Rodrigo Minotto
Rodrigo Minotto

Advogado e administrador, natural de Criciúma/SC e Deputado Estadual no Parlamento Catarinense, século XXI.

Informações Gerais

E-mail
rodrigominotto@alesc.sc.gov.br
Filiação
Valdir Minotto e Terezinha Tiburcio Minotto
Nascimento
31/03/1973
Local de nascimento
Criciúma/SC
Formação
Direito e Administração
Profissão
Advogado e administrador
Partido
PDT
Base Eleitoral
Criciúma e Região Carbonífera
Residência
Forquilhinha/SC
Telefone
(48) 3221-2656

Rodrigo Minotto

Nasceu no dia 31 de março de 1973. É o filho mais velho de Valdir e Terezinha e irmão de Robson, Roger, Rangel e Renata (in memorian). Casado com Márcia Casagrande, pai de Ana Carolina e Maria Luísa.

Estudou na Escola Antônio Minotto, no Bairro São Roque, em Criciúma, e na Escola Ministro Jarbas Passarinho, no Bairro Santa Bárbara, também em Criciúma. Posteriormente estudou no Colégio Frei Baltazar e, depois, no Colégio Dom Daniel Hostin (Colégio Sagrada Família), ambos em Forquilhinha/SC. Cursou o segundo grau no Colégio Abílio Paulo (CIS), em Criciúma.

É advogado e, além da faculdade de Direito, é formado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Vida Política

Em 1993, Rodrigo Minotto resolveu entrar para a política. Estudou os programas de todos os partidos e decidiu-se pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo seu compromisso com a educação. O PDT é, desde então, seu único partido. Desde sua filiação, Rodrigo Minotto exerceu ativa militância partidária. Foi Secretário Executivo Nacional e Estadual do PDT e, atualmente, é o 1o Vice-Presidente do PDT do Estado.

Rodrigo Minotto atuou como Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina. Posteriormente, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Foi eleito em 2014 como deputado à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com 26.929 votos e está no seu primeiro mandato. No Parlamento, Rodrigo Minotto tem feito um mandato ouvindo os anseios da sociedade, buscando contribuir com o desenvolvimento do Estado. Defende investimentos na educação, como melhor valorização dos professores, ampliação do artigo 170 da Constituição do Estado para aplicação em bolsas de estudo para o ensino superior e, também, a criação de um programa de profissionalização dos jovens.

Desde o início do mandato, Minotto defende ainda a redução da máquina pública, com a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR's) e de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), Corretora de Seguros e Administradora de Bens Móveis e Imóveis (BESCOR) e SC Parcerias. Na Assembleia Legislativa é o líder do PDT, faz parte de sete Comissões Permanentes e é o Presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Relações Internacionais, Comunicação e do MERCOSUL.

A defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, principalmente da educação, foi demonstrada pelo Deputado Rodrigo Minotto (PDT) quando da greve estadual do magistério catarinense em 2015. Veja o pronunciamento do deputado na época: https://goo.gl/r6F8tZ

Os projetos apresentados pelo Deputado na Alesc podem ser conferidos em: https://bit.ly/3o3gWrz

* Texto enviado pela assessoria do Deputado Rodrigo Minotto.

Atualizações

Nas eleições de 2018, Rodrigo Minotto foi reeleito deputado estadual para a Casa Parlamentar, com 26.623 votos, pelo PDT (coligação PC do B/PDT /PHS /PODE), e tomou posse para a 19ª Legislatura (2019-2023).

Em 1º/2/2019, foi eleito 2o Vice-Presidente da Mesa Diretora da ALESC para o biênio 2019-2021.

Em 16/9/2020, Minotto licenciou-se do mandato, por sessenta dias, para tratar de interesse particular, assumindo, nesse período, o primeiro suplente da coligação, César Valduga.

No pleito de 2020, Rodrigo Minotto disputou o cargo de Prefeito de Criciúma, pelo PDT, recebeu 4.195 votos, ficando em quarto lugar na ordem de votação.

Em 1º/2/2021, foi eleito 2º Secretário da Mesa Diretora da ALESC para o biênio 2021-2023.

Deputado reeleito para o seu terceiro mandato, 20ª Legislatura, obteve 28.685 votos neste pleito.

Imagens

Foto: Miriam Zomer/Agência AL

Foto: Agência AL

Mandatos

Imagens
Referências

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Definida a composição da Mesa Diretora da Assembleia. 2021. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTAxOTg0>. Acesso em: 15 fev. 2022.

TODA POLÍTICA. Eleições 2018: Candidatos a Deputado Estadual eleitos de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzQ4MDg=>. Acesso em: 9 mar. 2019.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Rodrigo Minotto. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/985-Rodrigo_Minotto>. Acesso em: 28 de março de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina