Leônidas Coelho de Souza

Engenheiro Agronômico, natural de São João do Montenegro/RS, Prefeito e Vereador em municípios catarinenses e gaúchos, eleito Deputado Estadual na Casa Legislativa, não tomou posse e possibilitou a convocação de Antonieta de Barros, século XX.

Albano Coelho de Souza e Idalina Brochier Coelho de Souza
Nascimento
18/06/1889
em São João do Montenegro/RS
Falecimento
31/01/1976
Local de falecimento
Caxias do Sul/RS
Engenharia Agronômica
Engenheiro Agronômico
Partido
Partido Liberal Catarinense (PLC)

Leônidas Coelho de Souza

Nasceu em 18 de junho de 1889, em São João do Montenegro/RS (hoje município de Montenegro). Filho de Albano Coelho de Souza e de Idalina Brochier Coelho de Souza.

Casou duas vezes, a primeira, com Helena Neli, com quem teve Luiz Albano, Newton Fontoura, Clinton, Bairon, Gladis, Percival, Glower e Marco; a segunda, com Selma Castello Branco, tiveram os filhos Carlos Augusto e Maria Helena.

Leônidas realizou as primeiras letras na cidade natal e trabalhou na construção da Estrada de Ferro Montenegro-Caxias do Sul, de dezembro de 1905 a janeiro de 1910.

Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba/SP, no ano de 1912.

Depois de formado, retornou ao Rio Grande do Sul, onde foi promovido a Tenente-Secretário no 34º Batalhão da Reserva da Guarda Nacional.

Em 1919, seu pai e irmãos fundaram a empresa Irmãos Coelho de Souza Ltda., na qual Leônidas também trabalhou.

Em outubro de 1919, “com amigos, empreitou a construção da estrada de rodagem em Santa Catarina, em Campos Novos, entre Erval Velho e o Rio Canoas (hoje, trecho da BR-282), com 81 km de extensão, cuja obra foi concluída em janeiro de 1923” (Thomé, 2014).

Em 9 de junho de 1924, com 1.471 votos, foi eleito Conselheiro Municipal de São João do Montenegro, atual cargo de Vereador, e exerceu mandato.

Mudou-se para Caçador/SC, onde sediaram a empresa familiar e incorporaram uma colonizadora - ampliando capital, mudando o nome para Construtora e Colonizadora Irmãos Coelho de Souza Ltda.

Em Chapecó/SC, elegeu-se Conselheiro Municipal (Vereador), em 1926, e foi Vice-Presidente do Parlamento.

Foi um dos propositores da criação do Tiro de Guerra e do Ginásio Aurora, neste desempenhou funções de Inspetor escolar por dois anos.

Em 1928, “foi designado pelo município de Cruzeiro/SC (hoje Joaçaba) para organizar o quadro urbano da sede distrital da Vila Caçador, quando então abriu os trabalhos pró-emancipação do futuro Município de Caçador” (Thomé, 2014).

Durante a Revolução de 1930, comandou o Batalhão Patriótico da antiga Guarda Nacional, composto por mais de 850 homens, assegurando a passagem de Getúlio Vargas por Santa Catarina. Em 1931, foi eleito Presidente da Junta Liberal de Rio Caçador.

Foi Secretário Municipal e Interventor Municipal de Cruzeiro (hoje cargo de Prefeito), de julho e dezembro de 1932.

Em março de 1934, foi nomeado Prefeito Provisório do novo município de Caçador/SC, recém-emancipado, ocupando a função por um ano.

Ainda em 1934, elegeu-se Deputado Estadual ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa), pelo Partido Liberal, com 35.226 votos, porém, não tomou posse à 1ª Legislatura (1935-1937). Para sua vaga foi convocada a suplente Antonieta de Barros - a primeira mulher no parlamento catarinense e a primeira negra a assumir mandato popular no Brasil

Em dezembro de 1934, os Irmãos Coelho de Souza descobriram uma jazida de petróleo e iniciaram uma série de perfurações bem sucedidas entre 1937 e 1940. O Governo Federal lacrou a jazida e proibiu novas perfurações.

Retornou mais uma vez ao Rio Grande do Sul, onde atuou na gestão da Prefeitura de Erechim e na organização da escola agrícola, de novembro de 1936 a maio de 1937.

Voltou a São João do Montenegro, onde foi nomeado Diretor de Obras Públicas, permanecendo até 8 de fevereiro de 1943.

No Rio Grande do Sul, por indicação política, foi Prefeito dos municípios de Bom Jesus, de 11 de agosto de 1943 a 19 de maio de 1945, e de Marcelino Ramos, de 8 de junho a novembro de 1945.

Em junho de 1949, assumiu como Superintendente da Colônia Agrícola Nacional General Osório (CANGO), nomeado pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra.

Finalizou a vida pública como Diretor do Posto Agropecuário em Erechim/RS, do Ministério da Agricultura. Com 70 anos, recebeu aposentadoria compulsória, passando a residir em Caxias do Sul/RS.

Faleceu em 31 de janeiro de 1976, em Caxias do Sul/RS.

Homenagens

• Avenida Leônidas de Souza, Três Portos, Sapucaia do Sul/RS.
  • Passagem Leônidas de Souza, Getúlio Vargas, Sapucaia do Sul/RS.

Hospedes e Viajantes: Dr. Leonidas Coelho de Souza. Republica: Orgão do Partido Republicano Catharinense. Florianópolis, 15 set. 1921. n. 874, p.3, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUyODM=>. Acesso em: 7 jun. 2017.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

GUIA MAIS. Leônidas de Souza. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUyMzc=>. Acesso em: 7 jun. 2017.

RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura Municipal de Bom Jesus . Ex-prefeitos. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUyNTA=>. Acesso em: 7 jun. 2017.

SANTA CATARINA. Prefeitura Municipal de Caçador. História. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUxNTk=>. Acesso em: 4 dez. 2018.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

THOMÉ, Nilson. Leônidas Coelho de Souza – O primeiro Prefeito de Caçador. 2014. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUyNjM=>. Acesso em: 7 jun. 2017.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Leônidas Coelho de Souza. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/605-Leonidas_Coelho_de_Souza>. Acesso em: 28 de março de 2024.