Mauro Mariani
Mauro Mariani

Empresário, natural de Bituruna/PR, Prefeito de Rio Negrinho/SC, Deputado Estadual na Casa Legislativa e Deputado Federal representando os catarinenses, final do século XX e início do XXI.

Informações Gerais

Filiação
Antonio Henrique Mariani e Leoa Roveoa Marani
Nascimento
08/01/1964
Local de nascimento
Bituruna/PR
Formação
Engenharia Mecânica e Gestão Pública
Profissão
Empresário
Partido
PMDB e MDB
Base Eleitoral
Planalto Norte

Mauro Mariani

Presidente estadual do PMDB, Mauro Mariani, hoje no terceiro mandato como Deputado Federal, iniciou sua trajetória política em Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, onde chegou com a família ainda garoto, vindo de Bituruna, no Paraná/PR. 

Politicamente engajado, Mariani filiou-se ao PMDB em 1995, elegendo-se Prefeito de Rio Negrinho em 1996, sendo reeleito em 2000 com ampla maioria de votos. Em 2002, concorreu a Deputado Estadual e conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em três oportunidades assumiu a Secretaria de Estado de Infraestrutura, de 2005 a 2006; em 2007; e entre 2009 e 2010. Durante esse período, em 2006, concorreu pela primeira vez à Câmara dos Deputados e foi eleito com 171.139 votos, a maior votação na história do PMDB.

Como Secretário estadual, ao lado do então Governador Luiz Henrique da Silveira, realizou importantes obras por todo o Estado. Foi responsável pelo projeto que pavimentou mais de 50 acessos aos nossos municípios, garantindo ligação asfáltica a 100% dos 295 municípios catarinenses, marca única de Santa Catarina em toda América Latina.

Foi reconhecido com o título de Cidadão Catarinense, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em abril de 2009. É presidente do Diretório Estadual do PMDB desde a Convenção de outubro de 2015, quando foi eleito por unanimidade.

Maior votação da história

Em 2010, Mauro Mariani foi reeleito para a Câmara dos Deputados com a maior votação da história de Santa Catarina e do PMDB, ao somar 186.733 votos. Nesse mandato, o parlamentar presidiu a Comissão Especial do Estatuto da Metrópole, sendo membro das Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Viação e Transportes.

Mariani percorreu o Brasil todo para realizar audiências públicas e discutir questões com as regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e metrópoles, além de diretrizes gerais para uma atuação integrada entre os entes federados (União, Estados e Municípios) no planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum, como transporte público, saúde, educação, saneamento e moradia.

Em 2014, Mariani reelegeu-se Deputado Federal com a terceira maior votação de Santa Catarina, com quase 200 mil votos, sendo novamente o mais votado do PMDB.

Em 2015, o Deputado Mauro Mariani assumiu a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, liderando a bancada catarinense na cobrança por investimentos federais em Santa Catarina.

Mariani atuou destacadamente na Câmara dos Deputados e lutou por mais investimentos federais no Estado, em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Como Presidente do PMDB/SC, trabalhou pela modernização da sigla, valorização da militância e, principalmente, pela reconexão dos partidos com a sociedade. 

* Texto enviado pela assessoria do Deputado Mauro Mariani.

Atualizações

Nas eleições de 2018, Mauro Mariani concorreu ao cargo de Governador em Santa Catarina, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), recebeu 836.844 votos no primeiro turno, o terceiro na ordem de votação, entre os 8 candidatos.

Mandatos

Como citar este documento
Referência

MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Mauro Mariani. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/978-Mauro_Mariani>. Acesso em: 16 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

Memória Política de Santa Catarina (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2023)

Memória Política de Santa Catarina