Jean Kuhlmann
Jean Kuhlmann

Especialista em Administração e Gestão Pública, administrador, natural de Blumenau/SC. Duas vezes Vereador na cidade natal e três vezes Deputado Estadual no Parlamento Catarinense pela região do Vale do Itajaí, século XXI. Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo catarinense.

Informações Gerais

Nome completo
Jean Jackson Kuhlmann
Filiação
Félix Kuhlmann e Ingenborg Kuhlmann
Nascimento
29/04/1975
Local de nascimento
Blumenau/SC
Formação
Administração
Profissão
Administrador de Empresas
Partido
PSD (Partido Social Democrático)
Base Eleitoral
Vale do Itajaí

Jean Kuhlmann

Nasceu em 29 de abril de 1975 no município de Blumenau, filho de Félix (in memoriam) e Ingeborg Kuhlmann. Formou-se em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) onde atuou no Diretório Acadêmico de Administração como presidente. Possui pós-graduação em Administração Pública, no núcleo do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e FURB e também especialização em Gestão Pública na Alemanha.

Vida Pública

Foi presidente da Associação de Moradores da Rua Primeiro de Janeiro em Blumenau. Foi candidato à Câmara de Vereadores de Blumenau por três vezes, pelo então Partido da Frente Liberal (PFL). Em 1996 conseguiu a terceira suplência com 1.159 votos. No ano 2000 se elegeu vereador com 3.242 e foi reeleito em 2004 com 7.984 votos, alcançando a maior votação de um vereador na história de Santa Catarina.

Em 2006, foi candidato a deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC)  e elegeu-se com 38.047 votos pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Em fevereiro de 2007, o parlamentar assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável atendendo ao chamado do então Governador Luiz Henrique da Silveira, função que ocupou até dezembro deste mesmo ano. Em 2010 foi reeleito deputado estadual com 59.789 votos pelo partido Democratas (DEM), conquistando a quarta maior votação.

Em 201,  foi reeleito para o terceiro mandato de deputado estadual com 56.468 votos pelo Partido Social Democrático (PSD), alcançando a oitava maior votação.

Atuação como Deputado Estadual

No primeiro mandato na ALESC, iniciado em 2007, como representante de Blumenau e da Região do Vale do Itajaí, Jean Kuhlmann defendeu a duplicação da rodovia BR-470 e a Prevenção de Desastres Naturais. Foi presidente do Fórum Parlamentar Permanente em Prol da Duplicação da BR-470 e do Fórum Permanente de Aprimoramento do Sistema de Proteção contra Enchentes em Santa Catarina. Presidiu a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a Comissão da Educação e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, e foi membro da Comissão de Transportes e Desenvolvimento e da Comissão de Finanças e Tributação. Nesse mandato o parlamentar apresentou 77 Projetos de Lei e obteve a aprovação de 66 deles.

No segundo mandato, iniciado em 2011, Jean Kuhlmann deu continuidade à luta pela duplicação da rodovia BR-470 e Prevenção de Desastres Naturais em Blumenau e na Região do Vale do Itajaí, além de criar a Frente Parlamentar de Apoio ao Setor Têxtil. Kuhlmann também defendeu investimentos do Governo de Santa Catarina nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e tecnologia. Integrou a Comissão de Segurança Pública, a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, a Comissão de Legislação Participativa e presidiu a Comissão de Proteção Civil. Nesse mandato o parlamentar apresentou 58 Projetos de Lei e obteve a aprovação de 29 deles.

Em seu terceiro mandato, iniciado em 2015, Jean Kuhlmann foi escolhido o Líder do Partido Social Democrático (PSD) na Assembleia Legislativa. O parlamentar é integrante da  Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Comissão de Proteção Civil e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. E preside a Frente Parlamentar pela Desburocratização, a Frente Parlamentar da Inovação Catarinense e a Frente Parlamentar de Apoio ao Setor Têxtil e Calçadista.

Atuação como Secretário de Estado

De janeiro a dezembro de 2007, período em que esteve a frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, destacou-se pelo desenvolvimento do Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense) e pelo Pró-Emprego (Programa de Expansão do Emprego e Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador).

Em sua gestão, atuou na preservação dos recursos hídricos catarinenses, na resolução do problema das enchentes na Região do Vale do Itajaí bem como deu início a outras ações que não foram concluídas, a exemplo do novo Código Ambiental e a situação dos Recursos Hídricos.

Vídeo:  www.youtube.com/watch?v=h32Jht61Egg

* Texto enviado pela Assessoria do Deputado Jean Kuhlmann.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado na Assembleia Legislativa catarinense, no endereço a seguir: https://tinyurl.com/4wsytxcs

Atualizações

Nas eleições de 2018, candidatou-se ao cargo de deputado estadual em Santa Catarina, pelo PSD, obtendo 28.830 votos e ficando com a segunda suplência da coligação PSD/PP/PSC.

No dia 30 de março de 2021, Jean Kuhlmann foi convocado e tomou posse à 19ª Legislatura (2019-2023), na qualidade de segundo suplente daquela coligação, pelo período de sessenta dias, durante a licença por motivos particulares do Deputado Julio Garcia, por igual período, a contar de 24 de março de 2021.

Imagens

Foto: Solon Soares/Agência AL

Foto: Santiago Kerscher/Agência AL

Mandatos

Referências

ND Mais. Jean Kuhlmann assume cadeira de Júlio Garcia na Alesc. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkzODg=>. Acesso em: 5 mai. 2021.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Jean Kuhlmann. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/971-Jean_Kuhlmann>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina