Dirce Heiderscheidt
Dirce Heiderscheidt

Assistente Social, natural de Ituporanga/SC. Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Dirce Aparecida Heiderscheidt
Gênero
Feminino
Filiação
Olindo Zunino e Verônica Sebold Zunino
Nascimento
06/09/1957
Local de nascimento
Ituporanga/SC
Formação
Técnica em Enfermagem e graduação em Serviço Social
Profissão
Técnico em Análises Clínicas e Assistente Social
Partido
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Dirce Heiderscheidt

A Deputada Dirce nem imaginava atuar na vida pública. Tudo foi inesperado e surpreendente e teve como o maior incentivador, um grande líder politico do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro): o ex-Governador Luiz Henrique da Silveira.

Por sua intensa identificação com a área social, chamou a atenção do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).  “Sempre fui de bastidores, a mulher que ia de casa em casa, pedindo voto, um trabalho de formiguinha, de pegar bandeira e conversar com as pessoas”, lembra a parlamentar. “Para mim, foi surpresa o incentivo do saudoso Luiz Henrique da Silveira. Ele, literalmente, virou o meu padrinho na vida pública”, confessa sentindo-se honrada até hoje.

Deputada da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) reeleita pelo PMDB, Dirce Heiderscheidt é uma mulher que faz a diferença e, com coragem e determinação, defende a adoção de políticas públicas voltadas para a área social, em especial na defesa dos idosos, das mulheres, das crianças, dos adolescentes e da pessoa com deficiência. Admite que sua paixão pelo social é vivida intensamente e por isso faz e pensa com o coração.

Casada com o ex-Prefeito de Palhoça/SC e ex-diretor Presidente da COHAB-SC (Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina), Ronério Heiderscheidt, é mãe de Anna Paula e Marianna e avó de Helena e de Henrique.

Quando Ronério assumiu a Prefeitura de Palhoça, Dirce não atuou apenas como primeira-dama. Na Secretaria da Assistência Social, ela teve participação ativa no projeto que resgatou a autoestima dos palhocenses, com ações efetivas como a criação da Escola Profissional, da Inclusão Digital, do Centro de Convivência do Idoso e do Natal Reluz, um dos eventos natalinos de maior expressão do Estado. Foi também idealizadora do projeto Faculdade da Maturidade.

No Parlamento 

É evidente que sua atuação no Parlamento prioriza a área social. Basta constatar, as leis que são de sua autoria como a que instituem o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Ambas, intensificam as ações voltadas para a saúde da mulher e do homem catarinense.

Em 2016, foi autora da lei Agosto Dourado, que incentiva as campanhas voltadas para a amamentação. Também aprovou a lei que regulamentou o Disque 180, essencial para as denúncias de violência contra a mulher.

Idosos

Já no primeiro mandato criou o Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa e por duas vezes representou nosso Estado em eventos internacionais. Como membro da IFA (Federação Internacional do Envelhecimento) busca orçamento mais justo para a politica de envelhecimento.

Como coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Alesc, a Deputada Dirce Heiderscheidt tem o desafio de defender, efetivamente, a adoção de politicas públicas voltadas para os idosos catarinenses, que hoje correspondem a 10% da população do Estado. Estima-se que 624 mil pessoas estão com idade acima de 60 anos em Santa Catarina.

Temos que garantir uma rede de proteção aos nossos idosos! Envelhecer com qualidade e dignidade de vida é um direito de qualquer cidadão brasileiro. Mas, infelizmente, o que constatamos é que os investimentos para  envelhecimento digno e ativo ainda é reduzido em nosso país”, observa.

Em 2015, cinco audiências públicas coordenadas pela parlamentar aconteceram no Estado visando realizar uma radiografia do idoso com deficiência em Santa Catarina.

Adoção

Participou ativamente da primeira edição da Campanha Laços de Amor, levando a importância da adoção por toda Santa Catarina.

Filha de Olíndio Zunino e Verônica Sebold, ainda bebê, foi adotada por Carlos Thiesen e Elvira Seemann. Daí o seu envolvimento afetivo até com a Campanha Laços de Amor. Natural de Ituporanga, adotou  Palhoça para  viver.

Esse ano, com a reedição da Campanha Laços de Amor, já empenhou novamente seu apoio e está totalmente engajada e mobilizada nesse projeto. 

Bancada Feminina

Como coordenadora da Bancada Feminina da Alesc, deixou dois grandes legados: a  criação da Galeria Lilás, que presta uma homenagem as 12 mulheres eleitas em mais de 180 anos de história do Parlamento e a institucionalização da Bancada Feminina - um passo importante para empoderamento feminino para as mulheres deputadas. 

Ela comenta que a Galeria Lilás resgatou a história das 12 deputadas eleitas em 181 anos de Parlamento Catarinense. “A Galeria Lilás, estampa em fotos cada uma dessas lideranças femininas catarinenses, que lutaram em defesa das políticas públicas para as mulheres de Santa Catarina."     

Ao se despedir, depois de 15 meses da coordenação da Bancada Feminina, a Deputada peemedebista Dirce Heiderscheidt acredita que os avanços aconteceram, mas os desafios do universo feminino no Estado para a implantação de políticas públicas efetivas ainda são imensos. Destaca que um feito pode ser considerado histórico para incrementar a participação feminina na vida pública em Santa Catarina. O Estado desponta, novamente, no ineditismo ao oficializar a criação da primeira Bancada Feminina no Poder Legislativo do país. “Um avanço na luta pelo empoderamento de poder da mulher catarinense”, informa.  

A institucionalização da Bancada Feminina irá oportunizar o desenvolvimento de ações e de políticas públicas voltadas à mulher, oferecendo mais estrutura e oportunidade de trabalhar em conjunto com prefeitas, vice, vereadoras e outras lideranças que atuam nos movimentos de mulheres. “A mobilização será mais resolutiva”. 

A parlamentar acredita que é necessário mudar o atual quadro da ínfima participação feminina na vida pública nacional. Fala que apesar da mulher ser a maioria do eleitorado brasileiro, a participação feminina na política ainda é pequena: “Com 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres na vida política ainda é irrisório. Santa Catarina dá o primeiro passo no país para mudar essa realidade ao institucionalizar a Bancada Feminina. Uma vitória de todas as mulheres catarinenses”.

Justa homenagem

Outra iniciativa foi a solicitar ao Governador Raimundo Colombo a criação da Medalha "Arte Humanitária Catarinense Senador Luiz Henrique Da Silveira", como prêmio simbólico a  ser conferido aos catarinenses que usam a arte em Projetos de Benefícios Sociais.

Dirce integrou a Mesa Diretora da Casa Legislativa (2015-2019).

Principais leis

  • Lei  nº 16.028/24.06.2013 - Institui o mês Outubro Rosa dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher.
  • Lei nº 15.923/07.12.2012 - Institui o 15 de setembro como Dia Estadual em Defesa da Pessoa Idosa.
  • Lei nº 16.416/23.06.2014 - Institui o "Novembro Azul", mês dedicado ao desenvolvimento de ações de prevenção e conscientização à saúde do homem, no âmbito do Estado de Santa Catarina.
  • Lei nº16.073/02.08.2013 - Institui o Dia Estadual do Cuidador de Idosos, no Estado de Santa Catarina.
  • Lei nº 16.058/18.07.2013 - Institui o Dia Estadual do Brincar, no Estado de Santa Catarina.
  • Lei nº 16.906/13.04.2016 - Institui o Agosto Dourado, mês dedicado a ações voltadas ao aleitamento materno, no Estado de Santa Catarina.
  • Projeto de Lei 0041.0/2016 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e manutenção de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmaras de vídeo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPs), no âmbito do Estado de Santa Catarina.

Participações em Fóruns Parlamentares e Frentes Parlamentares -  2015/2016

  • Fórum Parlamentar com Objetivo de Avaliar e Acompanhar a Situação do Transporte Coletivo Intermunicipal.
  • Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.
  • Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias.
  • Frente Parlamentar de Apoio ao Setor Têxtil e Calçadista - (Reconstituída).
  • Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense  - (Reconstituída).
  • Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Assistência Social.
  • Frente Parlamentar em Atenção Integral à Saúde da Mulher.
  • Frente Parlamentar de Apoio aos Projetos de Combate à Dengue, Chikungunya e Zica.
  • Frente Parlamentar para Acompanhar o Programa "Crescendo Juntos - Programa Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais" do Estado de Santa Catarina.
  • Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Economia Solidária.

Conheça todas as proposições apresentadas pela Deputada no Parlamento Catarinense, no seguinte endereço: https://bit.ly/3xCMJTp

*Texto enviado pela assessoria da Deputada Dirce Heiderscheidt.

Atualizações

Nas eleições de 2018, candidatou-se ao cargo de deputada estadual em Santa Catarina, pelo MDB, e com 32.332 votos obteve a primeira suplência da coligação MDB/PSDB.

Em 7 de outubro de 2020, foi convocada e tomou posse (19ª Legislatura - 2019-2023) como 1ª suplente da coligação MDB/PSDB, pelo período de sessenta dias, durante a licença por motivos particulares do Deputado Fernando Krelling por igual período.

Em 9 de fevereiro de 2021, passou a ocupar uma cadeira no Parlamento Catarinense, na qualidade de primeira suplente da coligação MDB/PSDB, em decorrência da posse do Deputado Luiz Fernando Vampiro no cargo de Secretário de Estado da Educação dia 5 de fevereiro de 2021. Retornou à condição de suplente em 8 de abril de 2022, em face do retorno do Deputado ao parlamento catarinense.

Imagens

Fonte: Agência AL

Fonte: Agência AL

 

 

Mandatos

Referências

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Deputada Dirce Heiderscheidt toma posse na Assembleia Legislativa. 2020. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkzNDk=>. Acesso em: 4 mai. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Dirce Heiderscheidt assume cadeira na Assembleia Legislativa. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyNTM3>. Acesso em: 11 abr. 2022.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Dirce Heiderscheidt assume cadeira na Assembleia Legislativa. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTkzNjI=>. Acesso em: 4 mai. 2021.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Sancionadas leis para conscientização sobre doenças. 2022. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAyMTg2>. Acesso em: 15 mar. 2022.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Dirce Heiderscheidt. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/996-Dirce_Heiderscheidt>. Acesso em: 29 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2022)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2022)

Memória Política de Santa Catarina