Legislativo / Deputado Estadual / Legislaturas

Visualização

4ª Legislatura

01/02/1959 - 31/01/1963

A 4ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou em 1o de fevereiro de 1959. Legislatura é o período durante o qual as assembleias legislativas exercem suas funções e para o qual foram eleitas.

Foram eleitos Deputados Estaduais: Ademar Paladini Ghisi; Afonso Ghizzo; Agostinho Mignoni; Albino Zeni; Antônio Gomes de Almeida; Augusto Bresola; Benedito Terésio de Carvalho Júnior; Braz Joaquim Alves; Dario Geraldo Salles; Eduardo Santos Lins; Elgydio Lunardi; Evaldo Amaral; Evilásio Caon; Francisco Evaristo Canziani; Frederico Kuerten; Ivo Reis Montenegro; Ivo Silveira; João Estivalet Pires; José Bahia Bittencourt; José Gonçalves; José Waldomiro Silva; Laerte Vieira; Lecian Slovinski; Manoel de Menezes; Mário Olinger; Mário Brusa; Orlando Bertoli; Oscar Rodrigues da Nova; Osni Régis; Paulino Búrigo; Pedro Zimmermann; Querino Flach; Romeu Sebastião Neves; Rubens Nazareno Neves; Rui Hülse; Tupy Barreto; Volney Collaço; Waldemar Salles; Walmor de Oliveira; Walter Roussenq; Walter Vicente Gomes.

Foram suplentes: Aldo Pereira de Andrade; Altir Weber Mello; Antônio Edu Vieira; Ari Milis; Ayrton Müller; Darci de Souza Vieira; Delamar Filomeno Vieira; Dib Cherem; Elvert de Oliveira; Epitácio Bittencourt; Erwin Prade; Fausto Brasil; Fernando Viegas; Francisco Machado de Souza; Frederico Heyse; Gentil Bellani; Gentil Teles; Geraldo Mariano Günther; Hilário Giacob Zortéa; Honorato Tomelin; Ingeborg Colin; Ivo Müller; João Caruso Mac Donald; João Colodel; João Muxfeldt; José Zanin; Lauro Locks; Luiz Meneguzzi; Manoel Siqueira Bello; Mário Tavares da Cunha Melo; Olice Caldas, Raul Schaefer, Raymundo Stanke; Roberto Tuffi Mattar; Udo Altenburg; Ulisses Marcílio Longo; Walter Francisco da Silva; Walter Müller; Wenceslau Borini;  Willian Duarte da Silva.

Renunciaram: Braz Joaquim Alves (01/12/1960); Eduardo Santos Lins (08/01/1962); Romeu Sebastião Neves (26/01/1963); Willian Duarte da Silva (1960).

Faleceu: Antônio Edu Vieira (30/08/1960). 

Mandato Cassado: Manoel de Menezes.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1959, foi composta por:

Braz Joaquim Alves - Presidente.

Walter Roussenq - 1º Vice-Presidente.

Mário Brusa - 2º Vice-Presidente.

Eduardo Santos Lins - 1º Secretário.

Tupy Barreto - 2º Secretário.

José Waldomiro Silva - Suplente de Secretário.

Paulino Búrigo - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1960, foi composta por:

Braz Joaquim Alves - Presidente (renunciou).

Rui Hülse - 1º Vice-Presidente (assumiu a Presidência).

Querino Flach - 2º Vice-Presidente.

Volney Collaço - 1º Secretário.

Mário Olinger - 2º Secretário.

Tupy Barreto  - Suplente de Secretário.

Paulino Búrigo  - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1961, foi composta por:

João Estivalet Pires - Presidente.

José Gonçalves - 1º Vice-Presidente.

Rubens Nazareno Neves - 2º Vice-Presidente.

Agostinho Mignoni - 1º Secretário.

Altir Weber Mello - 2º Secretário.

Pedro Zimmermann - Suplente de Secretário.

Osni Régis - Suplente de Secretário.

Mesa Diretora da Assembleia, de 1962, foi composta por:

João Estivalet Pires - Presidente.

Walter Müller - 1º Vice-Presidente;

Antônio Gomes de Almeida - 2º Vice-Presidente.

Frederico Kuerten - 1º Secretário.

Altir Weber Mello - 2º Secretário.

Ivo Reis Montenegro - Suplente de Secretário.

Pedro Zimmermann - Suplente de Secretário.

Nessa legislatura, Ingeborg Colin assumiu vaga no Parlamento, a segunda mulher a ocupar funções depois de Antonieta de Barros.

ACONTECIMENTOS

Santa Catarina

Foi governada por:

– Heriberto Hülse, da UDN. Era Vice-Governador e com o falecimento do titular, Jorge Lacerda, assumiu a função de 16/06/1958 a 31/01/1961.

– José de Miranda Ramos, do PTB. Na condição de Presidente da Assembleia, respondeu interinamente de 21 a 30 de janeiro de 1959.

– Rui Hülse, da UDN. Como era Presidente da Assembleia, assumiu o governo interinamente por 11 dias em 1960.

– Celso Ramos, do PSD, eleito para o período de 31/01/1961 a 31/01/1966. 

Brasil

– Juscelino Kubitschek, do PSD, governou o país de 31 de janeiro de 1956
a 31 de janeiro de 1961. 

– Jânio Quadros, do PTN, 31 de janeiro de 1961 a 25 de agosto de 1961. 

– Ranieri Mazzilli, do PSD, respondeu como interino de 25 de agosto a 7 de setembro de 1961  

– João Goulart assumiu a Presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros e governou de 7 de setembro de 1961 a 2 de abril de 1964 .

21/04/1960 Brasília foi inaugurada.

Mundo

1959 Fidel Castro tomou o poder de Cuba após depor o Presidente Fulgêncio Batista.

1959 – Lado oculto da Lua foi fotografado pela primeira vez, com uma sonda espacial soviética.

1961 – A bordo da nave Vostok-1, Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar ao espaço.

1961 Soviéticos construíram o Muro de Berlin.

1962 – Vietnã do Sul e Vietnã do Norte entraram em guerra.

REFERÊNCIAS:

FOLHA DE SÃO PAULO (São Paulo). História do Brasil: Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha, 1997. p. 118.

O GLOBO. União Soviética esmaga rebelião na Hungria, deixando 8 mil mortos. Disponível em: <https://glo.bo/2MQWoR4>. Acesso em: 7 ago. 2018.

PIAZZA, Walter F. O Poder Legislativo Catarinense: das suas raízes aos nossos dias 1834-1984. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.  (pp. 310, 311).

Biografias

Ademar Ghisi

Ademar Ghisi

Advogado e professor, natural de Tubarão/SC. Duas vezes Deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, cinco vezes Deputado Federal representando os catarinenses e Ministro no Tribunal de Contas da União.

Afonso Ghizzo

Afonso Ghizzo

Bancário e empresário, natural de Tubarão/SC. Prefeito e Vereador em Araranguá/SC. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por cinco mandatos, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do mesmo Estado.

Agostinho Mignoni

Agostinho Mignoni

Contador e jornalista, natural de Veranópolis/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Líder do PTB, defensor dos trabalhadores e da legalidade. Vítima da violência policial em Joaçaba/SC, em 1956.

Albino Zeni

Albino Zeni

Médico, natural de Piraquara/PR. Vereador em Bom Retiro/SC e Rio do Sul/SC, Deputado Estadual e Deputado Federal por Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado e Conselheiro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

Aldo Pereira de Andrade <small>(Suplente)</small>

Aldo Pereira de Andrade (Suplente)

Industriário, natural de Lages/SC. Vereador em Blumenau/SC, Deputado Constituinte de 1967 e sete vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Altir Weber Mello <small>(Suplente)</small>

Altir Weber Mello (Suplente)

Fiscal da Fazenda, natural de Curitibanos/SC. Vereador e Prefeito interino em Concórdia/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário do Trabalho no mesmo Estado.

Antônio Edu Vieira <small>(Suplente)</small>

Antônio Edu Vieira (Suplente)

Advogado e jornalista, natural de Lages/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Antônio Gomes de Almeida

Antônio Gomes de Almeida

Advogado, natural de Campos Novos/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas do mesmo Estado.

Ari Milis <small>(Suplente)</small>

Ari Milis (Suplente)

Jornalista, natural de Florianópolis/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Augusto Bresola

Augusto Bresola

Industrial e comerciante, natural de Taquara/RS. Vereador e Prefeito em Campos Novos/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ayrton Müller <small>(Suplente)</small>

Ayrton Müller (Suplente)

Comerciante e empresário, natural de Antônio Carlos/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Benedito Terésio de Carvalho Júnior

Benedito Terésio de Carvalho Júnior

Tabelião, natural de Rio Negro/PR. Prefeito de Canoinhas e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Braz Joaquim Alves

Braz Joaquim Alves

Advogado e professor, natural de Brusque/SC. Deputado Constituinte de 1947 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Darci de Souza Vieira <small>(Suplente)</small>

Darci de Souza Vieira (Suplente)

Natural de São Joaquim/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dario Geraldo Salles

Dario Geraldo Salles

Médico e militar, natural de São Sebastião do Paraíso/MG. Vereador e Prefeito em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário da Saúde, no mesmo Estado.

Delamar Filomeno Vieira <small>(Suplente)</small>

Delamar Filomeno Vieira (Suplente)

Comerciante, natural de Florianópolis/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Dib Cherem <small>(Suplente)</small>

Dib Cherem (Suplente)

Advogado, contador e jornalista, natural de Tijucas/SC. Vereador e Prefeito em Florianópolis/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado, Conselheiro e Presidente no Tribunal de Contas, entre outras importantes funções exercidas.

Eduardo Santos Lins

Eduardo Santos Lins

Advogado e bancário, natural de Itajaí/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ocupou vários cargos na administração pública e dirigiu diversas empresas.

Elgydio Lunardi

Elgydio Lunardi

Advogado, natural de Veranópolis/SC. Vereador em Xaxim/SC, Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Elvert de Oliveira <small>(Suplente)</small>

Elvert de Oliveira (Suplente)

Industrial, natural de Curitibanos/SC. Vereador em Bom Retiro/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Epitácio Bittencourt <small>(Suplente)</small>

Epitácio Bittencourt (Suplente)

Advogado, natural de Imaruí/SC. Vereador e Prefeito na terra natal, Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Governador do Estado em exercício e Deputado Federal representando os catarinenses, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Erwin Prade <small>(Suplente)</small>

Erwin Prade (Suplente)

Vendedor, professor, comerciante e industrial, natural de Timbó/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Evaldo Amaral

Evaldo Amaral

Bancário e administrador, natural de Lages/SC. Vereador e Prefeito em Curitibanos/SC. Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado da Administração e Diretor do Banco Estadual.

Evilásio Caon

Evilásio Caon

Advogado e jornalista, natural de Vacaria/RS. Vereador em Lages/SC. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado em SC e Presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fausto Brasil <small>(Suplente)</small>

Fausto Brasil (Suplente)

Médico, natural de Curitiba/PR. Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Fernando Viegas <small>(Suplente)</small>

Fernando Viegas (Suplente)

Oficial da Aeronáutica e professor, natural de Santos/SP. Deputado Constituinte de 1967, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Francisco Evaristo Canziani

Francisco Evaristo Canziani

Engenheiro e construtor civil, natural de Curitiba/PR. Vereador em Itajaí/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Francisco Machado de Souza <small>(Suplente)</small>

Francisco Machado de Souza (Suplente)

Serventuário da Justiça, natural de São Francisco do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Frederico Heyse <small>(Suplente)</small>

Frederico Heyse (Suplente)

Industrial e comerciante, natural de São Bento do Sul/SC. Prefeito em Mafra/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Frederico Kuerten

Frederico Kuerten

Cirurgião dentista, natural de Braço do Norte/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Gentil Bellani <small>(Suplente)</small>

Gentil Bellani (Suplente)

Serventuário de Justiça, natural de Passo Fundo/RS. Deputado Constituinte de 1967 e Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Gentil Telles <small>(Suplente)</small>

