Procópio Gomes de Oliveira
Procópio Gomes de Oliveira

Comerciante, industrial, militar e juiz municipal, natural de Parati/SC, Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XX.

Informações Gerais

Filiação
João Gomes de Oliveira e de Rosa Leocádia Gallo Machado
Nascimento
08/07/1859
Local de nascimento
Parati/SC
Falecimento
29/10/1934
Local de falecimento
Joinville/SC
Profissão
Comerciante, industrial, militar e juiz municipal
Partido
Partido Republicano Catarinense (PRC)

Procópio Gomes de Oliveira

Nasceu em 8 de julho de 1859, em Parati/SC (atual município de Araquari). Filho de Rosa Leocádia Gallo Machado e de João Gomes de Oliveira.

Em 23 de setembro de 1883, casou com Maria Balbina de Miranda Gomes de Oliveira, com quem teve Plácido, Moacir, João Acácio, Maria Bárbara, Rosa, Maria das Dores, Elisa, Rosina, Violeta, Amaflor e Sara - todos “Gomes de Oliveira”. 

Seu filho, Plácido Gomes de Oliveira foi Deputado Estadual na Assembleia Legislativa catarinense. Teve outros parentes também envolvidos na política e exerceram cargos públicos e eletivos: Francisco Gomes de Oliveira; Olímpio Nóbrega de Oliveira; Plácido Olímpio de Oliveira e Carlos Gomes de Oliveira.

Ainda jovem Procópio foi ao Rio de Janeiro para trabalhar no comércio. Quando voltou à terra de origem, associou-se a Francisco José Ribeiro em um comércio de secos e molhados (1881). Posteriormente, fez sociedade com o português Antonio Ribeiro e abriram uma pequena empresa ervateira que, mais tarde, após a saída de Ribeiro, se tornaria a Companhia Industrial. Também atuou como 1º Juiz de Paz em Joinville (1888).

A Companhia Industrial funcionou por quinze anos (1891-1906), foi uma das mais importantes empresas do Norte catarinense, com atividades de beneficiamento, comércio e exportação da erva-mate, o produto que alavancou o primeiro grande ciclo econômico de Joinville e como instituição bancária. Os principais acionistas da empresa eram Abdon Batista e Coronel Ernesto Canac - fortes comerciantes e influentes na política local, foram Prefeito de Joinville e Deputado Estadual, sendo que Abdon chegou ao Senado Federal e a governar interinamente o Estado catarinense. 

Depois que a Companhia Industrial foi dissolvida, Procópio fundou a Procópio Gomes  & Cia que, anos depois, foi transferida para a Jordan, Gerken & Cia

Em 1906, fundou, com Alexandre Schlemm, a Companhia Luz e Força de Joinville - responsável pela geração de energia da região. Dedicou-se nesta até 1929, quando terminou o contrato e nova concorrência foi realizada para a prestação do serviço.

Foi Superintendente Municipal de Joinville, cargo atual de Prefeito, em dois períodos (1903-1907, e 1911-1914). São destaques de sua administração:

  • saneamento, limpeza e embelezamento;
  • instalação da energia elétrica (1909);
  • chegada da telefonia (1907);
  • aterro e construção do prédio do Mercado Municipal (na área onde está o atual);
  • melhorias das vias públicas;
  • abertura de ruas e alargamento da Avenida Getúlio Vargas e da antiga Rua do Mercado (a atual Avenida Procópio Gomes de Oliveira);
  • instalação de calçadas nas ruas centrais (do Príncipe, 15 de Novembro, entre outras);
  • acomodação do Cemitério Municipal em lugar alto e afastado do Centro;
  • estudos para ampliação da rede de abastecimento de água, entre outras.

Presidiu a Sociedade Cooperativa de Seguros de Vida Mutualidade Catarinense, em 1913, mesmo ano em que mandou construir a Vila Maria, em homenagem à esposa Maria Balbina, na antiga Rua do Mercado (atual Avenida Procópio Gomes de Oliveira), onde  passou a morar com sua família. 

Integrou o Diretório do Partido Republicano Catarinense (1914) e por esse partido foi eleito duas vezes Deputado ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa): à  Legislatura (1913-1915), com 5.512 votos, para preenchimento de vaga aberta, e à 10ª Legislatura (1916-1918), com 1.126 votos. 

Em 1920, Procópio cedeu terreno próximo à Vila Maria para o América Futebol Clube instalar seu campo e de sua varanda assistia os jogos do time.

Como militar da Guarda Nacional chegou ao posto de Coronel. 

Faleceu em 29 de outubro de 1934, em Joinville/SC.

Homenagens

  • Avenida Coronel Procópio Gomes, Bucarein, Joinville/SC.
  • Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, Centro, Jaraguá do Sul/SC.

Imagens

Retrato - Procópio e a esposa Maria Balbina
Fonte: Reprodução/ND. Acervo da Família Gomes de Oliveira.
 
Foto - Vila Maria, a casa de Procópio e de Maria Balbina, na antiga Rua do Mercado
Fonte: Reprodução/ND. Acervo da Família Gomes de Oliveira.
 
Foto - Família Gomes de Oliveira, em Joinville/SC, em 1923
Fonte: Reprodução/ Acervo da Família Gomes de Oliveira.
Legenda: A senhora ao centro é Rosa Leocádia Gallo Machado, nascida em 1830, viúva de João Gomes de Oliveira (1824-1892). Do seu lado estão quatro de seus filhos. No lado esquerdo (retratado), sua filha Rosa Gomes de Oliveira, que se casou com Antonio de Oliveira Mira, pais de Crispim Mira, escritor famoso de Santa Catarina. À esquerda, João Gomes de Oliveira (filho), Vereador em Joinville e Capitão da Guarda Nacional. No lado direito de Rosa Leocádia, está Procópio de Oliveira Gomes. No lado direito do Procópio, Clemência Gomes de Oliveira, que se casou com Francisco José Ribeiro, Vereador em Joinville. No andar de cima, no centro (sob uma flecha e no número 3), está Plácido Gomes de Oliveira. No seu lado (número 4) é Carlos Gomes de Oliveira.

Mandatos

Referências

Governo Municipal: Resolução Nº 212. Gazeta do Commercio. Joinville, 1 jan. 1914. n. 1, p.5, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU5OTQ=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Centro de Memória. Arquivos das Legislaturas: de 1835 a 2018.

CABRAL, Elisa Bezerra. Estudo geográfico do porto de São Francisco do Sul e do terminal de Itapoá-SC . 2011. 287 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU5NTE=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

DIAS, Maria Cristina. O apoio a Carlos Gomes de Oliveira, em 1922. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU4NTA=>. Acesso em: 24 jul. 2017.

DIAS, Maria Cristina. Procópio Gomes de Oliveira – Político e empreendedor no início do século 20. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU4Mzc=>. Acesso em: 24 jul. 2017.

DIAS, Maria Cristina. Plácido Olympio de Oliveira, um cronista da história de Joinville : Filho de tradicional família lusa, ele foi advogado, prefeito e deputado estadual e federal, e um dos responsáveis pela criação do Museu Nacional de Imigração e Colonização . Notícias do Dia. Joinville, 10 jan. 2016. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTYwNDA=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

DIAS, Maria Cristina. Procópio Gomes de Oliveira: empresário e político nos primórdios de Joinville : Casa onde morou um dos grandes empreendedores da cidade está de pé até hoje, na avenida que leva o seu nome . Notícias do Dia. Joinville, 12 mar. 2011. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTYwMTc=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

GUIA FÁCIL. Doutor Placido Gomes. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU5MjI=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

GUIA MAIS. Doutor Plácido Gomes Oliveira. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU5MzU=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

OLIVEIRA, Procópio Gomes de. Edital. Reform. Joinville, 10 mar. 1888. n. 121, p.2, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTU5NzE=>. Acesso em: 21 jul. 2017.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 584 p.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Procópio Gomes de Oliveira. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/815-Procopio_Gomes_de_Oliveira>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina