Rivaldo Macari
Rivaldo Macari

Advogado, Promotor Público e Leiloeiro, natural do Rio de Janeiro/RJ, Prefeito de Bom Jardim da Serra/SC, Deputado Constituinte, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Rivaldo Antônio Macari
E-mail
rivaldomacari@hotmail.com
Filiação
João Gabriel Macari e Maria de Jesus Cavalcanti de Albuquerque Macari
Nascimento
27/08/1951
Local de nascimento
Rio de Janeiro/RJ
Falecimento
08/11/2020
Local de falecimento
Florianópolis/SC
Formação
Direito
Profissão
Advogado, Promotor Público e Leiloeiro
Partido
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Base Eleitoral
Região da Serra Catarinense e Sul de Santa Catarina
Residência
Urussanga/SC

Rivaldo Macari

Filho do libanês, João Gabriel Macari, que migrou para o Rio de Janeiro/RJ (antigo Distrito Federal) e se casou com Maria de Jesus Cavalcanti de Albuquerque Macari (sua segunda esposa, conhecida como Gesa). Em 1969, João foi sem a família para o município de Urussanga/SC, localizado na região sul catarinense, lá exerceu o cargo de Gerente e Procurador da Mineração Geral do Brasil (Minerasil) - companhia encarregada da extração de minérios, em especial, o carvão, sendo esse o principal motivo que o trouxe ao Brasil. Alguns meses depois, o filho, Rivaldo Macari, com dois anos de idade, se mudou com a mãe para Urussanga.

Rivaldo Macari cursou o primário1 no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e o ginásio2, no Colégio Rainha do Mundo, ambos em Urussanga. Realizou o científico3 no Colégio Marista em Criciúma/SC e no Colégio Iguaçu, em Curitiba/PR. Em 1974, concluiu a Faculdade de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Se casou em junho de 1974, com Cleusa Margarete Rodrigues Macari, com quem tem três filhos, Karim Macari Sobrinho, André Macari e Hernani Macari.

Exerceu atividades públicas nos cargos de: Promotor Público na Capital (Florianópolis/SC) e em outros municípios do Estado, até 1990; Leiloeiro rural e pecuarista, pertencente à Federação de Agricultura de Santa Catarina, entre 1982 e 1985, e neste último ano, assumiu a função de Secretário do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (com sede em São Paulo), até 1986.

Iniciou a vida política, se filiando no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1969. Era opositor à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), que apoiava a Ditadura Militar, no momento do bipartidarismo (nos Atos Institucionais nº2 4 e nº4 5).

Em 1980, no fim do bipartidarismo, se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sucessor do MDB, e ingressou no diretório municipal do partido em Urussanga, em 1981.

Lançou à primeira candidatura a Deputado Estadual, em 1986, para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), pelo PMDB, sendo eleito, com 17.345 votos, para a 11ª Legislatura (1987-1991). Nesse período, participou da Constituinte (Constituição assinada em 5 de outubro de 1989) e integrou as Comissões Permanentes de:

  • Finanças e Tributação;
  • Constituição e Justiça;
  • Redação de Leis.

Ingressou no diretório estadual do partido (PMDB), permanecendo de 1988 a 1995.

Em 1988, a convite de Pedro Ivo Campos (Governador do Estado de Santa Catarina, na época), abandonou o cargo de Deputado Estadual para assumir a Secretaria de Segurança Pública.

Devido a complicações de saúde de Pedro Ivo Campos e com a posse do Vice-Governador Casildo Maldaner, Rivaldo Macari deixou a Secretaria para concorrer, novamente, ao Legislativo catarinense, se reelegendo Deputado Estadual, com 16.998 votos, pelo PMDB, na 12ª Legislatura (1991-1995). Nesse período, propôs o Projeto de Lei nº 379/91, que “dispõe sobre a criação de uma semana juliana para comemorar a proclamação da República Juliana em Santa Catarina”6, transformado na Lei nº 8.620, de 22 de maio de 1992, e integrou as Comissões Permanentes de:

  • Finanças e Tributação;
  • Redação de Leis.

Integrou as Comissões Externas e as Especiais:

  • Conclusão das Obras da BR-282 (externa);
  • Emenda Constitucional nº 02/91 (especial);
  • Reforma do Sistema Financeiro Estadual (externa);
  • Emenda Constitucional nº 07/91 (especial).

Em 1994, se candidatou a Deputado Federal, pelo PMDB, para compor a 50ª Legislatura (1995-1997), conquistou a suplência e foi convocado em outubro de 1995, no lugar de Dejandir Dalpasquale. De julho a novembro de 1996, afastou-se das atividades legislativas, substituído por Ulysses Gaboardi e pelo titular da cadeira, Neuto de Conto. Durante esse mandato, solicitou um Requerimento de Informação ao Ministério do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia, para saber a disposição em considerar as matas de araucárias (floresta ombrófila mista7) como mata atlântica e sobre as devidas providências a serem tomadas com os proprietários rurais e madeireiros. Nessa legislatura, participou da Comissão Permanente de Minas e Energias (titular - 1995-1996) e das Comissões Especiais do(a):

  • Monopólio do Petróleo;
  • Código Aduaneiro do MERCOSUL (Titular - 1995);
  • Reforma Constitucional ao Mandato Parlamentar dos Vices;
  • Inelegibilidade de Parentes de Ocupantes de Cargos Executivos (Suplente - 1996);
  • Projeto de Lei nº 464/95 sobre critérios de proteção e integração de deficientes físicos (Titular - 1996).

Depois da participação na Câmara dos Deputados, Macari ficou afastado dos cargos eletivos por, aproximadamente, oito anos, após esse período, foi candidato a Prefeito de Bom Jardim da Serra/SC, eleito em 2004 e reeleito em 2008, sempre seguindo fiel ao seu partido, o PMDB.

Conheça as proposições apresentadas pelo Deputado Rivado Macari no Legislativo catarinense e na Câmara, nos endereços a seguir:                               

http://leisestaduais.com.br/sc 

https://bit.ly/2YS4jUM

Faleceu no dia 8 de novembro de 2020, em Florianópolis/SC.

Homenagens (entre tantas recebidas)

  • Homenagem recebida pelo PMDB na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no dia 5 de dezembro em 2016, como um dos principais nomes/personagens do partido e que fizeram a história dele no Estado.
  • No aniversário de 49 anos do PMDB, em 27 de abril de 2015, o Deputado Luiz Fernando Vampiro prestou uma homenagem a Rivaldo Macari em nome do Poder Legislativo, por sua contribuição para a história catarinense do partido.
  • Homenageado como Deputado Constituinte de 1989, em sessão especial da Assembleia Legislativa, em 2019, nas comemorações de 30 anos da Carta Constitucional catarinense.

Imagens

Foto - Da esquerda para a direita, Edson Luiz, João Gabriel Macari, Rivaldo Antônio Macari e Maria de Jesus Cavalcanti de Albuquerque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: MARIOT, Edson João. João Gabriel Macari. 

Assinatura do Deputado Rivaldo Macari
Fonte: Assembleia Legislativa de Santa Catarina - 1945 a 2018.

1 Atual Ensino Fundamental I.

2 Atual Ensino Fundamental II.

3 Atual Ensino Médio.

4 Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências (BRASIL. Legislação: Atos institucionais).

5 Convoca o Congresso Nacional para discussão, votação e promulgação do Projeto de Constituição apresentado pelo Presidente da República e dá outras providências (BRASIL. Legislação: Atos institucionais).

6 SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Lei nº 8.620, de 22 de maio de 1992. Dispõe sobre a criação de uma semana juliana para comemorar a proclamação da república juliana em santa catarina. Diário Oficial Nº 14.449 (SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina, 1992).

7 "Floresta ombrófila mista, também mata de araucária, floresta de araucária ou araucarieto, dentre outros nomes, é um ecossistema com chuva durante o ano todo, normalmente em altitudes elevadas, e que contém espécies de angiospermas, mas também de coníferas (WIKIPEDIA, 2018).

Mandatos

Referências

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

BACK, Alexandre. PMDB presta homenagem aos principais nomes da sigla em Santa Catarina. 2016. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwNjM=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

BRASIL. Planalto. ATOS INSTITUCIONAIS: Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965.. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwMzc=>. Acesso em: 7 ago. 2018.

CAMARA DOS DEPUTADOS . Conheça os Deputados: Biografia RIVALDO MACARI. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjM5NjM=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

CAMARA DOS DEPUTADOS . RIC 86/1995. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjM5NzY=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

CONTEÚDO ABERTO. IN: WIKIPÉDIA: A ENCICLOPÉDIA LIVRE. Floresta ombrófila mista. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTE3Mjk=>. Acesso em: 1 ago. 2019.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Verbete: Rivaldo Antônio Macari. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjM5ODk=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

GUIMARÃES, Valquíria. Deputada Dirce reverencia a professora Zuleika Mussi Lenzi nos 49 anos do PMDB. 2015. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwOTk=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

MARIOT, Edson João. João Gabriel Macari. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwMDI=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Redemocratização: Constituinte de Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTgwNjY=>. Acesso em: 10 mar. 2017.

PANORAMA SC. Macari pode renunciar a prefeitura de Bom Jardim. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwNTA=>. Acesso em: 6 ago. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

SANTA CATARINA. Agência AL. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Alesc celebra os 30 anos da Constituição Estadual. 2019. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rOTQxNzk=>. Acesso em: 2 out. 2019.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Lei nº 8620, de 22 de maio de 1992: Dispõe sobre a criação de uma semana juliana para comemorar a proclamação da república juliana em santa catarina. Diário Oficial Nº 14.449. Florianópolis, 26 mai. 1992. p.1, Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQwODM=>. Acesso em: 7 ago. 2018.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa. Constituição Estadual de 1989. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjkzNzY=>. Acesso em: 16 mar. 2017.

STOETERAU, Lígia de Oliveira. A Trajetória do Poder Legislativo Catarinense.. Florianópolis: IOESC, 2000. 446 p.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. Resultado de Eleições de 1986, 1990, 2004 e 2008 em Santa Catarina. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjQxMTI=>. Acesso em: 7 ago. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Rivaldo Macari. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/834-Rivaldo_Macari>. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina