógico e o lançamento da primeira Revista da Escola do Legislativo.

* Texto enviado pela assessoria do Deputado Wilson Vieira (Dentinho).

** Atualização: o Deputado faleceu em 24/08/2020, em Joinville.


1 Central Única dos Trabalhadores.

Mandatos

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Wilson Vieira (Dentinho). 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/990-Wilson_Vieira_Dentinho>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina