Legislativo / Senador(a) / Legislaturas

Visualização

31ª Legislatura

1918 - 1920

Legislatura é o período durante o qual os parlamentos exercem suas funções e para o qual foram eleitos. Atualmente o mandato de Senador é de oito anos e ocorre em duas legislaturas, com duração de quatro anos cada uma.

Após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889, o Congresso Constituinte elaborou a primeira Constituição republicana brasileira, promulgada em 24 de fevereiro de 1891, tendo o país deixado de ser monárquico, comandado por reis e seus descendentes. 

A Carta Magna destacou em seu Artigo 1º que a nação brasileira adotou como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa (...) e constituiu-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil. Cada província passou a formar um Estado e previu a constituição do Distrito Federal, no Planalto Central, onde futuramente passou a ser Capital federal. 

Entre as novas regras, o Poder Legislativo, o Executivo e o Judiciário, considerados órgãos de soberania nacional, definidos como harmônicos e independentes entre si. Conforme o Artigo 16º, foi mantido que o Poder Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, atuaria com a sanção do Presidente da República, constituindo-se no sistema bicameral (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Estabeleceu a duração de cada Legislatura (3 anos), unificou a eleição para Senadores e Deputados no país, vedou a reeleição de Presidentes e Governadores, proibiu a possibilidade de ser candidato a Deputado e Senador, ao mesmo tempo, como acontecia anteriormente, determinou o número de 3 senadores por Estado e pelo Distrito Federal, com mandato de 9 anos.

Segundo o Artigo 26o, para ser elegível ao Congresso Nacional, era necessário “estar na posse dos direitos de cidadão brasileiro e ser alistado como eleitor; para a Câmara, ter mais de quatro anos de cidadão brasileiro, e para o Senado mais de seis”.

Foram Senadores representando Santa Catarina nessa legislatura: Hercílio Luz; Lauro Müller; Vidal Ramos e Felipe Schmidt, suplente  - que assumiu quando Hercílio tomou posse no Governo do Estado.

Ao final do texto, acesse as biografias.

ACONTECIMENTOS

Brasil

1914-1918 - Venceslau Brás foi Presidente da República.

1918 - Rodrigues Alves (Francisco de Paula Rodrigues Alves) foi eleito Presidente do Brasil, mas não tomou posse - contraiu gripe espanhola e faleceu. Assumiu interinamente a função o seu Vice-Presidente, Delfim Moreira (Delfim Moreira da Costa Ribeiro), de 15 de novembro de 1918 a 28 de julho de 1919, até a realização de novas eleições.

1919 - Epitácio Pessoa - foi eleito Presidente do país para mandato até 1922.

Santa Catarina

1914-1918 - Felipe Schmidt, eleito por sufrágio universal, governou o Estado. Foram seus interinos no período: Antônio Pereira da Silva e Oliveira, Deputado João Guimarães Pinho (Presidente da Assembleia) e Antônio Wanderley Navarro Lins (Presidente do Tribunal de Justiça).

1918-1922 - Hercílio Luz foi Governador do Estado, pois Lauro Müller, abdicou e não compareceu à posse, assumindo o Vice-Governador eleito. Assumiu interinamente o governo Deputado Raulino Horn, Presidente da Assembleia, duas vezes no ano de 1920.

Mundo

1918 - Grã-Bretanha passou a dominar o território palestino, após derrotar as Forças da Alemanha e do Império Otomano.

11/11/1918 - 1ª Guerra Mundial chegou ao fim, contabilizando 10 milhões de mortes.

28/06/1919 - Assinado o Tratado de Versalhes durante a Conferência de Paz, realizada em Paris.

1920 - Foi reconhecida a independência da Estónia, Lituânia e Letónia.

21/05/1920 - Presidente do México, Venustiano Carranza, foi assassinado.

1920 - O Republicano Warren G. Harding tornou-se Presidente dos EUA.

10/12/1920 - Nascimento de Clarice Lispector, cronista, contista, romancista e tradutora, ucraniana naturalizada brasileira.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891). Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNzY3NjI=>. Acesso em: 20 mar. 2019.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Breve Notícia sobre o Poder Legislativo de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1974.

FOLHA DE SÃO PAULO. História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. 320 p.

GOMES, Cristiana. Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTY1NjY=>. Acesso em: 10 jul. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984. 800 p.

PORTAL SÃO FRANCISCO. História do Senado Federal Brasileiro. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTUyMQ==>. Acesso em: 8 mai. 2017.

SILVA, João Carlos Teixeira da. Senado Federal: 180 anos. Brasília: Senado Federal, 2007. 12 f. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rNTQ0NTk=>. Acesso em: 26 out. 2017.

SÓ HISTÓRIA. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMzM0NDM=>. Acesso em: 25 ago. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

Biografias

Felipe Schmidt <small>(Suplente)</small>

Felipe Schmidt (Suplente)

Militar e engenheiro, natural de Lages/SC. Duas vezes Governador, Deputado Federal Constituinte de 1891 e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do XX.

Hercílio Luz

Hercílio Luz

Engenheiro, natural de Desterro/SC. Vereador na terra natal, Senador e Deputado Federal representando os catarinenses. Três vezes Governador de Santa Catarina, final do século XIX e início do século XX.

Lauro Müller

Lauro Müller

Engenheiro, militar e diplomata, natural de Itajaí/SC. Ministro da Indústria, Viação e Obras e Ministro das Relações Exteriores. Primeiro Governador republicano de Santa Catarina e Vice-Governador, Deputado Constituinte de 1891, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do XX.

Vidal Ramos

Vidal Ramos

Fazendeiro, natural de Lages/SC, Prefeito na cidade natal, Deputado Constituinte de 1891 e de 1895, Deputado Provincial e Deputado Estadual na Casa Legislativa, Governador, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XIX e início do século XX.

Memória Política de Santa Catarina