Legislativo / Deputado Federal / Legislaturas

Visualização

38ª Legislatura

1946 - 1951

Com o fim do Estado Novo (1937-1945), concretizado em 29 de outubro de 1945, com a deposição do Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, ficou estabelecida a manutenção das eleições e a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte para elaborar uma nova Constituição Nacional, a Constituição de 1947. 

Assim, o Estado de Santa Catarina elegeu sua representação para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Senado Federal. O Senado na República. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/documentos/sobre-o-senado/historia/o-senado-na-republica>. Acesso em: 2 nov. 2019.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjA0MzI=>. Acesso em: 21 mai. 2017.

SANTA CATARINA. Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Resenha Eleitoral: Eleições Catarinenses 1945-1998. Florianópolis: Comissão Editorial do TRE, 2001. 198 p. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzQ2Mw==>. Acesso em: 16 mai. 2018.

Biografias

Aderbal Ramos

Aderbal Ramos

Advogado, jornalista e banqueiro, natural de Florianópolis/SC. Deputado Constituinte de 1935, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Federal, por dois mandatos, e Governador do Estado de Santa Catarina, no século XX.

Hans Jordan <small>(Suplente)</small>

Hans Jordan (Suplente)

Empresário e industrial, natural de Joinville/SC. Vice-Prefeito na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Constituinte de 1946 e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Max Tavares do Amaral

Max Tavares do Amaral

Advogado e empresário, natural de Itajaí/SC. Deputado Constituinte de 1946 e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX.

Otacílio Costa

Otacílio Costa

Fazendeiro, militar, advogado provisionado, promotor público, jornalista e escritor, natural de Lages/SC. Prefeito na terra natal, duas vezes Deputado Constituinte (1910 e 1928) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal Constituinte de 1946, no século XX.

Rogério Vieira

Rogério Vieira

Advogado e funcionário público, natural de São Francisco do Sul/SC. Prefeito na terra natal e em Florianópolis/SC, Deputado Constituinte de 1935 e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Deputado Constituinte de 1946 e Deputado Federal, no século XX. Secretário de Estado de Viação e Obras Públicas e de Agricultura, entre outras funções exercidas.

Memória Política de Santa Catarina