Herneus de Nadal
Herneus de Nadal

Advogado, natural de Palmitos/SC. Prefeito de Caibi/SC, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Herneus João de Nadal
Filiação
Carlos de Nadal e Irma Nardin de Nadal
Nascimento
06/03/1955
Local de nascimento
Palmitos/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogado
Partido
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)

Herneus de Nadal

O Conselheiro Herneus João de Nadal é natural de Palmitos/SC, onde nasceu em 6 de março de 1955. Filho de Irma e Carlos de Nadal, casado com Laine de Nadal – in memoriam e tem três filhos: João Eduardo, Luiz Henrique e Maria Elisa.

Advogado formado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta/RS, seu primeiro teste nas urnas foi em 1982, onde iniciou sua carreira política como Prefeito de Caibi, município do Oeste catarinense, distante 650 quilômetros da Capital. Presidiu a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e, logo depois, em Chapecó foi Diretor Regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Deputado Estadual por cinco mandatos consecutivos, chegou à Assembleia Legislativa pela primeira vez em 1990, com 15.587 votos. No segundo mandato foram 20.793 votos, número que logo foi superado com os 34.313 votos da eleição subseqüente. Em 2002, Nadal foi o 21º colocado em número de votos, ganhou a simpatia de 33.272 eleitores. Nos dois primeiros anos desse mandato foi líder do governo. Em fevereiro de 2005, Nadal foi eleito por unanimidade Vice-Pesidente da Assembleia Legislativa até janeiro de 2007. Na última eleição, em 2006, conquistou 72.093 votos - a maior votação da história do Parlamento Estadual.

Integrou as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Legislação Participativa e a de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia. Atuou, ainda, nas Comissões de Agricultura, de Defesa do Consumidor e de Direitos Humanos, além de ter representado o Parlamento em missões cooperativas internacionais.

Um conselheiro do TCE escolhido pela Assembleia

Ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina no dia 20 de julho de 2009, no cargo de Conselheiro. O ato de nomeação (n.º 815) foi assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, publicado no Diário Oficial nº 18.611, de 25 de maio, que circulou no dia 29 de maio. 

A escolha do Deputado Herneus de Nadal, votado no final de abril para ser Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), interrompeu uma exitosa trajetória política com duração de 27 anos. Ele foi escolhido pelos colegas parlamentares, que sempre reconheceram em Herneus qualidades fundamentais ao bom desempenho da vida pública: ser correto, aberto ao diálogo, capaz de manter entendimentos na busca do melhor caminho para encontrar de soluções com amplo interesse social.

Exatamente por isso o Deputado foi convocado para outra importante missão, num espaço público que pela primeira passou a ser ocupado por um catarinense do extremo-Oeste. A função de conselheiro é extremamente seletiva e de alta responsabilidade, pois a corte tem a responsabilidade de fiscalizar o destino dos recursos públicos, orientar poderes do Estado e prefeituras, bem como empresas públicas, até punir quem não cumpre a legislação.

Escolha democrática - Herneus concorreu entre 18 postulantes, dos quais 13 foram à votação em plenário. O deputado recebeu 35 votos e foi festejado pelos colegas de todos os partidos. Foi eleito por maioria absoluta dos deputados, novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, função que exerce até hoje.  

Atualizações

No ano de 2018, o conselheiro foi o relator das contas do Governo do Estado de Santa Catarina.

Em 4/2/2019, tomou posse como vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2019-2020.

Em 16/12/2020, em sessão extraordinária, o Pleno do TCE-SC reelegeu-o, por unanimidade, para o cargo de vice-presidente (biênio 2021-2023). No dia 1º/2/2021, a posse da nova diretoria foi transmitida pelo canal do YouTube do TCE-SC, em razão da pandemia do coronavírus.

* Texto enviado pela assessoria do Conselheiro Herneus de Nadal. 

Mandatos

Referências

SANTA CATARINA. Tribunal de Contas de Santa Catarina. Conselheiros Adircélio e Herneus são reconduzidos à Presidência e à Vice-Presidência do TCE/SC e Ascari é eleito corregedor-geral para o biênio 2021-2023. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTk0NTM=>. Acesso em: 30 jun. 2021.

SANTA CATARINA. Tribunal de Contas de Santa Catarina. Herneus De Nadal - Vice-Presidente. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTk0OTI=>. Acesso em: 18 nov. 2021.

SANTA CATARINA. Tribunal de Contas de Santa Catarina. Na posse da nova diretoria, TCE/SC reforça compromisso com parcerias institucionais e prioridade a temas de maior impacto público. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTk0NjY=>. Acesso em: 30 jun. 2021.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Herneus de Nadal. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/383-Herneus_de_Nadal>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina