Ademar Duwe
Ademar Duwe

Empresário, natural de Jaraguá do Sul/SC. Vice-Prefeito e Prefeito em exercício na cidade natal, Deputado Constituinte de 1988, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa e Secretário de Estado de Santa Catarina. Um dos idealizadores da primeira Schutzenfest.

Informações Gerais

Nome completo
Ademar Frederico Duwe
Filiação
Amalia Duwe
Nascimento
11/06/1938
Local de nascimento
Jaraguá do Sul/SC
Profissão
Empresário
Partido
PMDB
Base Eleitoral
Jaraguá do Sul/SC
Residência
Jaraguá do Sul/SC

Vida Pessoal

Nasci em Jaraguá do Sul/SC, em 11 de junho de 1938. Casei com Ingrid Kreutzfeld Duwe e tivemos dois filhos, Ademir e Dieter Duwe.

Fundei o primeiro Supermercado de Jaraguá do Sul, em 27 de agosto de 1969, e um abatedouro de Frango, firma denominada Ademar Duwe Ltda, em 1975 passou à marca Friluza, sendo Frigorífico Rio da Luz S/A, em 1978, mudou para Fril Frigorífico Rio da Luz S/A. Já em 1984, vendemos a empresa para o Grupo Ceva SEARA, quando fui nomeado  Diretor e permaneci no grupo até 1986. Na mesma época, fui convidado para ser candidato a Deputado e foi assim o início da minha trajetória política.

Vida Pública

Fui deputado eleito para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1986. Em 1988, fui Deputado Estadual Constituinte.

Em 1989 fui nomeado Secretário, a convite do Governador Pedro Ivo Campos para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Em seguida, o governador me transferiu para Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) e exerci a função até o final do Governo de 1989.

Nas eleições de 1994 fui lançado candidato a Senador, mas não fui eleito. No início do governo de Paulo Afonso, fui convidado para assumir a Secretaria SEDUMA. No último ano do governo de Paulo Afonso, fui nomeado Secretário da Casa Civil e também eleito Vice-Prefeito de Jaraguá do Sul, onde, por várias vezes, assumi como Prefeito na Gestão de Ivo Konell (1989-1993), além de Presidente do Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Entre tantos feitos, lembro com satisfação quando a primeira obra da rede de esgoto sanitário de Jaraguá do Sul saiu do papel no Bairro Água Verde. O então ministro do Planejamento, José Serra (governo de Fernando Henrique Cardoso) me nomeou presidente em Santa Catarina do Conselho do Programa de Saneamento de Águas Residuais (PROSANEAR). Para o Estado foram disponibilizados R$ 45 milhões, dos quais RS 12 milhões liberamos para Jaraguá do Sul no governo de Geraldo Werninghaus. Igualmente da 1a Schützenfest, que eu e Norberto Barg, que presidia a Sociedade Rio da Luz, hoje Associação, lançamos a ideia da festa, concretizada em 1989, que movimenta a economia, incentiva a cultura e integra as pessoas. Outra realização foi o asfaltamento da rodovia estadual a partir da Malwee, que tinha o acesso de estrada de chão até Pomerode/SC - a obra foi iniciada no governo Pedro Ivo e inaugurada, em 1991, pelo Casildo Maldaner, Vice-Governador.

O bom é ver que a festa continua gerando empregos e renda extra, os altos investimentos do SAMAE em saneamento básico não param e a rodovia, agora revitalizada, segue na sua função social e econômica.

* Texto enviado pelo Dep. Ademar Duwe.

Sessão Especial -  25 anos da Assembleia Constituinte em SC.

Fonte: ALESC. Foto: Miriam Zomer/Agência AL Disponível: (https://goo.gl/chsXGx)

 

Homenagem aos precursores do esgotamento sanitário em Jaraguá do Sul

Fonte: (https://goo.gl/rAaYZL)

Mandatos

Referências

AGENCIA AL. ALESC. Constituintes de 1988/89 são homenageados pelo Legislativo. Disponível em: <https://goo.gl/Kg2jwu>. Acesso em: 27 ago. 2018.

ALESC. Constituição Estadual de 1989. Disponível em: <https://goo.gl/Xh7WtJ>. Acesso em: 16 mar. 2017.

SAMAE JARAGUÁ. SAMAE LANÇA MANUAL HIDROSSANITÁRIO Alunos de Guaramirim visitam Samae Samae realiza substituição de rede de água ÁGUAS DE JOINVILLE E SAMAE DE BLUMENAU POSSE CIPA 6ª SIPAT Treinamento SACO VERDE: UM INCENTIVO À RECICLAGEM Samae reinaugurou a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Jaraguá do Sul. Disponível em: <https://goo.gl/8qSsDA>. Acesso em: 27 ago. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Ademar Duwe. 2018. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/13-Ademar_Duwe>. Acesso em: 12 de dezembro de 2018.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2018)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2018)

Memória Política de Santa Catarina