Engenheiro civil, natural do Rio de Janeiro/RJ. Prefeito de Imbituba/SC, Deputado Constituinte de 1928 e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.
Nome completo Álvaro Monteiro de Barros Catão |
Filiação Alberto Brandão Viriato Catão e Cecília Januária Monteiro de Barros Catão |
Nascimento 30/09/1896 |
Local de nascimento Rio de Janeiro/RJ |
Falecimento 12/08/1941 |
Local de falecimento São Paulo/SP |
Formação Engenharia Civil |
Profissão Engenheiro Civil |
Partido Partido Republicano Catarinense (PRC) |
Nasceu em 30 de setembro de 1896, no Rio de Janeiro/RJ. Filho de Alberto Brandão Viriato Catão e de Cecília Januária Monteiro de Barros Catão. Irmão de Abigail e de Mário.
Álvaro descendia de Lucas Antônio Monteiro de Barros, Barão e Visconde de Congonhas do Campo.
Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1918.
Casou com Luísa Amélia Torres Bocayuva Catão e tiveram os filhos Álvaro Luís Catão (foi Deputado Federal e Senador por Santa Catarina), Francisco João e Riza Maria.
Transferiu-se para Santa Catarina em 1919, para gerenciar a Organização Henrique Lage. Com a morte do empresário Henrique Laje, Álvaro passou a comandar minas de carvão e outros negócios no Sul do Estado, mudou o nome da organização para Companhia Docas de Imbituba, fundada em 1922, sendo desta seu diretor. Coordenou a instalação de modernos embarques mecanizados para escoar a produção de carvão da região, executou obras no Porto como o quebra mar externo e a construção de armazéns para cargas e de prédios para escritórios de administração.
Dirigiu a Estrada de Ferro Dona Thereza Christina.
Presidiu a Confederação Brasileira de Desportos entre 1933 e 1936.
Instalou um moinho para beneficiamento de farinha de mandioca e um descascador de arroz. Construiu uma usina termelétrica de 1.000 hp e sua rede, uma barragem para represamento de água e redistribuição para a vila, pavimentação para as ruas, residências para os funcionários, uma granja para exploração avícola e leiteira para abastecimento da população e de navios, um hotel e um colégio em Imbituba/SC.
Foi o primeiro Prefeito de Imbituba, cargo na época denominado Superintendente, governando da data de criação do município (1º de janeiro de 1924) até agosto de 1930.
Fundou o Banco da Indústria e Comércio do Rio de Janeiro.
Membro da Comissão Diretora do Partido Republicano Catarinense (PRC) e chefe do partido no Sul catarinense.
Pelo PRC, elegeu-se três vezes Deputado Estadual ao Parlamento de Santa Catarina (Congresso Representativo/Assembleia Legislativa, a partir de 1935) e exerceu mandato na:
Faleceu em 12 de agosto de 1941, na Serra da Cantareira, em São Paulo/SP, vítima de desastre aéreo.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Constituição Estadual de 1928: 1928.
BELLOLI, Mário; QUADROS, Joice; GHIDI, Ayser. A História do Carvão de Santa Catarina. Criciúma: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2002. 281 p.
CONSULTARCEP. Avenida Álvaro Catão, Operária Nova, Criciúma/SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDk1NDY=>. Acesso em: 17 nov. 2018.
ESCOL.AS. Eeb Eng Alvaro Catao. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDk1MTc=>. Acesso em: 17 nov. 2018.
GENI. Álvaro Monteiro de Barros Catão. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDk1NTk=>. Acesso em: 17 nov. 2018.
PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.
PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.
PORTO DE IMBITUBA. História. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDk1NzI=>. Acesso em: 17 nov. 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA. História. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDk2MDg=>. Acesso em: 17 nov. 2018.
STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Álvaro Catão. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/54-Alvaro_Catao>. Acesso em: 21 de novembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2022)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)