Mário Roberto Cavallazzi
Mário Roberto Cavallazzi

Engenheiro agrônomo, bancário e professor, natural de Florianópolis/SC, Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX.

Informações Gerais

Filiação
João Demaria Cavallazzi e Nilce Silva Cavallazzi
Website
https://www.facebook.com/marioroberto.cavallazzi
Nascimento
07/07/1948
Local de nascimento
Florianópolis/SC
Formação
Engenharia Agronômica
Profissão
Engenheiro agrônomo, bancário, professor
Partido
Partido Democrático Social (PDS), Partido da Reconstrução Nacional (PRN) e Partido Progressista Brasileiro (PPB)

Mário Roberto Cavallazzi

Nasceu em 7 de julho de 1948, em Florianópolis/SC. Filho de João Demaria Cavallazzi e de Nilce Silva Cavallazzi. Casou com Lenita Wendhausen Cavallazzi, pai de Vanessa, Luísa e Júlia.

Concluiu os estudos primários1 no Colégio Jurema Cavallazi e os secundários/ginasial2 no Colégio Catarinense, em Florianópolis. Bacharelou-se em Engenharia Agronômica em 1969, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez Mestrado em Economia Agrícola em 1975, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado na Universidade de Michigan/EUA.

Exerceu a função de Engenheiro Agrônomo e, posteriormente, nomeado Secretário Adjunto na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado de Santa Catarina.

Foi Professor Pesquisador e Coordenador da Área de Planejamento Agrícola na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Integrou o Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), e nele exerceu os cargos de Técnico Analista de Projeto, Chefe de Departamento de Crédito Geral e Diretor de Crédito Rural.

Em 1986, pelo Partido Democrático Social (PDS), elegeu-se Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 16.134 votos, participou da 11a Legislatura (1987-1991) e foi Deputado Constituinte (Constituição assinada em 1989).

Nesse mandato, presidiu o Diretório do PDS em Florianópolis, foi um dos Delegados da Convenção Nacional do Partido, e integrou as seguintes Comissões Permanentes:

  • Ciência, Tecnologia, Agricultura, Economia e Desenvolvimento (Membro);
  • Defesa do Consumidor (Membro);
  • Finanças e Tributação (Membro);
  • Educação, Cultura e Desporto (Membro);
  • Meio Ambiente (Membro).

Reeleito Deputado Estadual ao Legislativo catarinense, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), com 20.425 votos, tomou posse à 12ª Legislatura (1991-1995). Durante o mandato, foi Líder da Bancada e Presidente Regional do PRN.

Pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina, com 63.881 votos, e integrou a 50ª Legislatura (1995-1999). No período participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Agricultura e Política Rural (Titular e Suplente);
  • Economia, Indústria e Comércio (1º Vice-Presidente, Titular e Suplente);
  • Relações Exteriores (Titular);
  • Defesa Nacional (2º Vice-Presidente e Titular).

Homenagem

Homenageado como Deputado Constituinte de 1989, em sessão especial da Assembleia Legislativa, em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense.

Atividades Parlamentares

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina:

  • CPI Acompanhar a Gestão e as Providências do Conselho Diretor Nomeado pelo Banco Central do Brasil para Administrar o Sistema Financeiro Estadual (BESC e demais empresas), e Apurar as Razões do Ato Interventório: Membro, 1987;
  • CPI Denúncias de Possíveis Irregularidades na Readmissão de Funcionários Envolvidos em Transações Comerciais, Fraudando o Recolhimento de ICM Devido ao Estado e Comprometendo a Qualidade da Semente Comercializada (CIDASC): Membro, 1987;
  • CPI Investigar nos Âmbitos da Secretaria dos Transportes e Obras do Governo do Estado e Departamento de Estradas e Rodagem, DER/SC, Possíveis Irregularidades na Contratação de Obras Rodoviárias (Caso Maravilha e Porto São Francisco): Presidente, 1988. 

Participação em Comissões Especiais na Câmara dos Deputados:

  • Código Aduaneiro do MERCOSUL: Suplente, 1995;
  • PEC nº 7/95, Embarcação Nacional, Navegação de Cabotagem e de Interior: Titular, 1995;
  • PEC nº 33-A/95, altera Sistema de Previdência Social: Titular, 1995-1996;
  • PEC nº 33-H/95, altera Sistema de Previdência Social, Substitutivo do Senado Federal: Titular, 1998;
  • PEC nº 173/95, modifica o Capítulo da Administração Pública: Suplente, 1995-1997;
  • PL nº 1.325/95, Cria CNRPC, e PL nº 1.457/96, institui a Lei de Proteção de Cultivares: Suplente, 1996-1997;
  • Segurança Pública: Titular, 1997-1999.

1 Atual Ensino Fundamental I.
2 Atual Ensino Fundamental II.

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

Câmara dos Deputados. Biografia: Mário Cavallazzi - PPB/SC. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDc2MzE=>. Acesso em: 7 nov. 2018.

CPDOC. Fundação Getúlio Vargas. Verbete Biográfico: Mario Roberto Cavallazzi. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNDc2NDQ=>. Acesso em: 7 nov. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Redemocratização: Constituinte de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgwNjY=>. Acesso em: 10 mar. 2017.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Alesc celebra os 30 anos da Constituição Estadual. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTQxNzk=>. Acesso em: 2 out. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição Estadual de 1989. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjkzNzY=>. Acesso em: 16 mar. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Mário Roberto Cavallazzi. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/695-Mario_Roberto_Cavallazzi>. Acesso em: 18 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina