João Macagnan
João Macagnan

Advogado, natural de Água Doce/SC, Vereador na cidade natal, Prefeito de Itajaí/SC, Deputado Constituinte e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI. Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Informações Gerais

Nome completo
João Omar Macagnan
Filiação
Vitório Amado Macagnan e Alfredina Verona Macagnan
Nascimento
03/09/1943
Local de nascimento
Água Doce/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogado
Partido
PMDB, PFL

João Macagnan

Nasceu em Água Doce/SC, em 3 de setembro de 1943. Filho de Vitório Amado Macagnan e Alfredina Verona Macagnan. Casado com Claucir Anamaria Macagnan e pai de três filhos: Omar Luiz (in memoriam), Juliana Kácia e João Felipe.

Formação:

  • Escola Básica Rute Lebarbechon, Água Doce; 
  • Ginásio Normal Pedro Américo, Água Doce;
  • Segundo Grau: Colégio Técnico Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva, Água Doce; Colégio Normal Governador Ivo Silveira, Herval D’Oeste/SC;
  • Superior: Curso de Direito pela Fundação de Ensino do Polo - Geo Educacional do Vale do Itajaí/FEPEVI, conclusão 1977.

Atuação política e vida pública

Membro fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Município de Água Doce, integrou sua Comissão Executiva Provisória como Secretário e responsável pelos trabalhos burocráticos e organizacionais do Partido.

Nas eleições de 1966, foi eleito Vereador à Câmara de Água Doce. Indicado líder da bancada e membro de várias Comissões no Parlamento, destacou-se pelos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Justiça e Redação. Exerceu também o cargo de Secretário da Mesa Diretora da Casa, em várias ocasiões, assumiu a Presidência do Legislativo. Esse desempenho lhe valeu “Menção Honrosa”, conferida pela Câmara de Vereadores de Água Doce, em 1983, pela unidade de seus integrantes.

Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Itajaí, desde outubro de 1983, respondeu também pelo Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral. Em 1985, foi nomeado Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Itajaí/SC.

Nesse mesmo ano, por ocasião da eleição dos novos membros do diretório do PMDB de Itajaí, João Omar Macagnan foi escolhido, por unanimidade, presidente e, ainda, indicado delegado junto ao Diretório Regional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Foi eleito Deputado Estadual em 1986, sendo diplomado em 15 de dezembro do mesmo ano. Como Deputado, foi Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça por dois anos, além de ter participado, na elaboração da CARTA MAGNA ESTADUAL e membro da Comissão e Leis da Câmara de Deputados.

Em 1988, foi eleito Prefeito Municipal de Itajaí. Foi Vice-Presidente da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), dos períodos de 89/90 e 91/92. Presidente da Associação dos Prefeitos do PMDB de Santa Catarina de 1989 a 1992.

Em 1994, ingressou no PFL, tendo sido eleito Coordenador Regional do Partido no ano seguinte.

Em 1996, foi eleito Vice-Prefeito de Itajaí. Em 1997, eleito presidente do PFL de Itajaí.

Em 1997, assumiu a Administração Geral do Porto de Itajaí com a Administradora Hidroviária Docas Catarinenses (ADHOC), quando incrementou a movimentação do Porto de Itajaí com a aquisição de novos equipamentos e funcionamento do Porto 24 horas. Ao final de março de 1998, licenciou-se da ADHOC, do cargo de Administrador Geral do Porto de Itajaí para concorrer as eleições daquele ano como candidato a deputado estadual pelo PFL.

Em outubro de 1998, foi eleito Deputado Estadual.

Assumiu como Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, de 1998 a 2002.

Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Presidente Nacional da Câmara Técnica Jurídica do Ministério do Meio Ambiente. Membro do Grupo de Energia de Santa Catarina (GENESC). Conselheiro da Região Metropolitana de Florianópolis. Membro Nacional do Conselho da Biosfera da Mata Atlântica.

De maio de 2007 a maio de 2010, assumiu a função de Diretor Administrativo do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (BADESC).

João Omar Macagnan é objetivo em relação a Itajaí: “Itajaí é minha terra do coração, aqui formei minha família e estruturei minha vida pública. Lugar de povo simples e trabalhador, gente que evolui com simpatia e respeito ao próximo, sem dúvida, um excelente lugar para viver”.

* Texto enviado pela assessoria do Deputado João Omar Macagnan.

Homenagens

  • Praça João Macagnan, em Água Doce.
  • Homenageado como Deputado Constituinte, em sessão especial da Assembleia Legislativa, em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense assinada em 5 de outubro de 1989.
  • Câmara de Vereadores oficializou congratulações e reconhecimento ao ex-prefeito João Omar Macagnan, pelos relevantes serviços prestados em prol de Itajaí, em 2019.

Mandatos

Referências

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Redemocratização: Constituinte de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgwNjY=>. Acesso em: 10 mar. 2017.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Alesc celebra os 30 anos da Constituição Estadual. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTQxNzk=>. Acesso em: 2 out. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição Estadual de 1989. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjkzNzY=>. Acesso em: 16 mar. 2017.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia João Macagnan. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/473-Joao_Macagnan>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina