Advogado, natural de Itajaí/SC. Governador interino de Santa Catarina, Secretário da Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça, século XX.
Filiação Urbano Müller Salles e Maria Emília Gama Salles |
Nascimento 29/03/1929 |
Falecimento 06/11/2014 |
Local de falecimento Florianópolis |
Formação Direito |
Profissão Advogado |
Nasceu em 29 de março de 1929, em Itajaí/SC. Filho de Urbano Müller Salles e de Maria Emília Gama Salles. Casou com Romilda Briziguelli Salles e tiveram doze filhos.
Oriundo de família do meio jurídico, seu pai foi Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), entre 1947 e 1952. Seguiram a carreira de magistrado seu avô, irmão, tio e primos.
Mudou-se para Florianópolis/SC ainda criança, devido às atividades do pai. Cursou o primário no Grupo Escolar Lauro Müller e o secundário no Colégio Catarinense. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis, em 1951. Continuou sua formação nos Estados Unidos da América (EUA), fez mestrado em Direito Comparado na Southern Methodist University, concluído em 1957, e cursou língua inglesa na Duke University.
No período em que cursava Direito, desempenhou atividades na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ocupou os cargos de Diretor da Secretaria e de Secretário de Comissão Permanente da Casa.
Exerceu diversas outras funções: Procurador e Secretário da Prefeitura de Florianópolis; Consultor Jurídico da Bolsa de Valores e da Diretoria da Organização da Produção da Secretaria de Estado da Agricultura; advogado do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (Banco INCO); e professor assistente do curso de Direito Penal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Advogado de carreira, integrou por vários períodos o Conselho da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Atuou na assessoria jurídica do PLAMEG I (Plano de Metas do Governo), na gestão de Celso Ramos, e foi Procurador e membro da Comissão de Programas e Coordenação Orçamentária do PLAMEG II, executado na gestão de Ivo Silveira.
Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Justiça, entre 1971 e 1973, nomeado pelo Governador Colombo Salles.
Em 1973, recebeu nomeação para o cargo de Desembargador do TJSC, na vaga do Quinto Constitucional destinado aos advogados. No Tribunal, exerceu as funções de Vice-Presidente (início dos anos 1980) e Presidente (1982 e 1986-1987).
No ano de 1986, durante o período que chefiou o Poder Judiciário catarinense, assumiu interinamente o cargo de Governador de Santa Catarina, na ausência do titular, Esperidião Amin, por um curto período de tempo.
Faleceu em 6 de novembro de 2014, em Florianópolis.
FLICKR. Foto: Geraldo Gama Salles. 2013. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0ODI=>. Acesso em: 21 ago. 2019.
SEVERINO, Fabrício. Desembargador aposentado Geraldo Gama Salles: e a trajetória da família que respira o Direito. 2010. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0NDY=>. Acesso em: 21 ago. 2019.
SOUZA, Colombo de. Morre ex-presidente do TJ-SC e governador interno, desembargador Gama Salles. Notícias do Dia +. Florianópolis, 6 nov. 2014. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTI0NjY=>. Acesso em: 21 ago. 2019.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Geraldo Gama Salles. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1371-Geraldo_Gama_Salles>. Acesso em: 03 de dezembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)