Gentil Telles (Suplente)

Advogado, professor e jornalista, natural de Blumenau/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Geraldo Mariano Günther <small>(Suplente)</small>

Geraldo Mariano Günther (Suplente)

Advogado, contador, militar e professor, natural de Canoinhas/SC. Vereador e Prefeito de Concórdia/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Hilário Giacob Zortéa <small>(Suplente)</small>

Hilário Giacob Zortéa (Suplente)

Funcionário da fazenda, natural de Veranópolis/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Honorato Tomelin <small>(Suplente)</small>

Honorato Tomelin (Suplente)

Jornalista, natural de Jaraguá do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ingeborg Colin <small>(Suplente)</small>

Ingeborg Colin (Suplente)

Industrial, nascida em Joinville/SC. A segunda Deputada Estadual a tomar posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ivo Müller <small>(Suplente)</small>

Ivo Müller (Suplente)

Farmacêutico, natural de Brusque/SC. Prefeito e Vereador em Ibirama/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ivo Reis Montenegro

Ivo Reis Montenegro

Economista, natural de São José/SC. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ivo Silveira

Ivo Silveira

Advogado, natural de Palhoça/SC. Governador do Estado e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado catarinense, entre outras importantes funções exercidas.

João Caruso Mac Donald <small>(Suplente)</small>

João Caruso Mac Donald (Suplente)

Industrial e funcionário público, natural de Urussanga/SC. Primeiro Prefeito de Siderópolis/SC e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Colodel <small>(Suplente)</small>

João Colodel (Suplente)

Advogado, natural de Canoinhas/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

João Estivalet Pires

João Estivalet Pires

Advogado, natural de Passo Fundo/RS. Deputado Constituinte de 1947 e quatro vezes Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Ministro do Tribunal de Contas no mesmo Estado.

João Muxfeldt <small>(Suplente)</small>

João Muxfeldt (Suplente)

Industrial e subdelegado de polícia, natural de Santo Antônio da Patrulha/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Bahia Bittencourt

José Bahia Bittencourt

Médico, natural de Salvador/BA. Vereador em Itajaí/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Gonçalves

José Gonçalves

Radialista, natural de Canoinhas/SC. Vereador em Joinville/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Waldomiro Silva

José Waldomiro Silva

Fiscal, escrivão e tabelião, natural de Campos Novos/SC. Vereador e Prefeito de Joaçaba/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

José Zanin <small>(Suplente)</small>

José Zanin (Suplente)

Inspetor Escolar, natural de Veranópolis/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Laerte Vieira

Laerte Vieira

Advogado e contador, natural de Lages/SC. Vereador na cidade natal, Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Membro titular da Comissão Afonso Arinos na elaboração da Constituição de 1988 e três vezes Secretário de Estado.

Lauro Locks <small>(Suplente)</small>

Lauro Locks (Suplente)

Professor e advogado, natural de Braço do Norte/SC. Prefeito de Biguaçu/SC, Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Educação.

Lecian Slovinski

Lecian Slovinski

Advogado, natural de Cocal do Sul/SC. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Luiz Meneguzzi <small>(Suplente)</small>

Luiz Meneguzzi (Suplente)

Industrial, natural de Guaporé/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel de Menezes

Manoel de Menezes

Jornalista, escritor e empresário, natural de Lauro Müller/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Manoel Siqueira Bello <small>(Suplente)</small>

Manoel Siqueira Bello (Suplente)

Escrivão, natural de Clevelândia/PR. Vereador e Prefeito em Caçador/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Conselheiro do Instituto de Reforma Agrária no mesmo Estado.

Mário Olinger

Mário Olinger

Industrial, natural de Brusque/SC. Prefeito na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Mário Brusa

Mário Brusa

Empresário e advogado, natural de Getúlio Vargas/RS. Vereador em Capinzal/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Agricultura no mesmo Estado.

Mário Tavares da Cunha Melo <small>(Suplente)</small>

Mário Tavares da Cunha Melo (Suplente)

Advogado, tabelião e oficial de registro de imóveis, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Olice Caldas <small>(Suplente)</small>

Olice Caldas (Suplente)

Marmorista e artista plástico, natural de Passo Fundo/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Orlando Bertoli

Orlando Bertoli

Advogado e jornalista, natural de Rio do Sul/SC. Vereador na terra natal, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado e Procurador da Fazenda no Tribunal de Conta de Santa Catarina.

Oscar Rodrigues da Nova

Oscar Rodrigues da Nova

Contador, natural de Jaraguá do Sul/SC. Prefeito em Joaçaba/SC e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Osni Régis

Osni Régis

Advogado, jurista e professor universitário, natural de Florianópolis/SC. Prefeito em Lages/SC, Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX. Secretário de Estado em Santa Catarina.

Paulino Búrigo

Paulino Búrigo

Comerciante, natural de Criciúma/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Pedro Zimmermann

Pedro Zimmermann

Advogado, industrial e professor, natural de Blumenau/SC. Vereador na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Deputado Federal, representando os catarinenses, no século XX.

Querino Flach

Querino Flach

Comerciante e professor, natural de Poço das Antas/RS. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Raul Schaefer <small>(Suplente)</small>

Raul Schaefer (Suplente)

Advogado e jornalista, natural de Brusque/SC. Deputado Estadual Constituinte de 1947, Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Auditor, Ministro e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Raymundo Stanke <small>(Suplente)</small>

Raymundo Stanke (Suplente)

Escrivão da Coletoria Federal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Roberto Tuffi Mattar <small>(Suplente)</small>

Roberto Tuffi Mattar (Suplente)

Advogado e jornalista, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado do Trabalho.

Romeu Sebastião Neves

Romeu Sebastião Neves

Advogado, farmacêutico e professor, natural de Lages/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no século XX. Ocupou cargos em instituições públicas no mesmo Estado.

Rubens Nazareno Neves

Rubens Nazareno Neves

Advogado, delegado de polícia, promotor público e professor, natural de Lages/SC. Vereador na terra natal e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário de Estado da Educação e Cultura, entre outras funções

Rui Hülse

Rui Hülse

Engenheiro e líder sindical, natural de Criciúma/SC. Prefeito na terra natal, Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Governador interino no mesmo Estado, no século XX.

Tupy Barreto

Tupy Barreto

Advogado e delegado de polícia, natural de Joinville/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Udo Altenburg <small>(Suplente)</small>

Udo Altenburg (Suplente)

Serventuário de Justiça, natural de Rio do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Ulisses Marcílio Longo <small>(Suplente)</small>

Ulisses Marcílio Longo (Suplente)

Advogado e delegado de polícia, natural de Timbó/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Volney Collaço

Volney Collaço

Advogado e jornalista, natural de Laguna./SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Procurador da República, entre outras funções.

Waldemar Salles

Waldemar Salles

Industrial, natural de Tubarão/SC. Vereador e Prefeito na terra natal. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Walmor de Oliveira

Walmor de Oliveira

Médico, natural de Laguna/SC. Prefeito na terra natal. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX. Secretário da Saúde, no mesmo Estado.

Walter Francisco da Silva <small>(Suplente)</small>

Walter Francisco da Silva (Suplente)

Advogado e delegado de polícia, natural de Laguna/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Walter Müller <small>(Suplente)</small>

Walter Müller (Suplente)

Industrial, natural de Blumenau/SC. Prefeito de Timbó/SC, Deputado Estadual Constituinte de 1947 e Deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Walter Roussenq

Walter Roussenq

Servidor autárquico, natural de Rio do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Walter Vicente Gomes

Walter Vicente Gomes

Advogado, comerciante e industrial, natural de Tijucas/SC. Vereador e Prefeito na terra natal. Deputado Constituinte de 1967 e Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Wenceslau Borini <small>(Suplente)</small>

Wenceslau Borini (Suplente)

Industrial, natural de Brusque/SC. Vereador e Prefeito em Rio do Sul/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Willian Duarte da Silva <small>(Suplente)</small>

Willian Duarte da Silva (Suplente)

Advogado, escritor e empresário, natural de Tijucas/SC. Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no século XX.

Memória Política de Santa Catarina