Legislativo / Deputado(a) Estadual / Legislaturas

Visualização

20ª Legislatura

01/02/2023 - 31/01/2027

A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina refere-se ao período compreendido entre 1º de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2027. Legislatura é o período correspondente ao mandato parlamentar, de quatro anos, durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos os quarenta (40) Deputados e Deputadas estaduais a seguir: Ana Campagnolo (PL); Luciane Carminatti (PT); Antídio Lunelli (MDB); Sargento Lima (PL); Mauro de Nadal (MDB); Mauricio Eskuldlark (PL); Jerry Comper (MDB); Paulinha (Podemos); Zé Milton (PP); Mario Motta (PSD); Jessé Lopes (PL); Fernando Krelling (MDB); Julio Garcia (PSD); Marcos Vieira (PSDB); Carlos Humberto (PL); Altair Silva (PP); Volnei Weber (MDB); Ivan Naatz (PL); Camilo Martins (Podemos);  Sergio Motta (Republicanos); Berlanda (PL); Marcos José Abreu - Marquito (PSOL); Dr. Vicente Caropreso (PSDB); Marcius Machado (PL); Neodi Saretta (PT); Napoleão Bernardes (PSD); Fabiano da Luz (PT); Egidio Ferrari (PTB); Tiago Zilli (MDB); Jair Miotto (União Brasil) Edilson Massocco (PL); Pepê Collaço (PP);  Rodrigo Minotto (PDT); Sergio Guimarães (União Brasil); Oscar Gutz (PL); Padre Pedro (PT); Marcos da Rosa (União Brasil); Estener Soratto Júnior (PL); Lucas Neves (Podemos); Matheus Cadorin (Novo).

Os três candidatos mais bem votados foram: em primeiro lugar, Ana Campagnolo (PL) com 196.571 votos; em segundo lugar, Luciane Carminatti (PT) com 92.478 votos; e em terceiro lugar, Antídio Lunelli (MDB) com 74.500 votos.

As eleições de 2022 foram marcadas por uma renovação de 40%. Dos 40 deputados eleitos para a Alesc, 16 deles conquistaram seu primeiro mandato para o Poder Legislativo Catarinense, os outros 24 foram reeleitos para mais um mandato. Ao todo, 13 partidos terão representantes em 2023.

Dos 16 novos deputados, dois já exerceram mandato como suplentes na Alesc: Carlos Humberto (PL), por 60 dias em 2020, e Pepê Collaço (PP), também por 60 dias em 2022. Os outros 14 estarão pela primeira vez no Parlamento estadual. Quatro deles nunca tiveram outro cargo eletivo, ou seja, estarão pela primeira vez no exercício de um mandato: Mario Motta (PSD), Egídio Ferrari (PTB), Matheus Cadorin (Novo) e Sérgio Guimarães (União).

Nesta legislatura, as bancadas partidárias na Alesc são compostas por: PL (11); MDB (6); PT (4); Podemos (3); PP (3); PSD (3); União Brasil (3); PSDB (2); Novo (1); PDT (1); Psol (1); PTB (1); Republicanos (1).

Mesa Diretora da Assembleia, biênio 2023-2024:

Presidente: Mauro de Nadal (MDB)
Primeiro vice-presidente: Mauricio Eskudlark (PL)
Segundo vice-presidente: Rodrigo Minotto (PDT)
Primeiro (a)  secretário (a): Paulinha (Podemos)
Segundo secretário: Padre Pedro Baldissera (PT)
Terceiro secretário: Marcos da Rosa (União)
Quarto secretário: Delegado Egídio Ferrari (PTB)

A participação das mulheres nas eleições para Deputada Estadual no pleito deste ano cresceu na comparação com a disputa de 2018. É o que demonstram os dados das Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Sistema Histórico das Eleições (SHE) do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas 2022) do TSE. 

Foram 194 mulheres candidatas, o que equivale a 32,5% das candidaturas. Em 2018, a proporção foi de 30,4%. De eleição a eleição, as mulheres têm conquistado mais espaço nas disputas para a Alesc. Em 1982, dos 132 candidatos, apenas uma era mulher, o que equivalia, à época, a 0,0075%. De 1986 a 2002, a participação feminina variou bastante, mas nunca passou de 10%. Só a partir de 2006 é que se observa um crescimento constante na presença das mulheres. Naquela eleição, quase 12% das candidaturas eram do sexo feminino. Esse número saltou para quase 23% em 2010, 28% em 2014 e 30,4% em 2018. 

Para a eleição de 2022, as mulheres obtiveram uma grande conquista na luta pela inclusão feminina na política. A reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional estabeleceu que os votos dados para as mulheres e para os negros neste ano contarão em dobro dos recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos. Além disso, 5% dos recursos dos partidos devem ser utilizados para financiar programas de promoção da mulher na política.

Biografias

Altair Silva

Altair Silva

Advogado e empresário, natural de Major Gercino/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Ana Campagnolo

Ana Campagnolo

Historiadora e professora, natural de Itajaí/SC e Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Paulinha

Paulinha

Natural de Florianópolis/SC, Vereadora e Prefeita na cidade de Bombinhas/SC e Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Antídio Aleixo Lunelli

Antídio Aleixo Lunelli

Empresário, natural de Corupá/SC, Prefeito na cidade de Jaraguá do Sul/SC por dois mandatos e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Camilo Martins

Camilo Martins

Advogado, natural de Palhoça/SC, Prefeito na cidade natal por dois mandatos e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Sargento Lima

Sargento Lima

Policial militar no estado de Santa Catarina, natural de Belo Horizonte/MG e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Carlos Humberto

Carlos Humberto

Empresário, natural de Balneário Camboriú/SC, Vice-Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Daniel Cândido <small>(Suplente)</small>

Daniel Cândido (Suplente)

Empresário, natural de Nova Trento/SC, Prefeito em São João Batista/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Edilson Massocco

Edilson Massocco

Empresário, natural de Concórdia/SC, Vice-prefeito e Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Delegado Egídio Ferrari

Delegado Egídio Ferrari

Delegado da Polícia Civil em Brusque/SC, natural de Blumenau/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Emerson Stein  <small>(Suplente)</small>

Emerson Stein (Suplente)

Vereador e Prefeito na cidade de Porto Belo/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Soratto

Soratto

Advogado, natural de Tubarão/SC, Secretário Municipal, Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Fabiano da Luz

Fabiano da Luz

Administrador, locutor e comentarista em rádio e televisão, natural de Chapecó/SC, Prefeito e Vereador na cidade de Pinhalzinho/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Pepê Collaço

Pepê Collaço

Advogado, natural de Tubarão/SC, Vereador e Vice-prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Fernando Krelling

Fernando Krelling

Gestor público e empresário, natural de Joinville/SC, Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Gerri Da Consoli <small>(Suplente)</small>

Gerri Da Consoli (Suplente)

Empresário, natural de Novo Horizonte/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Ivan Naatz

Ivan Naatz

Advogado e professor, natural de Blumenau/SC, Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Jair Miotto

Jair Miotto

Administrador, professor e pastor, natural de São Lourenço do Oeste/SC, Vereador na cidade de Florianópolis/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Jana Guedes <small>(Suplente)</small>

Jana Guedes (Suplente)

Natural de Videira/SC, Vereadora na terra natal e Deputada Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Jerry Comper

Jerry Comper

Assessor parlamentar, natural de Ibirama/SC. Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Jessé Lopes

Jessé Lopes

Dentista, natural de Criciúma/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Zé Caramori <small>(Suplente)</small>

Zé Caramori (Suplente)

Administrador e empresário, natural de Chapecó, Vereador, Vice-Prefeito e Prefeito de Chapecó, e Deputado Estadual, século XXI.

Zé Milton

Zé Milton

Engenheiro Agrônomo e funcionário público, natural de Sombrio/SC, Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Julio Garcia

Julio Garcia

Bancário, natural de Florianópolis/SC, Presidente da Assembleia, Deputado Constituinte, Deputado Estadual no Parlamento Catarinense e Governador Interino, final do século XX e início do século XXI.

Lucas Neves

Lucas Neves

Jornalista, natural de Lages/SC, Vereador na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Luciane Carminatti

Luciane Carminatti

Professora, natural de Chapecó/SC, Vereadora na cidade natal, Deputada Estadual e Presidente de Frentes Parlamentares na Casa Legislativa, século XXI.

Marcius Machado

Marcius Machado

Advogado, professor e palestrante, natural de Santa Maria/RS, Vereador na cidade de Lages/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Marcos da Rosa

Marcos da Rosa

Administrador, natural de Laguna/SC, Vereador na cidade de Blumenau/SC por três mandatos e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Marquito

Marquito

Engenheiro Agrônomo, natural de Florianópolis/SC, Vereador na cidade natal por dois mandatos e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Marcos Vieira

Marcos Vieira

Advogado e funcionário público, natural de Florianópolis/SC, Secretário de Estado e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Mario Motta

Mario Motta

Professor, jornalista e apresentador de TV, natural de Santo André/SP e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Matheus Cadorin

Matheus Cadorin

Diretor-executivo do Corpo de Bombeiros e Gestor de Desenvolvimento, natural de Joinville/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Maurício Peixer <small>(Suplente)</small>

Maurício Peixer (Suplente)

Administrador de empresas, natural de Guaramirim/SC, Vereador na cidade de Joinville/SC, Secretário Municipal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Maurício Eskudlark

Maurício Eskudlark

Advogado, delegado aposentado, natural de Canoinhas/SC, Vereador em São Miguel do Oeste/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI.

Mauro de Nadal

Mauro de Nadal

Advogado, natural de Caibi/SC, Prefeito na cidade de Cunha Porã/SC, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, final do século XX e início do XXI.

Napoleão Bernardes

Napoleão Bernardes

Advogado e professor, natural de Blumenau/SC, Vereador e Prefeito na cidade natal por dois mandatos e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Neodi Saretta

Neodi Saretta

Advogado, natural de Jaborá/SC, Vereador em Concórdia/SC, Presidente e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI.

Nilso Berlanda

Nilso Berlanda

Empresário, natural de Nova Itaberaba/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Oscar Gutz

Oscar Gutz

Empresário, natural de Taió/SC, Prefeito na cidade de Pouso Redondo/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Padre Pedro Baldissera

Padre Pedro Baldissera

Padre, filósofo, pedagogo e teólogo, natural de Caxambu do Sul/SC, Prefeito na cidade de Guaraciaba/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, final do século XX e início do XXI.

Pedrão Silvestre <small>(Suplente)</small>

Pedrão Silvestre (Suplente)

Administrador, natural de Florianópolis/SC, duas vezes Vereador na terra natal e Deputado Estadual, século XXI.

Rodrigo Minotto

Rodrigo Minotto

Advogado e administrador, natural de Criciúma/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Repórter Sérgio Guimarães

Repórter Sérgio Guimarães

Jornalista, natural de Laguna/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Sergio Motta

Sergio Motta

Administrador, natural do Rio de Janeiro/RJ e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Tiago Zilli

Tiago Zilli

Empresário, natural de Timbé do Sul/SC, Vice-prefeito e Prefeito na cidade de Turvo/SC, e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Vanessa da Rosa	 <small>(Suplente)</small>

Vanessa da Rosa (Suplente)

Professora, natural de Joinville/SC, Secretária Municipal de Educação em Joinville e Deputada Estadual, século XXI.

Dr. Vicente Caropreso

Dr. Vicente Caropreso

Médico, natural de Blumenau/SC, Vereador na cidade de Jaraguá do Sul/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, século XX e início do XXI.

Volnei Weber

Volnei Weber

Empresário, natural de São Ludgero/SC, Vereador e Prefeito na cidade natal e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Memória Política de Santa Catarina