Antônio Francisco Mendes
Antônio Francisco Mendes

Funcionário da Fazenda e Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, século XIX.

Informações Gerais

Profissão
Funcionário Público

Antônio Francisco Mendes

Foi Oficial da Fazenda Provincial e secretário da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade, estabelecidas em Desterro/SC (atual Florianópolis), conforme relatório publicado em jornal da época. (O Despertador, 1868, p. 4).

Eleito Deputado para a Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, integrou a Legislatura (1846-1847) e participou da Comissão de Estatística - que no período emitiu seis pareceres. A comissão teve grande importância para a história de Santa Catarina porque tratou da criação de freguesias, ascensão de freguesias à categoria de vilas, limites de unidades judiciárias, eclesiásticas e político-administrativas.

Mandatos

Referências

Relatorio da administração do Provedor substituto José Gonçalves dos Santos Silva appresentado em Meza da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade por occasião do juramento e posso dos Ilr. Provedor e mais Dignidades eleitos para o Biennio compromissal de 1868 a 1870.. O Despertador. Desterro, 14 nov. 1868. A Pedido, p.3-4, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNjk2Ng==>. Acesso em: 10 jun. 2016.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Antônio Francisco Mendes. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/82-Antonio_Francisco_Mendes>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina