Advogado e administrador, natural de Criciúma/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.
E-mail rodrigominotto@alesc.sc.gov.br |
Filiação Valdir Minotto e Terezinha Tiburcio Minotto |
Nascimento 31/03/1973 |
Local de nascimento Criciúma/SC |
Formação Direito e Administração |
Profissão Advogado e administrador |
Partido PDT |
Base Eleitoral Criciúma e Região Carbonífera |
Residência Forquilhinha/SC |
Telefone (48) 3221-2656 |
Nasceu no dia 31 de março de 1973. É o filho mais velho de Valdir e Terezinha e irmão de Robson, Roger, Rangel e Renata (in memorian). Casado com Márcia Casagrande, pai de Ana Carolina e Maria Luísa.
Estudou na Escola Antônio Minotto, no Bairro São Roque, em Criciúma, e na Escola Ministro Jarbas Passarinho, no Bairro Santa Bárbara, também em Criciúma. Posteriormente estudou no Colégio Frei Baltazar e, depois, no Colégio Dom Daniel Hostin (Colégio Sagrada Família), ambos em Forquilhinha/SC. Cursou o segundo grau no Colégio Abílio Paulo (CIS), em Criciúma.
É advogado e, além da faculdade de Direito, é formado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Em 1993, Rodrigo Minotto resolveu entrar para a política. Estudou os programas de todos os partidos e decidiu-se pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo seu compromisso com a educação. O PDT é, desde então, seu único partido. Desde sua filiação, Rodrigo Minotto exerceu ativa militância partidária. Foi Secretário Executivo Nacional e Estadual do PDT e, atualmente, é o 1o Vice-Presidente do PDT do Estado.
Rodrigo Minotto atuou como Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina. Posteriormente, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
Foi eleito em 2014 como deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com 26.929 votos e está no seu primeiro mandato. No Parlamento, Rodrigo Minotto tem feito um mandato ouvindo os anseios da sociedade, buscando contribuir com o desenvolvimento do Estado. Defende investimentos na educação, como melhor valorização dos professores, ampliação do artigo 170 da Constituição do Estado para aplicação em bolsas de estudo para o ensino superior e, também, a criação de um programa de profissionalização dos jovens.
Desde o início do mandato, Minotto defende ainda a redução da máquina pública, com a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR's) e de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), Corretora de Seguros e Administradora de Bens Móveis e Imóveis (BESCOR) e SC Parcerias. Na Assembleia Legislativa é o líder do PDT, faz parte de sete Comissões Permanentes e é o Presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Relações Internacionais, Comunicação e do MERCOSUL.
A defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, principalmente da educação, foi demonstrada pelo Deputado Rodrigo Minotto (PDT) quando da greve estadual do magistério catarinense em 2015. Veja o pronunciamento do deputado na época: https://goo.gl/r6F8tZ
Os projetos apresentados pelo Deputado na Alesc podem ser conferidos em: https://bit.ly/3o3gWrz
* Texto enviado pela assessoria do Deputado Rodrigo Minotto.
Nas eleições de 2018, Rodrigo Minotto foi reeleito deputado estadual para a Casa Parlamentar, com 26.623 votos, pelo PDT (coligação PC do B/PDT /PHS /PODE), e tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).
Em 1º/2/2019, foi eleito 2o Vice-Presidente da Mesa Diretora da ALESC para o biênio 2019-2021.
Em 16/9/2020, Minotto licenciou-se do mandato, por sessenta dias, para tratar de interesse particular, assumindo, nesse período, o primeiro suplente da coligação, César Valduga.
No pleito de 2020, Rodrigo Minotto disputou o cargo de Prefeito de Criciúma, pelo PDT, recebeu 4.195 votos, ficando em quarto lugar na ordem de votação.
Em 1º/2/2021, foi eleito 2º Secretário da Mesa Diretora da ALESC para o biênio 2021-2023.
Deputado reeleito para o seu terceiro mandato, 20ª Legislatura, obteve 28.685 votos neste pleito.
Entre os dias 9 e 14 de julho de 2024, o deputado Rodrigo Minotto, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), assumiu a Presidência da Assembleia. Ele foi designado para o cargo em virtude da licença de Maurício Eskudlark, que precisou se ausentar para passar por exames médicos. Eskudlark havia assumido a presidência interina da ALESC entre os dias 7 e 14 de julho de 2024, enquanto o presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal, ocupava o cargo de governador do Estado de Santa Catarina.
Foto: Miriam Zomer/Agência AL
Foto: Agência AL
SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Definida a composição da Mesa Diretora da Assembleia. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxOTg0>. Acesso em: 15 fev. 2022.
TODA POLÍTICA. Eleições 2018: Candidatos a Deputado Estadual eleitos de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzQ4MDg=>. Acesso em: 9 mar. 2019.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Rodrigo Minotto. 2024. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/985-Rodrigo_Minotto>. Acesso em: 21 de novembro de 2024.
Memória Política de Santa Catarina (2024)
(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2024)