Diomício Freitas
Diomício Freitas

Empresário, natural de Orleans/SC. Deputado Federal representando os catarinenses, século XX. Sócio proprietário de carboníferas e de diversas empresas no território catarinense.

Informações Gerais

Nome completo
Diomício Manoel de Freitas
Filiação
Manuel Delfino de Freitas e Maria Benvinda de Freitas
Nascimento
19/04/1911
Local de nascimento
Orleans/SC
Falecimento
29/05/1981
Local de falecimento
Criciúma/SC
Profissão
Empresário
Partido
Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e União Democrática Nacional (UDN)
Base Eleitoral
Sul

Diomício Freitas

Nasceu em 19 de abril de 1911, em Orleans/SC. Filho de Manuel Delfino de Freitas e de Maria Benvinda de Freitas. Casou com Agripina Francioni de Freitas, com quem teve seis filhos. O atual Deputado Federal Daniel Freitas é bisneto de Diomício, neto de Hilário, seu filho mais velho.

Diomício realizou os estudos primários na cidade natal. Com 12 anos de idade trabalhou como telegrafista na Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, em Tubarão/SC. Foi promovido a Agente de Primeira Classe, atuando na Estação Sangão, em Criciúma.

Em 1929, integrou a Aliança Liberal, que fazia oposição à candidatura de Júlio Prestes ao cargo de Presidente do Brasil.

Na década de 1940, ingressou no ramo carbonífero, atividade que conhecia desde a adolescência, comprou a empresa Carbonífera Caeté Ltda., de Urussanga, em sociedade com Santos Guglielmi. Na década seguinte, os dois empresários adquiriram a Carbonífera Cocal, com uma boca de mina em Cocal/SC e outra em Criciúma/SC, uniram as duas companhias e criaram a Carbonífera Criciúma.

No final da década de 1950, seu grupo criou a empresa de Navegação Catarinense (NAVECAL) e comprou a Carbonífera Metropolitana, detentora da maior reserva de carvão do Estado.

Pela União Democrática Nacional (UDN), era um dos fundadores e filiado desde 1945, concorreu ao cargo de Deputado Federal por Santa Catarina, em 1962, recebeu 27.512 votos, sendo eleito, assumiu o cargo em fevereiro de 1963 e integrou a 42ª Legislatura (1963-1967). No mandato, participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Finanças: Suplente, 1963-1964;
  • Minas e Energia: Suplente, 1966;
  • Transportes, Comunicações e Obras Públicas: Titular, 1963-1966.

Nas eleições de 1978, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), ficou primeiro suplente do Senador por Santa Catarina, Lenoir Vargas, eleito indiretamente, “Senador Biônico”, mas não foi convocado.

Além de atividades em companhias carboníferas, Diomício foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Conselheiro da Companhia Halles de Investimentos, de São Paulo/SP. 

Foi Vice-Presidente do Diretório Regional da Arena em Santa Catarina e membro da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, da Associação Nacional de Fabricantes de Azulejos e do Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Carvão.

Teve o controle acionário das rádios Eldorado, de Criciúma, Difusora, de Laguna e Araranguá, da TV Eldorado, da Cerâmica CECRISA, e de empresas de diversas áreas.

Empregou muitas pessoas nas 18 empresas de seu grupo, também por isto foi considerado um dos 20 catarinenses que marcaram o Século 20 em SC, listado pelo Grupo RBS. 

No dia 28 de maio de 1981, envolveu-se em um acidente automobilístico na BR-101, próximo a Imbituba/SC, quando seguia para o aeroporto em Florianópolis/SC, onde embarcaria para o Rio de Janeiro, com objetivo de participar de uma reunião na CSN. 

Faleceu em 29 de maio de 1981, em Criciúma/SC.

Homenagens

  • Aeroporto Diomício Freitas, Criciúma.
  • Rua Diomício Freitas nos municípios catarinenses de Içara, Nova Veneza e Siderópolis.
  • Avenida Deputado Diomício Freitas, em Criciúma e Florianópolis.

Mandatos

Referências

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resenha Eleitoral - Eleições Catarinenses 1945-1998. 2001. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjI2OQ==>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Diomício Freitas. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1164-Diomicio_Freitas>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina