Natalino Lázare
Natalino Lázare

Professor, escritor e consultor público, natural de Videira/SC, Prefeito em Arroio Trinta/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Filiação
Jocelino Lázare e Agnese Trento Lázare
Nascimento
25/12/1947
Local de nascimento
Videira/SC
Formação
Letras Português e Francês
Profissão
Professor, escritor e consultor público
Partido
Partido da República (PR)
Base Eleitoral
Alto Vale do Rio do Peixe

Natalino Lázare

Filho de Jocelino Lázare e Agnese Trento Lázare. Nasceu em 25 de dezembro de 1947, na comunidade da Barra do Veloso, no então distrito de Videira/SC, hoje município de Arroio Trinta/SC. Filho de agricultores, permaneceu na lavoura até os 14 anos, quando foi estudar no seminário de Lages/SC, onde concluiu o primeiro grau. Fez o segundo grau também em Lages, no colégio Diocesano. Desde muito cedo conheceu as dificuldades impostas pela vida, principalmente aos mais pobres, mas sempre lutou para aprender e vencer os obstáculos.

Casou-se com Ivete Maria Secco Lázare, com quem tem quatro filhos, Jucimar, Leandro, Marília e Odirlei, e hoje tem três netos: Lucas, Natália e Renato. Graduou-se em Letras Português e Francês pela antiga FEARP de Caçador e, posteriormente, foi professor e diretor em escolas de Arroio Trinta, além de atuar como professor universitário em Videira. Sua liderança, capacidade e vontade de melhorar a sociedade e contribuir para o engrandecimento das pessoas o tornaram uma referência, fato este que levou Natalino a ser convidado a ingressar na política. E foi o que aconteceu.

Foi eleito Prefeito de Arroio Trinta, de 1983 a 1988, e novamente, de 1993 a 1996, permanecendo à frente do Executivo arroiotrintense por dez anos. Neste período, foi presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e 1° secretário da Confederação Nacional dos Municípios. No intervalo entre os dois mandatos como prefeito, atuou como Gerente Regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) de Videira. Nos anos de 2001 e 2002, foi chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na gestão do então presidente Onofre Santo Agostini. Em 2008 e 2009 foi secretário do Desenvolvimento Regional de Videira. Além de ser escritor e compositor – é de sua autoria o hino de Arroio Trinta, hoje Lázare é palestrante e consultor público.

Em 2014, Natalino foi eleito, pela primeira vez, Deputado Estadual de Santa Catarina, com 20.932 votos, pelo Partido da República (PR). No Parlamento catarinense, representa o Alto Vale do Rio do Peixe, especialmente os municípios catarinenses de Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso, Tangará e Videira. É presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das Comissões de Direitos Humanos; Educação Cultura e Desporto; Prevenção e Combate as Drogas; e Trabalho, Administração e Serviço Público.

Pronunciamentos do Deputado Natalino Lázare (PR)

Maçã brasileira está seriamente ameaçada: https://goo.gl/lpcDNu

Abertura da Coreia do Sul à carne suína de SC: https://goo.gl/xBEVQ7

Menos burocracia, mais ações pela agricultura: https://goo.gl/IQthdz

* Texto enviado pela assessoria do Deputado Natalino Lázare.

Atualizações

Nas eleições de 2018, candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual em Santa Catarina, pelo PODE, obteve 12.245 votos e ficou suplente do seu partido.

Imagens 

Foto: Agência AL

Foto: Agência AL

Mandatos

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Natalino Lázare. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/980-Natalino_Lazare>. Acesso em: 23 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina