Padre, advogado provisionado, promotor público e militar, natural de Portugal/PT. Duas vezes deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.
Filiação José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado |
Local de nascimento Portugal/PT |
Falecimento 29/04/1859 |
Local de falecimento Desterro/SC |
Formação Eclesiástica |
Profissão Padre, advogado provisionado, promotor público, militar |
Nasceu em Portugal. Filho de José de Araújo Figueiredo e Maria Mendonça Furtado.
Na Província de Santa Catarina, em Desterro/SC (atual Florianópolis) desempenhou as funções de: Advogado provisionado (não formado em Direito, mas com autorização para atuar); Promotor Público interino na Comarca da Capital; e Vigário de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão (no atual bairro do Ribeirão da Ilha), de Nossa Senhora das Necessidades de Santo Antônio (hoje Santo Antônio de Lisboa) e de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa (atual Lagoa da Conceição).
Residia no Morro da Lagoa (também chamado de Morro do Padre Doutor, em sua homenagem). Foi Capelão do Batalhão de Caçadores da 1ª Linha e reformado como Tenente-Quartel-Mestre do 1º Corpo de Cavalaria de Desterro.
Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina com dois mandatos:
Faleceu a 29 de abril de 1859, em Desterro/SC.
PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.
PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.
STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Caetano de Araújo Figueiredo Mendonça Furtado. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/156-Caetano_de_Araujo_Figueiredo_Mendonca_Furtado>. Acesso em: 11 de setembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)