Advogado e diplomata, natural de Desterro/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX. Filho de Hercílio Luz.
Filiação Hercílio Pedro da Luz e Etelvina Cesarina Ferreira da Luz |
Nascimento 13/08/1888 |
Local de nascimento Desterro/SC |
Falecimento 19/04/1944 |
Local de falecimento Rio de Janeiro/RJ |
Formação Direito |
Profissão Advogado e diplomata |
Partido Partido Republicano Catarinense (PRC) |
Nasceu em 13 de agosto de 1888, em Desterro/SC (hoje Florianópolis). Filho de Etelvina Cesarina Ferreira da Luz e de Hercílio Pedro da Luz. Casou com uma dinamarquesa e não tiveram filhos.
Seu pai, Hercílio Luz, era engenheiro, atuou em obras públicas, foi três vezes Presidente de Santa Catarina (atual cargo de Governador do Estado) e Senador da República, entre outras funções exercidas.
A avó paterna, Joaquina Ananias Neves da Luz, filha de Joaquim Xavier Neves, um militar e fazendeiro da região do Vale do Cubatão, hoje município de Águas Mornas/SC, que foi Deputado na Assembleia Legislativa Provincial catarinense, por sete vezes, Presidente interino da Província catarinense e eleito Presidente da República Juliana, mas não tomou posse.
Seu irmão, Abelardo Luz, foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Prefeito de Florianópolis/SC. Carmem Maria Ferreira da Luz, uma de suas irmãs, casou com Joe Collaço, igualmente foi Deputado Estadual por três vezes, também de família de políticos.
Alfredo iniciou o curso de Direito em São Paulo e concluiu-o no Rio de Janeiro/RJ, em 1910. Durante a graduação, escreveu artigos intitulados “Cruz e Souza”, para a Gazeta Catarinense, em janeiro de 1908.
Foi funcionário do Itamaraty, atuou em diversas Embaixadas Brasileiras, inclusive em Londres, tendo chegado a Secretário na carreira diplomática.
Pelo Partido Republicano Catarinense (PRC), elegeu-se Deputado Estadual ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa), em junho de 1920, com 2.082 votos, para preenchimento de vaga, em função da renúncia de Cid Campos, e tomou posse em 1921 para a 11ª Legislatura (1919-1921).
Depois do Parlamento, exerceu a advocacia em Santa Catarina e residiu em Blumenau/SC por alguns anos.
Fundador da Cadeira número 3 da Academia Catarinense de Letras e incentivador para a colocação de uma herma (estátua, busto) em homenagem a Cruz e Souza.
Faleceu em 19 de abril de 1944, no Rio de janeiro/RJ.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.
MATOS, Felipe. Armazém da Província: Vida Literária e Sociabilidades Intelectuais em Florianópolis na Primeira República. 2014. 241 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTYz>. Acesso em: 7 ago. 2017.
PAULI, Evaldo. Hercílio Luz, governador inconfundível. Florianópolis: Governo do Estado de Santa Catarina, 1976.
PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.
PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.
STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Alfredo Felipe da Luz. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/44-Alfredo_Felipe_da_Luz>. Acesso em: 03 de dezembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)