Leonel Pavan
Leonel Pavan

Contador e empresário, natural de Sarandi/RS, Vereador e Prefeito de Balneário Camboriú/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa, Governador, Deputado Federal e Senador representando os catarinenses, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Nome completo
Leonel Arcângelo Pavan
E-mail
leonelpavan@hotmail.com
Filiação
Rodensindo Pavan e Rosina Pavan
Website
http://www.leonelpavan.com.br/
Nascimento
07/07/1954
Local de nascimento
Sarandi/RS
Formação
Superior incompleto
Profissão
Empresário
Partido
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Base Eleitoral
Vale do Itajaí
Residência
Balneário Camboriú/SC

Leonel Pavan

Nasceu em 7 de julho de 1954, em Sarandi/RS. Filho de Rodensindo Pavan e Rosina Pavan. Quando criança, mudou-se com seus pais para Ponte Serrada/SC e depois para Balneário Camboriú/SC.

Formou-se Técnico em Contabilidade, em 1980, pelo Colégio Pedro Antônio Fayal, no município de Itajaí/SC. Foi Membro Titular do Conselho de Administração Superior (CAS) e do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), de 1997 a 2002.

Exerceu a função de Presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Casado com Maria Bernadete Pavan e pai de Leonel Júnior e Juliana (Vereadora eleita de Balneário Camboriú, pelo PSDB, em 2020).

Leonel niciou a vida política filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Concorreu à vaga de Vereador para a Câmara de Balneário Camboriú, elegendo-se com 552 votos. Exerceu o mandato de 1982 a 1988.

Em 1988, elegeu-se Prefeito de Balneário Camboriú, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 6.916 votos. No período de 1993 a 1994, integrou o Diretório Estadual do PDT.

Candidatou-se, em 1994, para Deputado Federal, pelo Estado de Santa Catarina, foi eleito com 48.682 votos, na legenda do PDT, e integrou a 50ª Legislatura (1995-1999). Em 1996, foi Vice-Líder do partido e participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (Titular);
  • Desenvolvimento Urbano e Interior (Suplente);
  • Relações Exteriores (Suplente);
  • Viação e Transportes (Titular).

Durante a legislatura participou das seguintes Comissões Especiais:

  • Serviços de Telecomunicações (Suplente);
  • Incentivo ao Turismo (Titular);
  • Imposto sobre Distribuição de Combustíveis (Titular);
  • Número de Vereadores (Titular);
  • Mandato Parlamentar aos Vices (Suplente);
  • Competência à União Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (Suplente).

Em 1996, renunciou ao mandato de Deputado Federal, concorreu novamente ao cargo de Prefeito de Balneário Camboriú e foi eleito com 15.472 votos, pelo PDT.

Nas eleições de 2002, concorreu à vaga de Senador, por Santa Catarina, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), elegendo-se com 973.401 votos, para a 52ª Legislatura (2003-2007) e 53ª Legislatura (2007-2011). Nesse mandato criou a Comissão Permanente do Turismo.

Renunciou ao cargo de Senador, em 2006, para disputar as eleições a Vice-Governador de Santa Catarina, na chapa encabeçada por Luiz Henrique da Silveira (eleitos com 1.685.184 votos), pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) - hoje MDB. Leonel Pavan assumiu interinamente algumas vezes como Governador do Estado e, com a renúncia do titular que concorreu ao Senado, tornou-se efetivo de 25 de março a 31 de dezembro de 2010.

Candidatou-se nas eleições de 2014 ao cargo de Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), da 18ª Legislatura (2015-2019), sendo eleito com 43.370 votos, pelo PSDB. Entre 2015 e 2017, foi 2° Vice-Presidente da Assembleia Legislativa e membro das seguintes Comissões Permanentes:

  • Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL;
  • Pesca e Aquicultura;
  • Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia;
  • Turismo e Meio Ambiente.

Em 11 de setembro de 2018, Leonel Pavan foi eleito Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, após a morte do Presidente Aldo Schneider, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ocorrida em 19 de agosto do mesmo ano, já que o Deputado Silvio Dreveck, que era Vice, assumiu como Presidente da Mesa Diretora.

Leonel Pavan é autor de vários projetos de lei na esfera estadual e federal, que poderão ser verificados nos endereços a seguir:

https://goo.gl/44ztYp

https://goo.gl/SKonh7

https://bit.ly/2mNMGDX

Homenagens

  • Prêmio Grand Prix da Construção, pela criação da Rodovia Interpraias, que conecta várias praias do município de Balneário Camboriú, da Câmara da Construção Civil de Santa Catarina.
  • Medalha JK (Juscelino Kubitschek).
  • Medalha do Mérito Anhanguera - maior comenda do Estado de Goiás, “entregue pelo então governador do Estado, Marconi Perillo, pelos serviços prestados ao setor turístico daquele Estado”, 2005.
  • Troféu Ulisses Guimaraens, pelo destaque político do ano, concedido pela OPB - Organização dos Parlamentares do Brasil, 2005.
  • Troféus Paul Harris e Melvin Jones, da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e dos Rotarys e Lions Clubes pelos serviços prestados.

 Publicação

PAVAN, Leonel Arcangelo. Permissão de uso e aterro em terras da Marinha. Balneário Camboriú: Editograf, 1991.

Imagens

Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

Mandatos

Referências

Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Comissões Permanentes. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMTg2ODU=>. Acesso em: 29 jun. 2018.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA. Coordenadoria de Informações. Fichas Datilografadas/Digitalizadas das Legislaturas: de 1945 a 2018.

BRASÍLIA. CAMARA DOS DEPUTADOS . Conheça os Deputados: LEONEL PAVAN - PDT/SC. 2009. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI1MDg=>. Acesso em: 24 mai. 2018.

LEONEL PAVAN. Biografia. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI1MjE=>. Acesso em: 21 mai. 2018.

LEONEL PAVAN. Perfil e currículo de Leonel Pavan. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI1MzQ=>. Acesso em: 21 mai. 2018.

PIAZZA, Walter F. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994. 714 p.

SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR/SC. Biografia: Leonel Arcângelo Pavan. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI1NDc=>. Acesso em: 21 mai. 2018.

SENADO FEDERAL. Senador Leonel Pavan. Disponível em: <http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/rMjI1NjA=>. Acesso em: 24 mai. 2018.

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Leonel Pavan. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/960-Leonel_Pavan>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina