Jerônimo Francisco Coelho (Padre)

Vigário da Paróquia de Laguna/SC. Tio do Brigadeiro Jerônimo Francisco Coelho. Conselheiro Geral da Província de Santa Catarina, século XIX.

07/01/1830
Eclesiástica
Padre

Jerônimo Francisco Coelho (Padre)

Nasceu por volta do ano de 1782. Filho dos portugueses Jerônimo Francisco Coelho e Joana Francisca do Nascimento, falecidos em 1812. O pai, Juiz Ordinário da Câmara de Laguna/SC, obteve a patente de Capitão-Mor. O casal teve os filhos: Joana Francisca ou Joana Francisca do Nascimento; Padre Jerônimo Francisco Coelho; Mariana Francisca do Nascimento; Maria Francisca; Manuel Francisco, João Francisco; Ana Francisca; Honório Francisco e Antônio Francisco (Juiz Ordinário, Capitão e pai do Brigadeiro Jerônimo Francisco Coelho).

Em  1806, Jerônimo já era padre e, a partir de 1814,  Vigário da Paróquia de Laguna.

Foi Conselheiro Geral da Província de Santa Catarina à Legislatura (1824-1828), eleito com 28 votos. Adoeceu enquanto era Conselheiro. Segundo seu irmão, José Francisco Coelho, Conselheiro Geral da Província (1824-1828) e Deputado à Assembleia Legislativa Provincial (1835-1837), o Padre ficou dois anos sem fala e faleceu em 7 de janeiro de 1830. Os irmãos atuaram juntos na Legislatura do Conselho de 1824.

Além desse irmão, o vigário teve o sobrinho Jerônimo Francisco Coelho, que se tornou personalidade ilustre na política catarinense e nacional: Brigadeiro, engenheiro, jornalista, Deputado na Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina; Deputado Geral do Império; Conselheiro do Imperador; Presidente das Províncias do Pará e do Rio Grande do Sul; Ministro da Marinha e da Guerra do Brasil, entre outras funções militares exercidas no século XIX.

ESTEVES, Mauro. Famílias Lagunenses. 2009. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTE4Mzc=>. Acesso em: 10 out. 2017.

PORTAL OFICIAL DA DIOCESE DE TUBARÃO. Paróquia de Laguna. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTgxNjc=>. Acesso em: 10 jun. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jerônimo Francisco Coelho (Padre). 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/956-Jeronimo_Francisco_Coelho_Padre>. Acesso em: 25 de abril de 2024.