Geraldo Gama Salles
Geraldo Gama Salles

Advogado, natural de Itajaí/SC. Governador interino de Santa Catarina, Secretário da Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça, século XX.

Informações Gerais

Filiação
Urbano Müller Salles e Maria Emília Gama Salles
Nascimento
29/03/1929
Falecimento
06/11/2014
Local de falecimento
Florianópolis
Formação
Direito
Profissão
Advogado

Geraldo Gama Salles

Nasceu em 29 de março de 1929, em Itajaí/SC. Filho de Urbano Müller Salles e de Maria Emília Gama Salles. Casou com Romilda Briziguelli Salles e tiveram doze filhos.

Oriundo de família do meio jurídico, seu pai foi Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), entre 1947 e 1952. Seguiram a carreira de magistrado seu avô, irmão, tio e primos.

Mudou-se para Florianópolis/SC ainda criança, devido às atividades do pai. Cursou o primário no Grupo Escolar Lauro Müller e o secundário no Colégio Catarinense. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis, em 1951. Continuou sua formação nos Estados Unidos da América (EUA), fez mestrado em Direito Comparado na Southern Methodist University, concluído em 1957, e cursou língua inglesa na Duke University.

No período em que cursava Direito, desempenhou atividades na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ocupou os cargos de Diretor da Secretaria e de Secretário de Comissão Permanente da Casa. 

Exerceu diversas outras funções: Procurador e Secretário da Prefeitura de Florianópolis; Consultor Jurídico da Bolsa de Valores e da Diretoria da Organização da Produção da Secretaria de Estado da Agricultura; advogado do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (Banco INCO); e professor assistente do curso de Direito Penal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Advogado de carreira, integrou por vários períodos o Conselho da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Atuou na assessoria jurídica do PLAMEG I (Plano de Metas do Governo), na gestão de Celso Ramos, e foi Procurador e membro da Comissão de Programas e Coordenação Orçamentária do PLAMEG II, executado na gestão de Ivo Silveira.

Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Justiça, entre 1971 e 1973, nomeado pelo Governador Colombo Salles.

Em 1973, recebeu nomeação para o cargo de Desembargador do TJSC, na vaga do Quinto Constitucional destinado aos advogados. No Tribunal, exerceu as funções de Vice-Presidente (início dos anos 1980) e Presidente (1982 e 1986-1987).

No ano de 1986, durante o período que chefiou o Poder Judiciário catarinense, assumiu interinamente o cargo de Governador de Santa Catarina, na ausência do titular, Esperidião Amin, por um curto período de tempo.

Faleceu em 6 de novembro de 2014, em Florianópolis.

Mandatos

Referências

FLICKR. Foto: Geraldo Gama Salles. 2013. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0ODI=>. Acesso em: 21 ago. 2019.

SEVERINO, Fabrício. Desembargador aposentado Geraldo Gama Salles: e a trajetória da família que respira o Direito. 2010. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0NDY=>. Acesso em: 21 ago. 2019.

SOUZA, Colombo de. Morre ex-presidente do TJ-SC e governador interno, desembargador Gama Salles. Notícias do Dia +. Florianópolis, 6 nov. 2014. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0NjY=>. Acesso em: 21 ago. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Geraldo Gama Salles. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1371-Geraldo_Gama_Salles>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina